Cidade do Texas aprova leis que analisam sermões de pastores contra gays e enfrenta críticas

RIO - Houston, a quarta maior cidade dos Estados Unidos, vive uma batalha nos tribunais que pode indicar como o país deve se comportar no futuro em relação aos direitos homossexuais e transgêneros. 

O alvo da disputa são leis em vigor desde junho deste ano preveem o exame de sermões de padres e pastores para saber se eles discriminam o público LGBT em todo o Texas. As normas agora estão sendo contestadas na justiça pelos religiosos.

As leis foram parcialmente aprovada em junho por Annise Parker, prefeita de Houston que é lésbica, mas encontrou forte oposição nos círculos religiosos. Líderes de igrejas formaram uma coalizão chamada Alliance Defending Freedom (ADF), que entrou com uma ação contra a cidade e a própria Parker. Um escritório de advocacia que representa quatro pastores argumenta que as medidas são "demasiado ampla, demasiado morosos, ofensivo e vexatório".

A advogada Christina Holcomb chegou a tachar as normas municipais de "uma inquisição projetada para abafar qualquer crítica".

- Comentário político e social não é um crime. Ele é protegida pela Primeira Emenda - disse ela ao jornal inglês The Independent.

Membros da ADF argumentam ainda que a cidade está exigindo que pastores que nem fazem parte do processo entreguem seus sermões e outras comunicações para saber se eles estão fazendo críticas ao poder municipal.

- Vereadores deveriam ser funcionários públicos, e não senhores do 'Big Brother' que não toleraram a dissidência ou desafio. É uma caça às bruxas, e estamos pedindo ao tribunal para colocar um fim a isso – afirmou o advogado Erik Stanley.

A prefeita Annise Parker vive desde os anos 1990 com Kathy Hubbard, parceira com quem tem dois filhos adotivos. Parker assumiu o cargo no Texas em 2009:


- Esta eleição mudou o mundo para gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros comunidade.


Nota Gilberto Theiss: Calma amigos, coisas piores ainda virão. Dia após dia vemos matérias que declaradamente apresentam um crescente antagonismo aos religiosos. No entanto, é importante fazer uma separação aqui neste ponto. Religioso é uma coisa, fundamentalistas, para eles, é outra coisa diferente. Religiosidade virou cultura e até os artistas, pessoas famosas de hoje dizem possuir uma certa religiosidade. Até os gays e transexuais são religiosos. Agora, fundamentalista são aqueles religiosos que levam a Bíblia ao pé da letra e que a consideram inerrante. São estes, segundo o mundo, que a sociedade precisa tomar cuidados especiais. Na medida em que o mundo religioso vai moldando a Bíblia segundo aos costumes do público, os que são fieis ao “ASSIM DIZ O SENHOR”, se tornarão cada vez mais ignorantes, ultrapassados e fundamentalistas. Uma espécie de terroristas modernos que fazem uso de ideologias ultrapassadas que se tornam uma ameaça para a paz e segurança do mundo.