Templo de Herodes Revelado na Restauração da Mesquita de Al-Aqsa

A restauração da Mesquita de Al-Aqsa nos anos 1930 e 1940 incluiu a remoção de dezenas de vigas de madeira que datam de um período anterior à construção da Mesquita. Estas vigas podem ter vindo de construções do Templo de Herodes. Foto: Israel Antiquities Authority Scientific Archives.

O que aconteceu ao Templo de Jerusalém quando os romanos destruíram o Templo de Herodes em 70 d. C.? Não há relato de que qualquer edifício tenha restado sobre o Monte do Templo no tempo em que os muçulmanos erigiram o icônico Domo da rocha e a Mesquita de Al-Aqsa com sua cúpula cinza no fim do século VII e início do século VIII.
As vigas de madeira do Templo de Herodes sobreviveram? […] Peretz Reuven estuda as vigas removidas da Mesquita de Al-Aqsa para revelar a história do Templo de Jerusalém.

Como vigas de madeira do tempo do Templo de Herodes acabaram sendo usadas como vigas de amarra e pranchas de ligação na Mesquita de Al-Aqsa?

A Mesquita de Al-Aqsa tem aguentado avarias de graves terremotos através dos anos devido a sua construção sobre os escombros da expansão do Templo de Herodes no primeiro século d. C. Como resultado, a Mesquita de Al-Aqsa tem sido reconstruída e renovada várias vezes desde sua construção original por Umayyad. Durante os anos 1930 e 1940, a restauração em grande escala da Mesquita de Al-Aqsa envolveu a remoção de dezenas de vigas do teto, arcadas e domo da mesquita. As grandes vigas, algumas das quais medindo mais de 12 metros, foram cobertas por bordas modernas por séculos.  A madeira dentro das vigas tem uma história mais longa para contar.

Cedro do Líbano de alta qualidade e vigas de cipreste do Templo de Herodes teriam sido usadas e reusadas num fenômeno conhecido pelos arqueólogos como “uso secundário”. A publicação de R. W. Hamilton em 1949 sobre a desmontagem da Mesquita de Al-Aqsa já notara que muitas vigas mostravam sinais de uso secundário. Estes sinais incluíam desnivelamentos funcionais ou saliências tendo em mente seus usos originais bem como estilos de talha decorativa de períodos anteriores.

Testes recentes de carbono 14 nas vigas confirmam sua antiguidade. Algumas datam de um período anterior ao do Templo de Herodes: Uma viga data do nono século a. C – o período do Primeiro Templo! A história exata das vigas é difícil de estabelecer. Elas foram provavelmente usadas em duas ou mais construções diferentes e o armazenamento precário tem levado a degradação cada vez mais rápida das vigas.

Apesar das questões de conservação, Peretz Reuven foi capaz de fazer análises detalhadas das vigas.  Por exemplo, as endentações sobre a superfície de uma viga com decorações do período herodiano/romano sugerem que ela repousou sobre capiteis de coluna numa estrutura anterior.  As endentações estão espaçadas em um intervalo similar às colunas da Stoa Real de Herodes [...].

Traduzido e editado por Clacir Virmes Junior.