Muito além do segredo

Ultimamente, o best-seller O Segredo tem sido o assunto de muitos cristãos. O filme-documentário e o livro da escritora americana Rhonda Byrne são alvos de discussões acaloradas. Alguns contra, muitos outros a favor. O tema trata de uma crença que foi descoberta e redescoberta várias vezes na História.
.
A escritora e sua equipe de colaboradores juntaram diversos fragmentos para explicar o poder da lei da atração. Segundo conceitos apresentados na obra, qualquer pessoa do mundo pode obter quase tudo o que desejar se treinar a mente para enviar pensamentos positivos que permitirão a realização dos seus sonhos.Como jornalista e cristã, não pude ficar de fora das rodas de discussões, teorias e opiniões sobre o livro.
.
Como o assunto foi ganhando grandes proporções, tratei de pesquisar um pouco mais sobre a lei da atração para entender o porquê de tanto alvoroço. Descobri também o livro Muito Além do Segredo, do pastor, conferencista e escritor norte-americano Ed Gungor e, a partir daí, tentei analisar as duas obras e resolvi expressar alguns argumentos, com embasamento bíblico para mostrar porque “O Segredo” só se revela com Deus.Nada de novoA primeira coisa que precisa ficar clara é que o tal “Segredo” não é e nunca foi tão segredo assim.
.
A prática da visualização e concentração para atrair coisas boas é bem antiga. Frases como “o mundo devolve aquilo que você joga nele” são batidas. A Bíblia diz: “Tudo o que o homem plantar, isso colherá” (Gálatas 6:7).É preciso destacar que Deus, como Criador do Universo, é o Autor de todas as leis, inclusive a lei da atração. Particularmente, creio que o grande mal-estar gerado pelos conceitos apresentados no livro de Rhonda Byrne é a ênfase dada às coisas materiais e à idéia de que podemos conseguir tudo o que desejarmos sem a mínima ajuda de Deus. A autora nos motiva a levar uma vida visualizando e nos concentrando na realização de todos os nossos sonhos: casas, carros, status, poder, cargos, etc.
.
Não acho que o fato de almejarmos coisas materiais seja um erro, desde que essas coisas não tomem o lugar que pertence a Cristo. A letra de um hino diz: “Sonhamos com casas que tenham conforto, talvez numa encosta com vista pro mar, mas as maravilhas não fazem sentido, se Cristo não está em primeiro lugar...” Isso significa que nada do que este mundo possa oferecer deve ter maior valor do que nossa saúde espiritual.O Segredo estimula o leitor a recortar imagens de revistas de casas, carros, motos, barcos, ou qualquer outro tipo de bem material e colar na geladeira para que esteja visível o tempo todo. A idéia é que você visualize aquilo a ponto de se tornar um objetivo a ser alcançado na sua vida.O problema é que, como lembra Ed Gungor, “nossos próprios desejos podem rapidamente se transformar no centro do universo. E isto é perigoso”.Como cristã, não acredito que nosso propósito neste mundo seja o de conquistar coisas deste mundo. Mesmo com uma folheada casual das Escrituras, é possível perceber que ter tudo que se deseja é, de fato, sinônimo de ter uma vida pequena.
.
O livro de Eclesiastes retrata bem isso.Visão centrada no egoA maior parte do que O Segredo apresenta difere dos conselhos bíblicos. Na obra não é mencionada a idéia de usar a lei da atração de uma maneira altruísta, gerando uma sociedade mais justa, ética e igualitária; ao contrário, a ênfase recai sempre sobre o indivíduo de uma maneira egoísta. O “eu” está sempre em primeiro lugar.
.
No livro existem também promessas consideráveis para quem aprender a usar a lei da atração. Estas são apenas algumas delas:Você descobrirá o segredo para conseguir o que desejar na vida.Você verá sua auto-estima e confiança irem às alturas.Você descobrirá a chave para a paz de espírito, libertando-se do medo e preocupação. Você será feliz e satisfeito.Você descobrirá de onde tirar a energia e ânimo para viver cada dia de sua vida. Você aprenderá a “encomendar sonhos”, decidindo o seu futuro. “Essas fontes da Nova Era prometem ensinar o uso da lei da atração com o objetivo de lhe dar uma perfeita vida de álbum de fotografia. Você aprende a trocar imagens que não lhe interessam mais, descartando o velho e destravando o incrível poder que está em você. Aprende a cultivar pensamentos e sentimentos que ajudem a criar uma visão da vida que você realmente deseja e merece” (Ed Gungor, Muito Além do Segredo, p. 83).
.
Pare um pouco e releia as promessas acima. Notou qual é a palavra usada em todas elas? Isso mesmo: você! A idéia perigosa plantada aqui é que você pode conseguir tudo o que quiser, se apenas aprender a usar a lei de atração a seu favor. Mas se você mesmo pode conseguir tudo o que desejar, eu pergunto então: Qual é o papel de Deus em sua vida?Todas essas promessas e muitas outras podem ser encontradas na Bíblia. Porém, as promessas de Deus para nós não se limitam a nos dar tudo o que queremos nesta vida.
.
Gungor sugere uma maneira melhor de usar o poder da lei da atração. Ao invés de utilizá-la apenas em benefício próprio, como sugere O Segredo, o autor nos dá uma razão simplesmente fantástica pela qual vale realmente a pena utilizar a lei: “Acredito que os cristãos precisam usar a lei da atração para fazer avançar a causa de Deus no mundo” (p. 86).Isso quer dizer que é necessário que os cristãos tenham objetivos que vão além da satisfação pessoal.
.
O povo de Deus precisa aprender a utilizar essa poderosa ferramenta para aspirações maiores. Creio que é possível usar a lei da atração para ajudar a trazer a bondade e a vontade de Deus a um mundo ferido.Imagine se a lei da atração fosse usada toda vez que fôssemos a Deus em oração. Talvez Jesus estivesse se referindo a isso quando disse: “Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.” Isso é um desafio de fé. Acreditar que Deus pode nos dar infinitamente mais do que nós possamos imaginar é visualizar uma vida com as bênçãos do Céu.
.
Imagine se a lei da atração fosse usada para almejar um mundo melhor. Imagine se as pessoas se concentrassem em visualizar a paz mundial, pessoas mais nobres de coração, pessoas sábias e justas, profissionais éticos, políticos honestos, pessoas livres de preconceitos. Que alegria seria para Deus se Seus filhos usassem “O Segredo” a fim de atrair para si os frutos do Espírito Santo: sentimentos de amor, alegria, paz, bondade, paciência, honradez, gentileza, autocontrole. Sendo uma lei criada por Deus, é mais do que claro que Ele aceite que você a use. Acredito que o real segredo que nós cristãos deveríamos descobrir a respeito da lei da atração é o seu motivo.Não há nada de errado em almejar coisas materiais e conquistá-las.
.
O dinheiro é importante. É possível para o cristão usar o poder da lei da atração em benefício próprio. Quando a lei é utilizada para conquistar alguns bens a fim de ajudar não só a família, mas os necessitados, Deus que é o doador de todas as bênçãos, que conhece os reais motivos de cada coração, com certeza irá abençoar aquele que se utilizar dessa lei. Abraão, Salomão e Jó foram homens abençoados na vida financeira. Deus conhecia a intenção de cada coração. “A riqueza não é um problema. Mas as atitudes, crenças e abordagens para a riqueza podem se tornar problemáticas”, lembra o escritor Ed Gungor.
.
O erro está em querer ter um estilo de vida que se presume ser melhor quando é direcionado para “ter” em vez de “ser”. Vivemos numa sociedade hedonista, onde a busca pelo prazer, felicidade e satisfação própria é o maior bem. Esse não é e nunca foi o padrão de Cristo para nós. Ele veio para servir e não para ser servido.Outra falha grave na maneira como a lei da atração é apresentada pela equipe de Byrne é o silêncio quanto à necessidade do trabalho sério, compenetrado e suado. Nas páginas de O Segredo, você encontra a sensação de que tudo que se tem a fazer é pensar, visualizar e sonhar.
.
Onde fica o trabalho nessa história? Sonhar é importante, contudo há mais na lei da atração do que sonhar e visualizar. Você tem que fazer coisas – coisas chatas, duras, necessárias como perseverar na escola, dar um freio no consumismo, deixar de se divertir para economizar. É preciso ter determinação, esforço, coragem. Nada disso vem somente em retribuição de bons pensamentos. Não podemos ficar esperando que o Universo nos traga tudo o que queremos – só porque achamos que merecemos.Pensamentos positivos são sim extremamente poderosos, mas acreditar que as coisas simplesmente vão acontecer e aparecer do nada conduz o ser humano ao chamado Second Life (jogo eletrônico em que você vive uma segunda vida: tipo um universo paralelo). Ou seja, uma realidade virtual que possibilita a qualquer ser humano ter uma segunda vida. Um lugar onde você tem tudo que sempre almejou e é a pessoa que sempre quis ser. Mas, cá entre nós, o único lugar onde o sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.“O Segredo se torna um buraco negro quando é utilizado apenas para conseguir o que se quer.
.
Se você não perceber que a lei da atração envolve muito mais do que conquistar o que você deseja na hora que quiser, você continuará confinado em um mundo de fantasias e manipulação” (Muito Além do Segredo, p. 121).O “Segredo” realQuer as pessoas aceitem ou não, Deus está no comando, é Ele o criador e autor das leis que dirigem o Universo. Ele trabalha na vida de cada pessoa, em cada nação, a cada momento. A maioria das pessoas apenas não entende ou não aceita isso. Então começam a construir altares, idéias ou filosofias para tentar alcançar uma vida mais abundante, com mais esperança. Uma vida que não seja limitada ou opressiva. Mas vida em abundância é o que o Senhor deseja nos dar.
.
Em todo coração humano há um buraco no formato de Deus; só Ele pode preenchê-lo. Tentar colocar outras coisas no lugar vai apenas confirmar ainda mais o sentimento de vazio.O mundo tem sede! O recente alvoroço em torno de O Segredo é mais uma evidência disso. Jesus é a Água Viva. “Quem beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (João 4:13-14. “Beber a água encontrada apenas nesta Terra pode até saciar por alguns momentos, mas continuará a deixar as pessoas com sede outra vez” (Muito Além do Segredo, p. 142).
.
A lei da atração está disponível para quem quiser utilizá-la; foi Deus quem a criou. Como cristãos, devemos ter em mente que o Universo não gira em torno de nós e da realização de nossos desejos. Somos peregrinos neste mundo. Questione sempre o real motivo pelo qual você usará a lei da atração. Quando você depositar todas as suas esperanças e aspirações nas mãos de Deus, Ele lhe dará tudo o que precisar, simplesmente porque você escolheu viver por Ele.Ao ler os dois livros, descobri um segredo fantástico: por trás do "Segredo" está Cristo. Conhecer um pouco mais sobre a lei da atração me ajudou a fortalecer a crença de que minha felicidade e satisfação pessoal não estão em viver uma vida na busca desenfreada de coisas materiais, mas na certeza da presença constante de Jesus Cristo ao meu lado.
.
(Graciela Érika Rodrigues, jornalista e assessora de imprensa em São Paulo)
Extraído também do site de Michelson Borges