Teólogos Adventistas

Imagine você se um católico fosse fazer seu doutorado em Teologia na Andrews University (nosso seminário nº 1 no mundo), e fizesse uma pesquisa tentando provar que o sábado foi abolido pelos cristãos do Novo Testamento...
.
Imagine ainda que esta "teoria" se transformasse em "tese", sendo assim IRREFUTÁVEL, ou seja, nenhum dos nossos doutores Adventistas conseguisse rebater as afirmações sólidas do tal pesquisador católico... E no final, este teólogo católico recebesse seu grau de Doutor em nosso Seminário.
.
Nossa crença tão peculiar e distintiva estaria "por terra", e o mundo todo agora poderia dizer que ficou PROVADO que os Adventistas do 7º Dia estão ERRADOS em sua pretensão de que o sábado ainda é o Dia do Senhor.Você consegue imaginar como algo assim poderia abalar a nossa estrutura teológica e eclesiástica?! Simplesmente a IASD não teria mais razão de existir, pois até mesmo nosso nome denominacional ("do Sétimo Dia") seria uma prova do nosso equívoco doutrinário.Essa é apenas uma suposição. Não ocorreu... e nunca ocorrerá!:::::::::::::::::::::::::::::::::::
.
Agora... o que aconteceria se a situação fosse o contrário?!Um pesquisador ADVENTISTA fosse até a mais proeminente universidade católica (a Pontifícia Universidade Gregoriana, do Vaticano) e defendesse a tese doutoral de que o sábado NUNCA foi alterado pelos apóstolos, e que apenas muitos anos depois da morte de todos eles, já em Roma, é que a mudança ocorreu no dia de guarda - do sábado para o domingo - sem qualquer autorização bíblica.Isso aconteceu de fato!Talvez você ainda não tenha ouvido falar dele, mas foi o Dr. SAMUELE BACCHIOCCHI (para saber um pouco mais sobre ele, clique aqui - o site é em inglês), que levantou esta questão em sua tese de Doutorado em História Eclesiástica, e provou "por A + B" que o sábado foi mudado unicamente por questões não-teológicas nem escriturísticas.
.
Se o Dr. Samuele tivesse produzido esta tese em um Seminário Adventista, o mundo poderia dizer que foi "fácil", pois a Banca Examinadora cria do mesmo jeito que ele. Mas o fato ocorreu em terreno "adverso", onde o Dr. Samuele era uma voz solitária... porém conduzida pelo Mestre dos mestres.E o papa da época teve que abonar o estudo do Dr. Bacchiocchi, comprovando que sua tese era IRREFUTÁVEL, e que os Adventistas do 7º Dia estão corretíssimos em sua interpretação teológica e histórica do Sábado bíblico.
.
É uma pena que isto não produziu os efeitos que deveria ter produzido, pois os católicos (e protestantes) continuaram guardando o domingo, mesmo depois de ficar PROVADO que fazem isto sem a autoridade da Bíblia.Esta busca pelo estudo da verdadeira teologia foi uma das coisas que mais me causou admiração na Igreja Adventista do 7º Dia.
.
Sempre fomos (sim... ainda somos!) considerados o povo que conhece a Bíblia a fundo. E por isso nossos Seminários Teológicos têm formado homens e mulheres com alto grau de conhecimento sobre as verdades reveladas na Palavra de Deus.No Brasil, também temos grandes nomes na área teológica de nossa Igreja, os quais são usados poderosamente pelo Espírito Santo de Deus para solidificar e aperfeiçoar o conhecimento teológico dos nossos irmãos e irmãs (cf. Efés. 4:11-14).
.
Posso citar, a título de exemplo, alguns nomes de destaque na atualidade (como todos são Doutores, vou suprimir a abreviação deste grau na frente de seus nomes): Ozeas Moura (na CPB), Alberto Timm, Amin Rodor, Reinaldo Siqueira, Carlos Ramos, Natanael Moraes, Rodrigo Silva, (todos estes do UNASP); No IAENE temos: Elias Brasil, João Antônio, Joaquim, Luiz Nunes, Milton Torres... e a lista segue.A tese do Dr. Samuele, bem como os estudos de todos estes homens de Deus, que se dedicam ao ensino do povo do Senhor, demonstram que os Adventistas do 7º dia continuam na linha de frente entre aqueles que fazem da Bíblia sua única regra de fé e prática, sem misturar doutrinas com tradições meramente humanas.Louvado seja Deus, pela manifestação do Seu Espírito através da vida de nossos diletos professores de teologia!