É Jesus menor ou maior que o Pai?

É Jesus Menor Que o Pai?

Estudos que comentavam os enganos das Testemunhas de Jeová, são agora usados para
com "leigos adventistas" que dizem estar buscando uma reforma na igreja. Imaginem
onde fomos parar. Veja como neste estudo simples e breve o autor prova que
Jesus é tanto Deus como o Pai.
Um dos argumentos usados pelas Testemunhas de Jeová para afirmar que Jesus não é Deus é dizer que ele é menor. Infelizmente terei que dizer novamente que as Testemunhas de Jeová não conhecem a doutrina da Trindade (Jd 10). Segundo a doutrina da Trindade, Jesus quando veio ao mundo, se "despiu" de seus atributos divinos (mas não de sua divindade, pois continuou sendo Deus) tornando-se semelhante aos homens.

Jesus realmente afirma ser ele menor que o Pai.

"Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu”.João 14:28
"Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai."Mateus 14:28

Mas isto se deve ao fato dele ter se humilhado. Jesus foi menor que o Pai pois assumiu forma humana. Antes do "Verbo se fazer carne", e após a ressureição, Jesus é igual ao Pai. Jesus tomou sobre si a natureza humana. Nós podemos observar nos versículos abaixo que Jesus se humilhou:

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai."João 1:14"mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;"Filipenses 2:7

Mas Jesus foi novamente glorificado após a sua ressureição:

"Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado."João 7:39
"Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse."João 17:5
"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me
dada toda a autoridade no céu e na terra."Mateus 28:18
Outro argumento que a STV usa para dizer que Jesus não é Deus, é dizer que Deus não é homem (Nm 23:19), e Jesus é (I TM 2:5). Esta é mais uma falácia da STV. Jesus é tanto Deus (Jo 20:28), como homem. Isto não é contraditório. Homens são criaturas, mas Jesus, sendo Deus, assumiu a forma das criaturas. Jesus nem sempre teve a natureza humana (Jo 1:14). As falácias da STV parecem ter fundamentos, mas na verdade são apenas falácias. Como se tudo isso ainda não bastasse, a STV inventou outro argumento, a fim de tentar defender que Jesus mesmo ressurreto, ainda é menor que o Pai. O argumento está fundamentado no fato de Jesus, mesmo após a sua ressurreição, ser submisso ao Pai. Há vários argumentos que desmontam esta inconsistente afirmação. Por exemplo, a Bíblia nos diz que os filhos devem ser submissos aos pais. Agora eu pergunto às TJs: isto indica que o filho tenha uma natureza inferior a do pai? É claro que não, pois tanto o filho como o pai tem natureza humana. Da mesma forma, a submissão de Jesus ao Pai não indica inferioridade de natureza, pois tanto Jesus como o Pai tem a mesma natureza, sendo que nenhum é inferior ao outro.

2 comentários:

  1. Excelentíssimo Sr. Gilberto,

    Li com muita atenção a sua explicação sobre a posição "aparentemente" inferior de Jesus em relação ao Pai.

    Não pretendo fazer uma defesa da posição das Testemunhas de Jeová (apesar de também ser), mas desejo colocar aqui algumas reticências nos seus argumentos, com todo o respeito pela sua maneira de pensar.

    Em primeiro lugar, o sr. refere "segundo a doutrina da Trindade, Jesus quando veio ao mundo, se "despiu" de seus atributos divinos (mas não de sua divindade, pois continuou sendo Deus) tornando-se semelhante aos homens".

    Bem este argumento carece de explicação, pois é uma afirmação que pretende explicar-se a si mesma, mas na realidade não o faz.

    Explique-me por favor, como é possível Jesus “despir-se” de seus atributos divinos (que sem dúvida possuía como pessoa espiritual) e continuar a ser Deus na terra. Se ele se desfez destes atributos, não mais podia ser divino. E já agora como prova biblicamente que ele era tanto Deus como homem?

    Você afirma também:
    “Mas isto se deve ao fato dele ter se humilhado. Jesus foi menor que o Pai pois assumiu forma humana. Antes do "Verbo se fazer carne", e após a ressureição, Jesus é igual ao Pai. Jesus tomou sobre si a natureza humana. Nós podemos observar nos versículos abaixo que Jesus se humilhou.”

    Bem a suposta igualdade que você afirma que Jesus tinha com o Pai, antes de vir à terra não é consubstanciada pelas Escrituras. Onde você se baseia para fazer tal afirmação?

    É interessante que Jesus quando diz: "Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.”, ele apresenta como argumento para os seus discípulos se alegrarem “porque o Pai é maior do que eu.” Ele não aplica esta expressão à sua condição enquanto humano, mas à sua condição junto do Pai no Céu.

    Jesus foi glorificado pelo Pai. Isto representa um verdadeiro dilemma teológico para o trinitaristas. Se Jesus é Deus como poderia ser glorificado ou enaltecido pelo Pai? A menos que o Pai, fosse maior do que ele no sentido de ser superior em poder, glória e eternidade, conforme as Escrituras atestam.

    Você afirma também:
    “Da mesma forma, a submissão de Jesus ao Pai não indica inferioridade de natureza, pois tanto Jesus como o Pai tem a mesma natureza, sendo que nenhum é inferior ao outro”.

    Meu caro, se a doutrina da Trindade explica que o Pai e o Filho, partilham a mesma substância divina, são co-eternos, tendo por isso o mesmo poder e capacidade, como biblicamente se explica esta submissão? Então significa que a igualdade não é absoluta. Em certo sentido um é inferior ao outro. E porque é que Jesus é sempre representado (mesmo nos céus) como submisso ao Pai e nunca ao contrario?


    Caso deseje debater mais este assunto, sinta-se à vontade:

    madaleno123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog. Por deixar um comentário contrário ao seu aberto para que todos possam ver as duas opiniões. Uma a favor e outra contra. Parabéns. Gostei.

    ResponderExcluir