Porque o Espírito Santo é tão pouco identificado nas escrituras?

Porque o Espírito Santo é tão pouco identificado nas Escrituras?

O Espírito Santo aparece nas escrituras como tendo uma função especifica. Sua missão não é ser identificado, mas identificar a redenção em Cristo. Muitos questionam usando o argumento de que a pessoa do Espírito Santo, não ficou muito bem claro sua identidade e personalidade nas escrituras. Enganam-se aqueles que pensam que o Espírito Santo deveria aparecer mais ou se apresentado de forma mais clara. Porque? A resposta é simples e se encontra em S.João 16:13.
Disse Jesus “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”
O texto não poderia ser mais claro do que é em verdade, “...Não falará de si mesmo...”.
Em outras palavras Jesus disse que o Espírito Santo se preocuparia em evidenciar o plano da redenção Nele (Jesus). Aqueles que acreditam que o Espírito Santo não poderia ser Deus por não aparecer tanto nas escrituras, o que dizer também do Pai? Neste exemplo, somente Jesus estaria classificado a ser Deus/Divino porque nem mesmo o Pai aparece tanto e com tanta clareza quanto a Cristo.
“Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer”. S. João 1:18.
Para entendermos melhor o texto de S. João 16:13, “...Não falará de si mesmo...”, deixo um exemplo dado certa vez por um Pastor: Imaginem um quadro de Jesus bem grande em uma parede. O quadro, todo magestoso está bem seguro pendurado na parede por um prego pequeno. O prego pequeno que ninguém nota seria o Espírito Santo, mas o quadro magestoso é de Jesus. Com esse exemplo fica bem evidente do porque que o Espírito Santo não aparece de formas claras e distintas como Jesus aparece em toda escritura. Esse é o significado de S.João 16:13. “...Não falará de si mesmo...”.
No velho testamento encontramos muitos outros textos que identificam a Trindade, inclusive a participação ativa do Espírito Santo como por exemplo em Gênesis 1:1-3:
(1) “No princípio criou Deus os céus e a terra.(2) A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.(3) Disse Deus: haja luz. E houve luz”. Este texto aponto para 3 pessoas manifestando-se na terra que era sem forma e vazia e possivelmente atuando em conjunto na arquitetagem da mesma. “No principio criou Deus...” (Pai), “...Espírito de Deus pairava...” (Espírito Santo), “...Haja luz...” (o Filho). Alguns não acreditam que Jesus esteja sendo prefigurado nesta palavra luz, mas para os que não aceitam como explicar o fato de já no primeiro dia da semana haver luz uma vez que o sol apenas fora criado no 4º dia da criação? Gênesis 1:14,15.
A luz do sol é um símbolo de Cristo Malaquias 4:2, pois Ele mesmo disse ser a luz do mundo e dos homens, S. João 1:4,5,9; 3:19; 5:35; 8:12; 12:35,36,46.
O Espírito Santo participou ativamente na criação do mundo, Ele não esteve apenas presente e contemplando a criação, mas participou ativamente nesta obra:

O Espírito Santo é nosso Criador.
Jó 33:4 – “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”
1.1 – “O Espírito de Deus me fez...”
“Espírito”; Heb: NESHAMAH → O sopro do Onipotente.

Sal 104:30 – “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.”
2.1 – “Envias o Teu Espírito e eles são criados.”- É Criador da vida e Renovador do nosso ser.

Eze 37:9 – “Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.”
3. Eze 37: 14 – “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR.”

O profeta Isaias fez uma distinção clara e cristalina dessa Triunidade:

Isaias 48:16,13 – “Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espírito.”
Dizer que a bíblia se oculta em falar de um Deus Triúno é dizer que um pé de laranja não dá laranja. Se seguirmos a regra de Paulo em I Cor. 4:6 “...Não ir além do que está escrito...” jamais erraremos por acreditar que Deus existe em 3 pessoas. Alguns ainda dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa porque foi derramado sobre toda carne, argumentando que uma pessoa não pode ser derramado, então o que dizer de Jesus que também disse ter derramado sua alma?

Isaias 53:12: “Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.” Não seria Ele uma pessoa já que também havia derramado sua alma até a morte? Quem estuda a Escritura sem preconceitos com o desejo profundo de entendê-la na sabedoria de Deus e não nossa sabe muito bem que todas escritura está cheia de símbolos, figurações em linguagem bem humanas para que o mais simples a compreenda. Veja a declaração da serva do Senhor:
“Por meio da natureza, de figuras e símbolos, de patriarcas e profetas, Deus falara ao mundo. As lições deviam ser dadas à humanidade na linguagem da própria humanidade. O Mensageiro do concerto devia falar. Sua voz devia ser ouvida em Seu próprio templo. Cristo tinha de vir para proferir palavras que fossem clara e positivamente compreendidas.” DTJ, 34.

Defendo esta verdade porque a bíblia a defende. Rejeitar esta mensagem é rejeitar a palavra de Deus. Existe a necessidade de haver um divorcio de nossa própria sabedora e permitir que a bíblia fale por si só. Está escrito! Essa sim é que deve ser nossa busca, no que está escrito. Existem coisas que carecem de contextos para serem interpretadas e compreendidas, mas a doutrina da Trindade está mais do que clara e não precisa de contexto para compreendê-la. Que Deus abençoe a todos nós nesta compreensão. Amém.