O Codex Aleppo é o mais antigo e completo manuscrito da Bíblia
Hebraica de acordo com o Tiberiano Massorá, produzido e editado pelo respeitado
massoreta Aaron ben Moses ben Asher. Datado de 930 d.C., cerca um terço dele,
inclui quase toda a Torá. Considera-se o manuscrito original de maior
autoridade massoreta, que segundo a tradição familiar, estas Escrituras
Hebraicas foram preservadas de geração em geração. Assim o Códice de Alepo é
visto como fonte original e a maior autoridade para o texto bíblico e os
rituais judaicos. Este provou ter sido o texto mais fiel aos princípios dos
Massoretas.
O Códice de Alepo tem uma longa história de consultas pelas
autoridades rabínicas. Os estudos modernos mostraram-no como a mais exata
representação dos princípios massoréticos que podem ser encontrados em todo o
manuscrito, contendo pouquíssimos erros entre os milhões dos detalhes
ortográficos que compõem o texto massorético.
Autoridade
As consoantes usadas no Códice foram copiadas pelo escritor Shlomo
ben Buya'a na região de Israel, 920. O texto foi, vocalizado com pontos
consonantais no estilo massorético por Aaron ben Moses ben Asher. Ben Moses foi
o último e maior membro proeminente da dinastia do Ben-Asher, que deu forma à
versão mais exata da Massorá e, conseqüentemente, da Bíblia Hebraica.
O Códice de Leningrado, que data aproximadamente ao mesmo tempo em
que o Códice de Alepo, foi reivindicado ser uma obra de escritura Ben-Asher. O
Códice de Alepo foi o manuscrito usado pelo rabino e acadêmico, Maimónides
(1135-1204) quando estabeleceu os parâmetros exatos para a escrita dos rolos da
Torá, de Hilkhot Sefer Torah ("as leis dos rolos da Torá".) em sua
Mishneh Torah.
Tradição textual
O começo (em quase toda a Torah) e a extremidade do manuscrito
faltam, algumas páginas. Visto que o Códice de Alepo estava incompleto (até
1947), seguia-se a tradição textual tiberiana na ordem de seus livros, similar
ao Códice de Leningrado, e que combina com a tradição mais antiga dos
manuscritos bíblicos.
Tora e Nevi'im aparecem na mesma ordem encontrada na maioria das
bíblias impressas, mas difere na ordem para os livros segundo o Ketuvim. No
Códice de Aleppo, a ordem de Ketuvim está: Crônicas, Salmos, Jó, Provérbios,
Rute, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel,
Esdras-Neemias. O texto atual falta quase o inteiro Tora (Gênesis e a maior
parte de Deuteronômio). Começa com a última palavra de Deuteronômio 28:17
("e tua amassadeira"). Após este, nos livros de Nevi'im publicam-se
em sua ordem tradicional (Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias,
Ezequiel, e os doze profetas menores). Faltam Eclesiastes, Lamentações, Ester,
Daniel, e Esdras-Neemias.
(Bibliateca)
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