"Se Jesus não ressuscitou, então o que aconteceu?"

1. Se Jesus não ressuscitou, algo diferente aconteceu. Portanto, alguma história pode ser contada e que explica de uma forma natural os fatos conhecidos.

2. As explicações naturalistas mais populares são a teoria do desmaio, a teoria da alucinação, a teoria do roubo, e a teoria do túmulo errado.

3. A teoria do desmaio não é plausível. Jesus suportou seis julgamentos, foi açoitado, recebeu uma coroa de espinhos, foi crucificado e sepultado. Em seguida, Ele suportou três dias no túmulo sem cuidados médicos, empurrou uma enorme pedra da frente do túmulo, deu uma voadora na guarda romana inteira, caminhou com os pés perfurados para saudar seus discípulos. Isso seria um milagre maior que a própria ressurreição.

4. A teoria da alucinação também não é plausível. Alucinações em grupo usualmente não acontecem. Se três pessoas alucinam, elas experimentam coisas diferentes. Além disso, alucinações não transformam vidas. Isto é, uma alucinação não iria transformar Pedro de um covarde em um corajoso.

5. A teoria do corpo roubado também não é plausível. Se os discípulos roubaram o corpo para promover a causa de Cristo, teriam de enfrentar as pessoas que estavam atrás do Cristo crucificado. Não estava nos planos dos discípulos uma carreira de sucesso na televisão, mas a mesma cruz na qual Jesus morreu. Finalmente, nem os romanos nem os líderes judeus tinham razões para roubarem o corpo de Jesus.

6. A teoria túmulo errado também não é plausível. Será que qualquer pessoa razoável se esqueceria da localização da sepultura de um ente querido em apenas 72 horas?

7. Portanto, não há teorias naturalistas plausíveis sobre o que aconteceu com Jesus.

8. Portanto, a única alternativa é que Ele foi ressuscitado.


Assista também: