‪#‎rpsp‬ Daniel 1 - A cultura e o povo de Deus


Há muito o que comentar do capítulo de hoje, no entanto, escolhi discorrer sobre uma das ameaças mais comuns que o profeta Daniel e seus amigos enfrentaram naquele tempo registrado no capítulo 1. O rei da Babilônia fez o que pode para que a cultura do seu país sobrepujasse a cultura dos jovens hebreus. Eles tiveram os nomes trocados por nomes pagãos, foram inseridos nos contextos religiosos da nação, levados a praticar os costumes pagãos e nem mesmo os hábitos alimentares foram poupados. Mas, o que é mais notável de ser destacado é que Daniel e seus amigos, mesmo sendo tão jovens, eu diria, adolescentes, decidiram "FIRMEMENTE não se contaminar" (v. 8). 

Parece que Satanás não mudou sua estratégia, pois em nossos dias enfrentamos desafios semelhantes. Quantos são os jovens cristãos de hoje que, enfeitiçados pelos costumes, pecados e habilidades acadêmicas deste mundo se deixam levar? Quantos sãos os que abandonam a Cristo pela pressão da cultura ou pelo sincretismo religioso atual? Quantos sãos os que se permitem serem moldados pelos hábitos da babilônia espiritual de hoje? A mensagem do capítulo 1 de Daniel nos leva a refletir sobre a firmeza do profeta e de seus amigos. Se eles venceram nós podemos vencer. Se eles foram agraciados e protegidos por Deus por causa de sua "firmeza espiritual", então nós também podemos ser. 

Não importa quais sejam as consequências, pois estes jovens sabiam que o prejuízo no mundo por servir a Deus poderia ser dos piores, com risco de perda da própria vida, mas mesmo assim eles perseveraram porque o amor deles por Deus era maior que a própria vida. Assim devem ser os cristãos atuais, firmes como uma roxa e inflexível quando valores espirituais são ameaçados. Que tal nesta manhã fazer da história desses adolescentes a nossa história? Que tal dobrarmos os joelhos e dizer a Deus: Senhor ajuda-me a ser firme hoje como estes hebreus foram no passado. Pense nisso... 


Leia mais (aqui)