COMENTÁRIO DA LIÇÃO 9 – AS PRIMEIRAS COISAS PRIMEIRO! (Ageu)


COMENTÁRIO DA LIÇÃO 9  – AS PRIMEIRAS COISAS PRIMEIRO! (Ageu)

SÁBADO – INTRODUÇÃO (Ageu 2:8)

“Minha é  a prata, Meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:8).

O exílio havia acabado, e Deus os havia trazido de volta de Babilônia. No entanto, o comportamento do povo de Judá revelou-lhes que, algumas lições ainda não foram aprendidas. Estavam tão preocupados com as posses e seguranças pessoais, que se esqueceram do mais importante - o templo sagrado. Em outras palavras, a casa de Deus não foi uma prioridade destacável e se ocuparam primeiro no que deveria ser a segunda opção – suas próprias necessidades e suas moradias. As advertências no livro de Ageu estão repletas de lições para o Israel de hoje. “buscai primeiro o reino de Deus”, em qualquer tempo, para qualquer povo, não é uma opção, é um dever cristão. No entanto, muitas das vezes colhemos consequências amargas por não fazer de nosso Criador, o primeiro em nossa vida, escolhas e sonhos. Quando dizemos sim para Deus, Ele se compromete com o nosso sim, mas, o mesmo não ocorre quando Ele se torna menos importante que outras coisas.

DOMINGO – PLANTANDO MUITO, COLHENDO POUCO (Ageu 1:1-11)

O pano de fundo nas declarações de Ageu pode ser notado em Esdras 1-4. Os exilados que retornaram tinham começado a reconstrução do templo somente por volta de 536 a.C. (Ed 3:8), mas tiveram de interromper o trabalho por causa da oposição local (Ed 4:1-5, 24), além de ter sido negligenciado e abandonado diversas vezes. Havia outros interesses entre o povo que tornavam o templo uma opção não muito importante. No segundo ano do reinado de Dario (520 a.C.), sob a pressão da mensagem de Ageu, eles recomeçaram o trabalho da reconstrução do templo (1:14, 15), terminando definitivamente por volta de 516 (6:15). Como visto, a iniciativa para a reconstrução do templo se tornou incisiva somente quando Ageu proferiu suas mensagens de apelo e de advertência. Até então, a busca pelos interesses pessoais era o único bem mais valoroso. No entanto, inserir o reino de Deus em segundo lugar, trouxe grandes prejuízos ao povo, pois, o fruto de seus trabalhos não receberam as bênçãos e proteção do Senhor. Trabalhavam muito pra ganhar muito pouco. O interessante é que, o muito sem Deus se transforma em pouco, mas, o pouco com Deus, se transforma em muito. A lei da fidelidade nos ensina esta clara lição de que, se Deus estiver em primeiro lugar em tudo, Suas bênçãos transformarão nossos pequenos recursos em grandes dádivas.

SEGUNDA – A GRANDE PROMESSA DE DEUS (Ageu 1:12-14)

Quando o profeta se apresentou ao povo com a mensagem de Deus, de imediato atenderam e obedeceram. Este comportamento do povo demonstrou sua sensibilidade para ouvir o chamado de Deus. Atendendo ao chamado, as bênçãos do Criador poderia agora ser compartilhadas, pois, “as mensagens de Ageu levaram o povo a sentir que o Senhor era zeloso para com ele. Ninguém ousou desconsiderar a repetida instrução de que sua prosperidade, temporal e espiritual, dependia da fiel obediência aos mandamentos do Deus do Céu. Tão logo eles decidiram ‘obedeceram à voz do Senhor, o Seu Deus, por causa das palavras do profeta Ageu, a quem o Senhor, o Seu Deus, enviara’, as mensagens de repreensão enviadas foram seguidas por palavras de encorajamento: ‘Então Ageu, o mensageiro do Senhor, trouxe esta mensagem do Senhor para o povo: Eu estou com vocês, declara o Senhor”. (Review and Herald, 12 de dezembro de 1907). Quão confortantes são estas palavras “Eu estou com vocês.”, pois demonstram claramente a profunda intenção do Onipotente em nos perdoar e endireitar nossos caminhos. Deus não tem interesse em reter suas bênçãos compelindo-nos ao sofrimento e dificuldades. Na verdade, Ele está ansioso em nos encher de dádivas. Mas, o grande problema é o nosso obstinado coração que se coloca em condição desfavorável. A busca frenética por segurança nesta vida, seja no trabalho, no dinheiro, na aquisição de bens, tem sido nossa grande ruína por não fazer de Deus nossa primeira opção e segurança. As grandes promessas de Deus são condicionais e dependem exclusivamente de nossa fidelidade para com Ele.

TERÇA – NÃO TEMA – (Ageu 2:4-5).

Bem ponderou Ellen White que “a fraqueza dos homens encontrará força sobrenatural e ajuda em cada conflito severo para realizar as obras da Onipotência. A perseverança na fé e a perfeita confiança em Deus asseguram o êxito. Mesmo que a antiga confederação do mal esteja em ordem de batalha contra eles, o Senhor ordena que sejam corajosos e fortes, e lutem corajosamente, pois têm um Céu a ganhar e mais de um anjo em suas fileiras; o poderoso General dos exércitos é quem conduz as hostes do Céu. Na conquista de Jericó, nenhum dos exércitos de Israel pôde vangloriar-se de haver empregado sua limitada força para derribar as muralhas da cidade. O Capitão das hostes do Senhor fez os planos dessa batalha com a maior simplicidade, de modo que somente Deus recebesse a glória e o homem não se exaltasse. Deus promete todo o poder”. (Comentário Bíblico Adventista del Séptimo Dia, v.2, p. 989, 990). O profeta Ageu dirigiu suas palavras ao povo e aos líderes com a mensagem, “Sê forte”, “não temas”, “eu sou convosco”, com a intenção de fortalecê-los. O Céu desejava que o povo não temesse os obstáculos que lhes surgiriam, pois, o Deus Onipotente estaria com eles. Embora a mensagem seja enfática e decisiva, a falha sempre caminha do lado humano. Somos nós que, muitas das vezes, esquecemos que Deus é fiel em cumprir Suas promessas. “Não tema” e “estarei convosco” são plenamente condicionais e depende completamente da maneira como encararemos nossa fé Naquele que jamais se esquece do que saiu de Seus lábios.

QUARTA – O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES (Ageu 2:6-9)

Embora tenhamos grande admiração pelas glórias desta terra como uma bela casa na praia, um prédio luxuoso, um jardim repleto de rosas coloridas, de montanhas cortadas por lindas cachoeiras e igrejas suntuosas, estas coisas, embora encante os olhos, jamais serão capazes de encantar o espírito. O povo de Judá desejava construir um templo que fosse encantador por fora, mas, a promessa de Deus era, além de abençoá-los para que este propósito fosse cumprido, o Senhor desejava mostrar-lhes uma outra glória maior que qualquer glória exterior. A vinda de Jesus Cristo, o Filho de Deus é que faria deste templo a suprema glória. Certa feita li uma frase muito interessante que diz assim: “Uma prisão com Cristo pode transformar-se em um paraíso, mas, um paraíso sem Cristo pode transformar-se em uma prisão. Esta é a razão de muitas pessoas serem infelizes nesta vida, pois, buscam enlouquecidamente a felicidade onde Deus não está. Nossa felicidade deve ser encontrada somente em Jesus, porque Ele é a essência da vida em abundância. Aqueles que não entenderem esta verdade, jamais conseguirão alcançar a realização e satisfação. Ele, e somente Ele (Jesus Cristo), precisa ser a razão de nosso viver.

QUINTA E SEXTA – ANEL DE SELAR (Ageu 2:23)

A história do passado mostra como Deus é capaz de abalar a estrutura dos inimigos de Israel quando eles se voltam contra Seu povo. Nas profecias de Ageu mais uma vez Deus diz que abalaria o céu e a terra ao afirmar que Ele manteria seu líder em segurança. Zorobabel e Josué são lembrados por sua obediência perspicaz ao Senhor. Josué foi recompensado com a coroa em Zacarias 6:11. Deus fala da aprovação de Zorobabel ao chama-lo de anel de selar. Jeoaquim havia sido rejeitado enquanto seu descendente, Zorobabel, é confirmado. Um anel como o citado em Ageu era um artigo muito caro e podia ser usado no dedo ou ao redor do pescoço, não podia ser vendido ou negociado e devia sempre estar com seu proprietário. Este profundo valor mostra a maneira como Deus encarava Zorobabel. Tal enunciação pode indicar que este tipo de anel, por seu extremo valor de autoridade e validade real ao legitimar documentos e leis, exprimia a  confiança que Deus depositara sobre ele. O mais importante nestas palavras é o valor espiritual que Zorobabel e Josué possuíam para apontar a vinda do Messias, o líder escolhido por Deus para receber toda a autoridade sobre os remidos. Esta joia preciosa com representação sublime define como os santos e obedientes a Deus são para Ele. “Os Cristãos são as joias de Crsito e devem bilhar para Ele, espalhando luz de Sua amabilidade.” (RH, 19-11-1907).

Gilberto G. Theiss é formado em teologia pelo Seminário Adventista do IAENE, Especialização em filosofia pela UCM, Extensão em arqueologia pela UEPB, e, leitura e interpretação pela UNISEB. No momento coordena o centro de capacitação teológica Alto Clamor, e exerce a função integral de pastor distrital na cidade de Itapajé-Ce.