Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 05

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 05 – 4º Trimestre 2012
(27 de outubro a 3 de novembro)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO,27 DE OUTUBRO
Crescendo em Cristo

            “Tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz” (Cl 2:15).

Pensamento Chave: Um dos objetivos de Satanás é fazer com que as pessoas não acreditem que ele existe. Assim será mais fácil manter as pessoas no erro. (Roger Morneau - Ex satanista)

            Certa feita, em uma corrida de vários quilômetros, um homem, quando próximo da linha de chegada, sentiu-se exausto e sem condições de terminar a prova. Parou naquele mesmo instante por não sentir mais forças nas pernas e nem fôlego suficiente para dar os últimos passos. No entanto, o inesperado aconteceu, alguém, sem sabe de onde ou porque, entrou na pista, abraçou o corredor e o arrastou até a linha de chegada. Esta história real ilustra muito bem o que significa crescer em Cristo, pois, todos nós, pelo poder do Espírito Santo, estamos sendo amparados por Cristo para termos condições de concluir a prova. São muitas as teorias de crescimento espiritual que separam o homem de Jesus. Alguns afirmam que estamos em evolução constante através de leis naturais, outros afirmam que há um deus dentro de nós e a cada encarnação passamos por um estágio de aperfeiçoamento, outros fazem de nossas próprias obras o amuleto necessário para alcançar a santidade. Embora estas teorias aparentam ser boas em si, a Palavra de Deus nos ensina claramente que, nossa vitória e crescimento espiritual deve estar ancorado somente em Jesus Cristo. Devemos despojar de nossas posses internas e permitir que o triunfo da cruz seja o nosso triunfo.

DOMINGO, 28 DE OUTUBRO
A redenção
(Is 35:10; Mc 10:45; Gl 4:4-5; Tt 2:14; Hb 9:12; 1Pe 1:18-19)

            Algumas teorias filosóficas que permearam alguns conceitos teológicos afirmam que o problema do pecado é puramente externo. Por esta razão, são incisivos em afirmar que, como o pecado é externo, isto significa que uma criança recém nascida somente se torna pecador quando aprendem e praticam o mal pela influência do meio externo. Se esta teoria estivesse correta, podemos entender que a salvação também deveria ser encontrado através do meio externo, talvez na própria sociedade, nos sistemas, ou até mesmo nas próprias boas obras. Entretanto, a teologia correta ensina que o pecado está além da vida externa, é algo presente internamente (Sl 51:5; Mt 5:28). As fibras de nossa existência, sejam psicológicas ou não, foram todas enfraquecidas pelo poder do pecado. Por este motivo, precisamos de um poder que está além de nós e além do meio externo - Jesus Cristo. Sem Cristo e a atuação do Espírito Santo, todos nós nos encontraremos em condições deplorável diante de Deus. Não há possibilidade de sermos remediados por outro medicamente, a não ser o de Jesus Cristo. Ele é nossa essência de vivência e sobrevivência. Ele somente é capaz de sarar nossas feridas. Ele somente pode nos conceder vida nova e renovação constante. Somente mediante Jesus é que nossas esperanças poderão se tornar em plena realidade. Unicamente através de Cristo é que a redenção se materializará efetivamente. A salvação e o aperfeiçoamento fora de Jesus, será a perdição de muitos que tentam ignorar esta sublime verdade.

SEGUNDA, 29 DE OUTUBRO
Escravos libertados
 (Rm 6:12-23)

                        Conheci um jovem que, pelos problemas comuns da vida, acabou abandonando a Deus e a igreja. Visitando-o tentei confirmar sua fé através de algumas mensagens especiais e impactantes. No entanto, ele me surpreendeu com a forte declaração: “Valeu sua tentativa, mas, não acredito mais em Deus”        . O interessante nesta declaração é que, anos mais tarde ele retornou à igreja permanecendo fiel e firme em Cristo. Esta afirmação tão incrédula, na verdade demonstrava o poder do pecado que o escravizava. Não era a convicção de não crer em Deus que o havia afastado, mas a realidade do tamanho das algemas que o aprisionava no erro. Tanto é verdade que, quando o pecado deixou de o aprisionar, rapidamente retornou aos braços de Deus. O pecado quando nos aprisiona pra valer, tenta nos convencer a desistir de Deus e de tudo. Assim, somos disciplinados por tal escravidão a, incisivamente, lutar contra a voz do Espírito Santo de tal maneira que, nos iludimos com as piores mentiras. Outra vez, também conheci um outro jovem que, depois de ouvir tantas mensagens de salvação, ousou em me perguntar: “Jesus nos salva do que?”. Minha resposta, naquele momento foi: “Olhe ao seu redor, o que você vê? Eu vejo a natureza morrendo, os animais sofrendo e morrendo, o ser humano sofrendo e morrendo. Agora eu  é que te pergunto: Salvar do que?” O pecado é tão violento e devastador que tem o poder de nos devolver ao pó da terra. Tem o poder de aniquilar nossos maiores sonhos e acabar com nossas esperanças. Tem o poder de fazer-nos desistir de viver e desejar recusar o que realmente é bom. O pecado é como um câncer ou uma ferrugem, que consome nossa existência até fazê-la ser novamente um simples nada. Mas, Deus, através de Jesus Cristo, pode libertar-nos deste poder aniquilador e devolver-nos o desejo de viver e viver em abundância. Podemos voltar a sonhar, crescer e ampliar nossas fronteiras se permitirmos que Jesus faça a diferença em nossa existência.

TERÇA, 30 OUTUBRO
Principados e potestades: parte 1
(1Jo 3:8; 5:19; Jo 12:31; 16:11; Ef 6:12; Cl 1:16; 2:15; Rm 8:38-39)

             Roger Morneau e um ex satanista que viveu acorrentado nas mãos de Satanás. Sua conversão foi dramática e repleto de batalhas sobrenaturais. Quando descobriu a verdade e a abraçou, Satanás, com toda a sua força, tentou destruir sua vida. No entanto, pelo poder de Jesus, ele se tornou vitorioso. Sua vida foi escudada pela presença do Espirito Santo. Morneau, entre tantos ensinamentos, revelou que, uma das ciladas de Satanás seria levar o mundo à incredulidade de sua existência. Fazer com o mundo desacreditasse na existência pessoal dele e do mal, tornaria a humanidade mais fragilizada diante de seu poder. Morneau foi um claro exemplo de um ser humano que batalhou arduamente contra as forças do mal, mas, embora possamos ter uma ideia deste conflito através de exemplos como o deste homem, a Bíblia está repleta de instruções sobre a existência do diabo e seu exército. No entanto, nem sempre a Bíblia recebe crédito por suas declarações tão fortes. Há muitas pessoas que colocam dúvidas quanto ao sobrenatural descrito pela Palavra de Deus. Porém, todas as pessoas que já desceram bem fundo no pecado e mais tarde conseguiram se libertar, entendem muito bem o significado do conflito real entre o bem e o mal. Pergunte a uma pessoa que um dia frequentou um centro espírita, pergunte a uma pessoa que já esteve envolvido com rituais como os do candomblé, xamã, vudu. Enfim, pergunte às pessoas como Roger Morneau que esteve envolvido com o satanismo. Estas pessoas são testemunhos vivos da existência real de um ser que governa o mal nesta terra. Àqueles que tiveram tais experiências evidenciam cada linha de declaração bíblica sobre a existência do mal neste planeta.

QUARTA, 31 DE OUTUBRO
Principados e potestades: parte 2
(Cl 2:8, 14, 20; Gl 4:1-11)

         Além das potestades invisíveis do mal, temos que levar em consideração as potestades visíveis do mal que estão ao nosso redor. O mundo é regido pelos poderes invisíveis, mas, os seres humanos têm sido instrumentos destes seres aqui na Terra. Todos nós somos regidos pelos poderes humanos, sejam eles governantes, empresários, donos da mídia, homens e mulheres que tem o poder sobre as massas, enfim, sempre há alguém por trás governando alguma coisa neste mundo em que estamos submetidos. Com isto, percebemos que não faltam instrumentos e organizações para nos controlar. A imoralidade, injustiça, promiscuidade, incredulidade, a violência e especialmente a ridicularização à existência e soberania de Deus tem sido propagada por estes poderes por todos os lados do globo. Estes homens e mulheres, sob o cuidado de Satanás, estão massificando a transgressão da lei de Deus transformando o bem em mal e o mal em bem. Todos os que pretenderem seguir os valores celestiais, encontrarão profunda resistência e, futuramente serão alvos de escárnio e perseguição. Seguir valores bíblicos tem sido, gradativamente, um escândalo para os que são controlados pelo sistema mundano e sem Deus. Até as igreja cristãs foram contaminadas por este sistema passando a possuir o espírito dos mundanos. Olhando para muitos cristãos do tempo do fim, Jesus não foi muito otimista em suas declarações. Lucas 18:7 e 8 coloca em cheque a fé dos que estariam preparados para Sua vinda em Glória e Magestade. Serão muito poucos os que ainda manterão as chamas da fé acesas. Serão poucos os que não se comprarão e não se venderão diante do arsenal de prazeres e luxo impostos pelas potestades terrestres governadas pelos anjos caídos. Os EUA que já se jactou-se por ser uma nação protestante, hoje, vive num estado de plena secularização como ocorrido na Europa. Muitos cristãos já não possuem mais tanta certeza da existência de Deus ou do papel espiritual da religião para a vida. Dias piores ainda virão, pois o homem irá de mau a pior, enganando e sendo enganado (II Tm 3:13)

QUINTA E SEXTA 1 e 2 DE NOVEMBRO
Um assassino revelado
(Cl 2:15; Jo 8:44)

            Não é muito animador olhar para a situação do mundo atual, pois, diante dos nossos olhos, a impressão que temos é que o mal está prosperando e se tornando vitorioso. Satanás se apresenta como vitorioso, pois, o mundo todo se encontra plenamente sob o seu domínio. Embora isto pareça ser uma realidade inegável, a vantagem é que sabemos qual será o final deste conflito. Satanás pode, neste momento, estar dando gargalhadas por trazer dor, sofrimento e injustiça, mas, o que talvez ele não esteja muito ciente é que, no final, ele será destruído enquanto que todos os que sofreram por suas injustiças serão ressuscitados e glorificados pelo poder de Deus. Ele pode dar gargalhos de alegria agora ao ver seus planos prosperarem, mas, está reservado o dia em que seus gargalhos não serão mais de alegria, mas choro e pranto. Pode parecer estranho a maneira como algumas coisas acontecem agora. Pode parecer estranho Deus não fazer nada diante da morte de quase duas mil pessoas nas torres gêmeas nos EUA. Pode parecer estranho Deus não fazer absolutamente nada para salvar àquela criança recém nascida que fora lançada pelos seus pais pela janela do carro. Mas, embora pareça estranho, se olharmos para a última página da história do grande conflito, descobriremos que: “O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor.” (O Grande Conflito, p. 678). Deus, no tempo certo, fará justiça por todos, especialmente pelos inocentes.





[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br