Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 06

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 06 – 3º Trimestre 2012
(4 a 11 de agosto)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO, 4 DE AGOSTO
Amigos para sempre

            “Que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os Seus santos” (1 Ts 3:13).

Pensamento Chave: "Amigos há muito separados pela morte, reúnem-se, para nunca mais se separarem" (Grande Conflito, p. 645).


            Quando amamos as pessoas, notoriamente, desejamos que elas sejam bem sucedidas nas melhores coisas da vida. Claro que, não há nada melhor que estar preparado para o céu e ser encontrado em condições favoráveis para sermos glorificados naquele grande dia. Paulo, como amava os membros da igreja de Tessalônica, desejava ardentemente por suas vitórias em Cristo e preparação para fazerem parte de Seu grande reino. Suas cartas, especialmente as partes que ressaltavam sua fraternidade para com eles, demonstram claramente o interesse dele por estas pessoas. Muito em breve Jesus retornará nas nuvens do céu com poder e grande glória, e, qualquer cristão sensato desejaria, ardentemente, no fundo do coração, que seus amigos e parentes venham estar dentre os preparados. O desejo de Paulo para seus nobres amigos daquela igreja, deve refletir também o nossos maiores anseios por nossos grande amigos de hoje. O mesmo sentimento deve fazer parte de nossa vida. Para isto, assim como o apóstolo, precisamos ser tutores de nossos irmãos com o objetivo de ajuda-los nesta jornada rumo ao céu. Ao invés de sermos pedras de tropeços, precisamos ser para eles exemplo a ser seguido e ombro amigo bem presente no momento da tribulação.
DOMINGO, 5 de AGOSTO
O exemplo da Judeia
(1 Ts 2:14-16)

            Paulo e alguns outros discípulos, quando pregaram o evangelho em Tessalônica e na Judeia foram atordoados por Judeus e gentios que procuravam impedir o progresso de suas mensagens centradas em Cristo. Não é incomum este tipo de perseguição. Mesmo nos dias de hoje, há diversos relatos de pessoas que, de alguma forma, foram amedrontadas e perseguidas por levar o evangelho, seja através da página impressa ou por outros meios verbais. A verdade é que, o sentimento mais íntimo que pode existir em uma sociedade é de fato a religião. A maneira mais fácil de controlar um grupo de pessoas ou uma sociedade inteira é através do uso do sentimento religioso. Por este motivo, quando alguns líderes religiosos se sentem ameaçados por um outro tipo de evangelho, para não  perder o poder e o controle de seu grupo ou sociedade, procuram impedir o avanço de outra religião. No entanto, mesmo que isto aconteça de maneira incisiva, não podemos permitir desenvolver em nós rancor ou ódio por estas pessoas. Os judeus perseguiram Paulo e seus irmãos, mas, em momento algum desenvolveram antipatia para com estas pessoas perseguidoras. Estevão, mesmo apedrejado, à exemplo de Jesus, pediu que não fosse-lhes imputado este pecado. Devemos deixar a ira nas mãos de Deus e fazer o nosso melhor para que, mesmo os perseguidores, entendam qual é a verdade. Paulo quando não convertido, era um fortíssimo perseguidor dos cristãos. Talvez esta experiência amarga tenha lhe dado grande maturidade espiritual para entender este fato. Sua observação aqui registrada não significa que ele tenha raiva ou aversão a estas pessoas. Apenas estava motivando os irmãos de Tessalônica a permanecerem firmes como os da Judeia que, mesmo em fase difícil, permaneceram em pé com fé inabalável. Alguns cristãos de hoje precisam aprender esta preciosa lição, pois, infelizmente, existem aqueles que, por qualquer besteirinha estão saindo da igreja ou deixando de frequentar as reuniões. Nossa fé precisa estar ancorada no poder de Deus e não nos homens. Precisamos adquirir maturidade espiritual para entender que, aceitar a Cristo é aceitar padecer por perseguições. Satanás está à espreita de todos nós e incansavelmente tentará arrumar-nos motivos para desistir. Bom, mas, se você acha que a vida com Deus está difícil, experimente viver sem Ele! Com Deus, podemos até ser provados e perseguidos, mas, como no exemplo de Josafa, quando permanecemos do lado de Deus, a peleja não será mais nossa, mas de Deus (2 Cr 20:15). Neste caso, a vitória será mais que certa.
           
SEGUNDA, 6 DE AGOSTO
A esperança e a alegria de Paulo
 (1 Ts 2:17-20)

             Embora a vida e as coisas que ocupam nosso tempo às vezes nos levem a esquecer do que é mais importante, de um fato não podemos jamais esquecer, de qual será o destino deste mundo. Com os olhos da fé, observando o futuro do mundo, o que este pensamento deve nos levar a valorizar de fato? Nada é mais importante do que a salvação das pessoas. Nada deve ser mais importante que a salvação de nossa família. Nada deve ser mais importante que a salvação de nossos irmãos em Cristo e de nossos amigos. Portanto, nossa existência deve girar em torno desta realidade.
            O apóstolo Paulo demonstrou através de suas cartas, muita preocupação com a salvação de seus irmãos de Tessalônica. A emoção encontrada em suas palavras deixam evidente seu amor por estas pessoas. A esperança e a alegria de Paulo era poder vê-los novamente e, sob a perspectiva da volta de Jesus, apresentar esta igreja como glória e gozo ao Senhor. Que exemplo fantástico para os líderes atuais! Todos os que lideram igrejas e pessoas, devem conservar fitos este exemplo poderoso de um homem que era capaz de dar tudo de si para a confirmação da fé de seus queridos. A igreja de Tessalônica era para ele como uma verdadeira família. Assim deve ser para nós hoje, pois, cada membro de nossa igreja é como uma verdadeira família para os que a lideram. Devemos dar o nosso melhor para que estas pessoas sejam confirmadas dia após dia em Jesus Cristo.
            Outro fato importantíssimo destacado no verso 18 é a realidade do conflito entre o bem e o mal. Enquanto alguns estejam brincando de coração duro, ou brincando de cristãos, jamais devemos nos esquecer de que Satanás não está brincando de ser Satanás. Há um conflito intenso sendo travado bem debaixo do nosso nariz entre as forças do bem e do mal. Embora muitos filmes de hoje, que contracenem uma batalha entre estes poderes, tendam fazer-nos acreditar que, mesmo a realidade atual, talvez não se passe de uma mera ficção, a palavra de Deus apresenta este fato como a mais pura realidade. Jacó viu anjos subindo e descendo da Terra ao Céu. João viu nitidamente um conflito brutal entre Cristo e seus anjos contra Satanás e seus anjos, enfim, sob este contexto, Paulo destaca que sua ida até seus irmãos foi impedida por forças invisíveis. Isto indica claramente que, em todo trabalho que realizarmos pela salvação de alguém, forças invisíveis estarão preparadas para elaborar obstáculos reais para impedir o progresso de nosso trabalho. Devemos persistentemente ser homens e mulheres de oração, pois, nossa luta é contra as forças espirituais e não contra os homens.

TERÇA, 7 DE AGOSTO
A visita do substituto de Timóteo
(1 Ts 3:1-5; Mt 24:9-22)

            Paulo possuía grande temor de que as dificuldades e opressões de seu tempo desencadeasse uma crise de identidade em seus irmãos de Tessalônica. Embora não pudesse se descolocar até a cidade, enviou Timóteo para que pudesse animá-los, caso precisasse, e para que trouxesse boas notícias, caso elas existissem. Algumas mensagens de Paulo nos levam a refletir que o apóstolo acreditava que havia uma possibilidade de seu tempo ser o tempo do fim. Os sofrimentos, perseguições e o surgimento do homem do pecado eram algumas de suas preocupações levantadas nas cartas para alertar o povo. Sua carta, além de ser uma mera carta, também era uma advertência quanto aos últimos eventos que recairia sobre o mundo e sobre a igreja. Portanto, estes eventos, caso acontecessem, não deveriam ser uma surpresa para os Cristãos de seu tempo. Interessante notar que, em nossos dias, há aqueles que desprezam as profecias acreditando não serem necessárias. Alguns alegam que as profecias só fazem as pessoas ficarem com medo e viverem assustadas. Para Paulo, a mensagem profética servia de estímulo para que os irmãos permanecessem firmes, pois apontava para a brevidade do tempo. Desta mesma forma, precisamos destacar que, a igreja adventista é uma igreja profética, com uma mensagem profética, para um tempo profético. Se a mensagem profética foi importante para confirmar a fé dos irmãos de Tessalônica, quem dirá então para nós hoje, uma vez que possuímos todas as características proféticas! Mas, assim como Satanás tentou atrapalhar a vida de Paulo devido às mensagens que ele levava à igreja, em nossos dias, será cada vez mais comum, pessoas e até líderes tentarem impedir que as mensagens proféticas sejam impedidas de serem levadas aos púlpitos. Sob as palavras do anjo assistente, Daniel revelou que suas mensagens seriam para o tempo do fim (Dn 12:4). Sob as palavras do Espírito Santo, João revelou que as mensagens deveriam ser levadas as sete igrejas (Ap 1:11 e 18-20), e não nos esqueçamos que nós somos a sétima igreja da profecia, e sob a orientação do anjo do Senhor, Ellen White revelou-nos que não devemos permitir que as solenes mensagens proferidas pelo Apocalipse e por Daniel sejam apagadas e que o reavivamento e reforma dependem da proclamação destas mensagens (Testemunhos para Ministros, p. 118). Pense nisso...

QUARTA, 8 de AGOSTO
O resultado da visita de Timóteo
(1 Ts 3:6-8)

             Certa vez, havia estudado a Bíblia com duas pessoas, apresentando-lhes as verdades da palavra de Deus e apelando-lhes para que jamais permitissem que o mundo lhes roubasse a fé. No entanto, precisei ir embora e ficar por 10 anos fora da cidade. Quando retornei, uma das primeiras coisas que procurei fazer é, localizar estes amigos e saber o que havia sucedido com eles durante todos estes anos. Para minha surpresa, não precisei despender de muito esforço para encontra-los, pois, todos os dois estavam na igreja, batizados e fazendo parte da liderança. Quanta alegria isto me proporcionou! Qualquer pessoa que tenha uma experiência semelhante à de Paulo, pode entendê-lo perfeitamente. Ficamos preocupados com as ovelhas que instruímos nos caminhos de Deus, especialmente quando precisamos, por algum tempo, nos afastar para lugares longínquos. Paulo, quando recebeu a notícia positiva da igreja de Tessalônica, exultou de alegria e percebeu que, ter enviado Timóteo foi uma decisão mais que certa.
Uma lição preciosíssima que podemos aprender é que, devemos procurar zelar por nossas igrejas, grupos e pessoas, mesmo que estejamos muito distantes. Nos dias de Paulo a comunicação era precária, mas, em nossos dias, a tecnologia da comunicação diluiu completamente as distancias aproximando a todos em todos os cantos do mundo. Seja por e-mail, facebook, telefone, todos temos facilidades incríveis de nos comunicar uns com os outros. Se Paulo tivesse em seu tempo um telefone ou acesso a e-mails, com certeza estaria em pleno contato não apenas com Tessalônica, mas com todos os irmãos por onde ele passou pregando o evangelho. Todos os recursos que estão a nossa disposição devem ser utilizados e explorados ao máximo tanto para a pregação do evangelho quanto para a confirmação da fé dos irmãos quanto para a pregação àqueles que ainda não conhecem o evangelho.

QUINTA E SEXTA 9 e 10 de AGOSTO
Orações renovadas de Paulo
(1 Ts 3:11-13)

            As orações de Paulo visavam o bem estar espiritual de seus amados irmãos. Sua súplica e desejo de estar presente com eles tinha por objetivo terminar a obra que havia começado. Queria ajuda-los a corrigir as demais deficiências aperfeiçoando-os para a vinda do Senhor. Seu anseio em poder revê-los era intenso e repleto de propósitos. Interessante notar que, a esperança de Paulo não é diferente da nossa. Pesquisas recentes indicam que, ninguém é capaz de viver sem pelo menos 3 amigos. No entanto, estes amigos seriam aqueles mais chegados que um irmão. Amigos verdadeiros que são capazes de darem sua própria vida uns pelos outros (Jo 15:13). Embora a comunicação de hoje torne viável a aproximidade das pessoas, infelizmente a morte é o único fato que decididamente impõe obstáculos reais à comunicação. A morte separa definitivamente as pessoas umas das outras. No entanto, Ellen White declara incisivamente que, “amigos há muito separados pela morte, reúnem-se, para nunca mais se separarem, e com cânticos de alegria ascendem juntamente para a cidade de Deus” (Grande Conflito, p. 645). Esta declaração é poderosa e nos garante a esperança de rever as pessoas mais amadas que já tivemos aqui na terra. Deus reverterá o poder da morte, e após a ressurreição, nunca mais haverá separação. Paulo reencontrará seus irmãos amados de Tessalônica, e nós, de igual forma, nos reencontraremos com todos os que fizeram parte de nossas vidas aqui na Terra. Que dia glorioso será este quando nas nuvens dos céus, ascendermos para um encontro infindável com toda a família celestial e terrenal. Enquanto isto não ocorre, lutemos pela salvação eterna de nossos compatriotas, assim como lutamos pela nossa. Amém...



[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade, e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br