A História confirma que o Sábado era o dia Observado pelos Cristãos nos 1ºs séculos

O que os historiadores dizem a respeito dos cristãos e o sábado no período dos apóstolos.


Dialogues on the Lord’s Day, pág, 189

Morer, erudito clérigo da Igreja da Inglaterra, diz: “Os primitivos cristãos tinham grande respeito para com o sábado e passavam o dia em devoção e admoestações. E não devemos duvidar, pois eles copiaram esse procedimento dos próprios apóstolos.”

A learned Treatise of the Sabath, pág.77

Diz o Prof. Edward Brerewood, do Gresham College, Londres:
“O antigo sábado continuou e foi observado…pelos cristãos da igreja do oriente, por mais de trezentos anos após a morte de nosso Salvador.”

Ancient Christianity Exemplified 26, Seção 2, pág. 527

Historiador e teólogo Lyman Coleman diz:
“Até o quinto século a observância do sábado judaico teve continuidade na igreja cristã, mas com um rigor e solenidade cada vez menores, até que cessou completamente.”

Ecclesiastical History, livro 5 Cap. 22

Sócrates, historiador da igreja grega do 5º século diz:
“Quase todas as igrejas, em todas as partes do mundo, celebravam os sagrados mistérios no sábado de cada semana; todavia os cristãos de Alexandria e de Roma, por causa de uma antiga tradição, tinham deixado de fazer isso.”

Robert Cox, Literature of the Sabbath Question, vol I, pág. 361.

Euzébio, bispo da Igreja Católica e pai da história afirma:
“ Todas as coisas, sejam quais forem, que houvessem sido obrigatórias fazer no sábado, esta nós as transferimos para o dia do Senhor, Domingo.”

Livro Catecismo dos convertidos, edição de 1977, pág. 50. Papa Pio X


Pergunta: Qual o dia de descanso?

Resposta: O dia de descanso é o domingo.

Pergunta: Porque observamos o domingo ao invés do sétimo dia?

Resposta: Observamos o domingo ao invés do sétimo dia, porque a igreja católica transferiu a solenidade do sétimo dia para o domingo.

Estas informações históricas e muitas outras poderão ser conhecidas no livro "O Despertar de um Mandamento"

Maiores informações aqui