Como ler o livro de Mateus? O preparo para ensinar

Mateus não dividiu seu evangelho em versos ou capítulos, e nenhum de seus contemporâneos dividiu os seus escritos. Às vezes, os autores antigos indicavam “seções” usando repetições. Os textos que analisaremos repetem três verbos diferentes (διδάσκω, κηρύσσω e θεραπεύω) e vários substantivos distintos que juntos revelam como devemos, por exemplo, ler Mateus 4:23–11:1. Devemos prestar atenção a esses verbos e substantivos. Em Mateus 4:23, observe como Mateus descreve a missão de Jesus com três particípios presentes, utilizados para tornar vívidos diante de nossos olhos o que Jesus está realizando e ao mesmo tempo nos ensinando:



 διδάσκων ἐν ταῖς συναγωγαῖς αὐτῶν καὶ
ensinando  nas    sinagogas        -            - 

κηρύσσων τὸ εὐαγγέλιον τῆς βασιλείας  αὶ θεραπεύων
proclamando o evangelho do reino      e       curando

πᾶσαν νόσον καὶ πᾶσαν μαλακίαν     ἐν    τῷ   λαῷ
toda     doença e toda enfermidade entre  o   povo.

Observe, então, como Mateus 9:35 termina com uma repetição quase exata dessa descrição de sua missão:

διδάσκων ἐν ταῖς συναγωγαῖς αὐτῶν καὶ
ensinando nas       sinagogas        -          -  

κηρύσσων τὸ εὐαγγέλιον τῆς βασιλείας καὶ
proclamando o evangelho do reino          e

θεραπεύων πᾶσαν νόσον καὶ πᾶσαν μαλακίαν.
Curando       toda   doença e    toda    enfermidade.

Finalmente, observe o movimento surpreendente feito em Mateus 10:1,7: os doze apóstolos de Jesus são enviados para fazer as mesmas coisas, exceto uma, ensinar.

Verso 1 - θεραπεύειν πᾶσαν νόσον καὶ πᾶσαν μαλακίαν    
                 Curando       toda    doença e  toda    enfermidade

Verso 7 - δὲ          -                  πορευόμενοι  κηρύσσετε λέγοντες
                 E [a medida que}      Seguirdes,       pregai            -

Observar esses textos gregos nos leva a várias estratégias importantes para a leitura de Mateus 4:23–11:1.

Primeiro: A missão de Jesus em Mateus 4:23 é tríplice: Ele toma tempo para ensinar, especialmente nas sinagogas. Ele prega as boas novas do reino por onde passa e cura as pessoas de suas enfermidades aliviando-as das suas dores e sofrimento.

Segundo: Já que Mateus 9:35 descreve novamente a tríplice missão de Jesus, podemos argumentar que os capítulos 5–7 descrevem a missão especial de Jesus como sendo de: Ensinar (Instruir, doutrinar, preparar), pregar (anunciar boas novas do reino, evangelizar) e nos capítulos 8–9 sua missão de curar (libertar - Jesus cura dez vezes nesses dois capítulos). Mesmo se fôssemos argumentar que os capítulos de cura também são sobre a pregação, o ponto permanece o mesmo - a missão de Jesus era tríplice. Portanto, o escritor considera importante o ato tríplice de Cristo e, por este motivo, o repete consideravelmente.

Terceiro: Agora, a cena sai de Cristo para focar o ministério dos apóstolos. Todavia, a linguagem de Mateus e a repetição de verbos e substantivos em Mateus 10:1,7 revelam que o escritor quer que seus leitores vejam que o feito de Jesus nos capítulos 5–9 é exatamente o que Ele quer que seus seguidores façam (9:36–11:1 o discurso da missão). Eles devem curar as pessoas de "todas as doenças e enfermidades", como Jesus fez, e devem "pregar" as boas novas do reino (10:7, a mensagem delas é a mesma de João e de Jesus; cf. 3:2; 4:17). Esse ministério já havia se iniciado com João Batista.

O objetivo fundamental para nós hoje é ver que o “nosso” ministério, na verdade, não é nosso. Ele não é outro senão o ministério do próprio Jesus, e nosso chamado é estender esse ministério à igreja e ao mundo. Os discípulos contemporâneos, a exemplo dos discípulos do passado, recebem de Deus a missão de ampliar esse ministério preparando outros a cumprir o mesmo chamado para pregar, curar e ensinar.

Dúvida: Nos capítulos 4 e 9 apresenta o ministério tríplice de Jesus de pregar, curar e ensinar, mas no capítulo 10, ao retratar os discípulos, apresenta apenas a missão de pregar e curar. Então, por que o ato de “ensinar” está faltando no capítulo 10? Certamente, Mateus, tão cuidadoso como escritor, jamais se esqueceria que Jesus também havia ensinado (4:23; 9:35). Muito provavelmente, a omissão deve ser porque Jesus ainda não havia capacitado os discípulos no conhecimento experimental mínimo necessário para que eles fossem professores (doutrinadores) das verdades mais profundas. Embora Jesus tenha indicado que um dia os Seus discípulos seriam ensinadores (doutrinadores) (cf. 13.51-52), não seriam até que os Seus ensinamentos fossem mais completos, sua Paixão mais suportada, sua ressurreição experimentada, sua ascensão prestes a ocorrer e,  finalmente, repletos do Espírito para o que Jesus ordenou (Mt 28:16-20). Jesus informou aos apóstolos aonde ir, o que proclamar e o que fazer, e agora Lhes diz em que condição devem empreender seu ministério missionário.

Conclusão

Compartilhar a mensagem de Deus é mais que transmitir conhecimento, mas vividamente e vigorosamente contagiar os corações que entram em contato com o centro da mensagem -Jesus Cristo. Quem nunca experimentou o vigor da presença de Deus através da paixão de Cristo, da Sua morte, ressurreição e ascensão, jamais conseguirão transbordar vida nas suas palavras e em suas atitudes diante dos ouvidos e olhos dos que lhes cercam.

Ampliação e adpatação: Gilberto Theiss.

Referências:

HENDRIKSEN, William. (2010). Mateus. V.1.;
MCKNIGHT, Scot McKnight. In Devotions on the Greek New Testament.
SPENCE, Jones. H. D. M. (Org.). (1909). St. Matthew. Vol. 1.