Bíblia com mais de 1500 anos é achada, decifrada e confirmada com a atual.


Encontrado em 1970, material tem 8 versículos já conhecidos da Bíblia.
Escaneamento tridimensional permitiu a leitura do fragmento de 7 cm.

As novas tecnologias permitiram, pela primeira vez, decifrar um dos mais antigos pergaminhos hebraicos existentes, de 15 séculos de idade, encontrado perto do Mar Morto - informaram especialistas israelenses e americanos nesta segunda-feira (20).

O deteriorado pergaminho foi encontrado em 1970, entre as cinzas de uma sinagoga em Ein Gedi, perto do Mar Morto.

Até agora, os investigadores tinham sido incapazes de lê-lo, em razão de seu estado precário.
"A mais avançada tecnologia nos permitiu desvendar o pergaminho, que fazia parte de uma Bíblia de 1.500 anos de idade", explicou Pnina Shor, da Autoridade Israelense de Antiguidades, em coletiva de imprensa em Jerusalém.

Quando foi descoberto, o texto não pôde ser decifrado, afirmou Sefi Porat, membro da equipe que extraiu o pergaminho queimado, há 45 anos.

O fragmento, de sete centímetros de comprimento, que se parece com um pedaço de carvão, contém os oito primeiros já conhecidos versículos do livro de Levítico da Bíblia, que descreve as regras dos sacrifícios rituais, relatou Pnina Shor, aparentemente sem grandes diferenças com relação ao texto bíblico atualmente utilizado.


Os especialistas fizeram um escaneamento tridimensional, que foi, então, enviado para o Departamento de Informática da Universidade de Kentucky. A instituição desenvolveu um programa de imagem digital que possibilitou a projeção das primeiras imagens legíveis na semana passada.

(G1)



Nota Gilberto Theiss: Cheque mate!!! “Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. Deus prometeu que faria uma última visitação a esta terra para fazer justiça e aniquilar com o pecado. Aqueles que estiverem vivendo em parceria com o pecado seriam exterminados juntamente. 

Parece um tanto radical uma declaração tão severa como esta em um mundo tão politicamente errado repleto de direitos humanos que funcionam bem no discurso. Bom, sem delongas, Jesus foi enfático ao afirmar que o fim somente viria quando esse evangelho rejeitado, desacreditado e pisoteado for pregado em todas as nações e povos em testemunho a todos. 

Portanto, todas estas descobertas indicam que ninguém poderá dizer: “Senhor, não sabíamos de nada”. As evidências se acumulam uma após a outra e por este motivo não haverá desculpas. E isso...