Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 09

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 09 – 3º Trimestre 2012
(25-31 de agosto)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO, 25 DE AGOSTO
Eventos finais

            “Nós porém, que somos do dia,  sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação” (1Ts 5:8).

Pensamento Chave: Logo chegará o tempo em que não haverá mais tempo.


            Infelizmente muitos professos cristãos de nosso tempo parecem terem perdido a noção de urgência e necessidade de preparo contínuo para a segunda vinda de Cristo. Nos tempos de Paulo este tipo de vírus parece ter permeado a percepção espiritual de muitos a ponto de viverem como se nada fosse acontecer. No entanto, no século presente, a letargia e indiferença tem alcançado limites maiores do que imaginamos. A falta de percepção espiritual tem feito com que muitos vivessem um vida espiritual apática e sem propósito. Consequentemente, a falta de preparo tem se tornado uma realidade em quase toda esfera cristã. A mensagem de reavivamento e reforma propagadas pelas igrejas de hoje é um apelo para que os cristãos abandonem a hibernação espiritual para terem uma vida mais repleta de poder, transformação, compromisse, entrega e santificação. Vivemos em dias solenes, e muito em breve chegará o tempo em que não haverá mais tempo. Nossa vida deve ser como a vida de um soldado. O soldado pode ficar 20 anos sem ir para a guerra, mas, ele não pode deixar de estar preparado nem um dia sequer para esta guerra. De igual forma, Jesus pode demorar 20 anos para voltar, mas, os cristãos, não podem deixar de estarem preparados nem um dia sequer.
DOMINGO, 26 de AGOSTO
Os dois lados do juízo
(Gn 3:15-24)

            Há muito temor quando a natureza do juízo, pois existem aqueles que, diante da ameaça do julgamento de Deus, passam uma vida toda em desespero com medo de uma possível sentença. No Éden Deus julgou Adão e Eva pelos seus atos, permitindo colherem as consequências por seus atos. Em todos os testemunhos dados pela palavra de Deus a respeito da desobediência, nitidamente percebemos Deus permitindo que os resultados implacáveis do pecado sobre as vidas humanas. No entanto, para cada consequência, Deus oferece uma saída, restauração e salvação. No caso do juízo final descrita por Daniel 7, embora seja um julgamento, a sentença ali descrita é para absolvição e não para condenação.
Somente os que possuem o nome no livro da vida é que estão sendo passados em revista perante Deus desde 1844. Deus não é um ser vingativo que aprecie dar sentenças dolorosas aos errantes, embora permita colhermos dos frutos que plantamos, em Sua infinita misericórdia e amor e bondade, faz de tudo para reverter o quadro de tais consequências. O juízo pode ter seu lado negativo, mas Deus oferece uma saída repleta de restauração e salvação. No entanto, dependerá exclusivamente de cada pecador e de sua capacidade em aceitar ou não as promessas e poder regenerador do Espírito Santo.

SEGUNDA, 27 DE AGOSTO
Repentina e inesperada
 (1Ts 5:1-3)

             Dias turbulentos e nada fáceis estão nos esperando pela frente. O melhor momento de aprendermos a nadar é quando as águas estão calmas. Se deixarmos para aprender a nadar quando as águas estiverem turbulentas, não será nada fácil sobreviver em meio a agitação delas. Da mesma forma, se deixarmos para nos preparar nos dias finais da história deste mundo, dificilmente escaparemos das surpresas que nos abordarão em pleno tempo do fim. Satanás está preparando um grande golpe de maneira que consiga pegar de surpresa muitos cristãos sonolentos. Os últimos eventos serão demasiadamente rápidos. Os grandes eventos proféticos estão se construindo e se alicerçando por detrás das cortinas, e quando tudo estiver pronto, estas cortinas serão abertas de uma só vez ao ponto de surpreender, se possível, até mesmo os mais preparados. Ao mesmo tempo em que Satanás tentará surpreender os cristãos com seus eventos inesperados, Jesus também surpreenderá os ímpios com Sua vinda repentina. A ilustração da vinda do ladrão de forma inesperada, repetida nos evangelhos, reflete a importância da mensagem e da necessidade de preparação para a vinda Jesus. Se hoje não nos preocuparmos com este urgência, dificilmente seremos encontrados em condições de sermos permeados pela graça divina de Jesus. Satanás está tentando nos ocupar com tantas e tantas coisas que, facilmente tem conseguido nos desviar do que realmente é importante. Pense nisso.

TERÇA, 28 DE AGOSTO
A vantagem do crente
(1Ts 5:4-5)

            Por alguma razão, Paulo se preocupou em chamar a atenção dos tessalonicenses para a brevidade da volta de Jesus. Alguns pareciam estar desapercebidos enquanto que outros demonstravam não acreditarem na segunda vinda de Cristo. Mas, talvez o grande problema era a falta de seriedade quando a necessidade de preparo para enfrentar os últimos eventos. O mais importante é que, embora existam aqueles que pareçam estarem adormecidos, é evidente que haverá pessoas preparados e ancoradas nos valores da salvação pela fé em Cristo. O contexto ou compreensão da luz e dia, escuridão e luz, deixa bem evidente a separação e diferença dos que vivem na luz e dos que não vivem. A vantagem do verdadeiro crente se prende especificamente na solene verdade de estarem preparados e bem fundamentados na palavra de Deus. Em outras palavras, não existe um pó mágico capaz de tornar a nossa vida sempre estável espiritualmente. O único meio de sermos homens e mulheres de Deus depende especificamente de nosso convívio com Ele através de Sua palavra, oração e testificação. A vida cristã somente pode ser nutrida através destes 3 importantes aspectos de comportamento e relação. Vida devocional, entrega, submissão e comunhão são as fórmulas mágicas que determinarão quem realmente estará apto a ser glorificado e levado ao céu na vinda de Jesus.

QUARTA, 29 de AGOSTO
Vigilância constante
(1Ts 5:6-8)

             Interessante analisar os aspectos que envolvem o cristão do dia e o da noite, pois, este tipo de analogia tem tudo haver com os aspectos espirituais descritos por Paulo e pelas profecias bíblicas para o fim. A noite é repleta de significados pejorativos ou negativos. Geralmente os maiores índices de violência, promiscuidade e maldades gerais são cometidos durante a noite. Também destaca-se a lentidão psicológica e sonolência fatigante que é mais comum durante a noite. Estas notas, neste contexto, são aplicáveis à realidade espiritual de muitos professos cristãos de nosso tempo. Estão passando desapercebidos diante dos eventos finais que estão se materializando dia após diante de nós. Ao contrário da escuridão, a luz, representa os que estão atentos, acordados e trabalhando a todo tempo para estarem preparados para receberem o tão sonhado galardão. Ser vigilante é estar atento incisivamente e resguardado completamente pela palavra de Deus, oração e testemunho da verdade. Vigilância é vigiar-se constantemente mantendo a vida plenamente algemada a Cristo. Ter a presença poderosa do Espírito Santo guiando os passos e se entregando todos os dias para serem úteis nas mãos de Deus. Fazer da presença de Deus sua própria sombra em todo o momento, além de serem pautados no comportamento e nas palavras pelos valores e princípios daquilo que o torna um cidadão do céu.

QUINTA E SEXTA 30 e 31 de AGOSTO
Encorajar uns aos outros
(1Ts 5:9-11)

            A pergunta que Deus fez a Caim é a mesma que Ele faz a nós hoje, e qual seria a nossa resposta? Diferentemente de Caim, podemos responder que, de fato, somos tutores de nossos irmãos. O juízo de Deus é uma realidade que visa salvar e restaurar os arrependidos, além de fazer justiça por Seu povo. Esta justiça revela desgraça e desprezo para os que maltrataram e oprimiram o povo de Deus aqui na terra. Enquanto isto não ocorre, precisamos encorajar uns aos outros tornando possível levar o máximo de pessoas para o céu conosco. Sejam os nossos parentes e amigos ou até mesmo os que não se dão muito bem conosco, precisamos, pelo amor e compaixão impregnados por Deus em nós, ajuda-los a permanecerem firmes em Cristo a qualquer custo. Deus deseja nos usar para sermos âncoras de Sua graça na vida dos que tem sido atribulado. Por este motivo Deus instituiu os pastores e demais líderes na igreja, pois haveriam muitas pessoas que não conseguiriam caminhar sozinhas, precisariam de apoio e suporte. Nós somos chamados por Deus para sermos este suporte às pessoas mais novas na fé, além das frágeis e desamparadas. É bem verdade que, muitos não se salvariam se não fosse a disposição de outros em estarem sempre próximos encorajando em seus lares ou pregando nos púlpitos das igrejas. Por isto existe o ministério.




[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade, e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br