Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 08 – 1º Trimestre 2011 (14 a 21 de maio)


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 08 – 1º Trimestre 2011 (14 a 21 de maio)

Observação: Este comentário é provido de Leitura Adicional no fim de cada dia estudado. A leitura adicional é composta de citações do Espírito de Profecia. Caso considere-a muito grande, poderá optar em estudar apenas o comentário ou vice versa.

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 14 DE MAIO
Vestes de esplendor
(Is 61:10)

            “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias” (Is 61:10).

            O profeta Isaias, assim como outros profetas, foi levantado por Deus em um tempo de grande apostasia dos líderes e de seus liderados. Sempre que Deus levanta um profeta, significam que brechas precisam ser reparadas, advertências precisam ser dadas e o chamado ao arrependimento e salvação precisam também ser proclamados ao povo.
            Isaias exortou com grande voz e poder dos céus para que o povo aceitasse as vestes de justiça que estavam além dos pobres seres humanos. Sua mensagem alcançou o seu tempo e alcança os tempos futuros chegando até nós em pleno século XXI.
            Corremos o risco de imaginar que os tempos passados eram piores e que o povo de Deus, os que antecedem a nossa geração, eram muito rebeldes e ingratos. No entanto, nossos dias podem ser semelhantes ou até mesmo piores. O povo de Deus de hoje precisa, assim como o povo do passado, aprender as lições de submissão, obediência e salvação fora de nossas capacidades. As vestes são claros ensinamentos de que nossa vida precisa ser pautada sob a fidelidade de Cristo e que, não haverá jamais nenhuma gama de vestígio que venha nos fazer reluzir do esplendor da salvação por nós mesmos.

Leitura Adicional

            “A visão dada a Isaías representa a condição do povo de Deus nos últimos dias. Têm o privilégio de ver pela fé a obra que está sendo levada no santuário celestial. ... À medida que olham pela fé no interior do lugar santíssimo, e vêem a obra de Cristo no santuário celestial, percebem que são um povo de impuros lábios - um povo cujos lábios muitas vezes falaram vaidades, e cujos talentos não foram santificados e empregados para a glória de Deus. Bem podem desesperar ao contrastarem sua fraqueza e indignidade com a pureza e encanto do glorioso caráter de Cristo. Se, porém, como Isaías, receberem a viva impressão que Deus deseja produzir no coração, se se humilharem diante de Deus, há esperança para eles. O arco da promessa está acima do trono, e a obra dada a Isaías será executada neles” (SDA Bible Commentary, vol. 4, págs. 1.138 e 1.139).

                   
DOMINGO, 15 DE MAIO
Não tragam mais sacrifícios inúteis
(Is 1 a 5)

            Quão perigoso é para nós praticarmos ao Senhor o culto de devoção com o coração cheio de impurezas e de injustiças. O povo de Israel, por longos anos praticaram grandes abominações contra Deus e contra o próximo. Mesmo nestas condições, ainda ofereciam a Deus sacrifícios e adoração como se absolutamente nada estivesse acontecendo. Acreditavam que o Senhor estava aceitando todos os ritos hipócritas que ofereciam diariamente. Desde o tempo de Salomão, os povos eram oprimidos e a prática da injustiça era muito comum em Israel. Nos anos seguintes, com outros reis, a injustiça ia de mal a pior causando opressão e sofrimento ao povo mais pobre.
            É possível que hoje haja cristãos que, como Israel, esteja oferecendo a Deus ritos, louvor, pregação e orações em condições de pura hipocrisia e cheios de pecados ocultos. A prática da injustiça pode estar sendo tão comum hoje quanto foi nos tempos de Isaias. Devemos cair de joelhos diante de Deus pedindo-lhe que rasgue as vestes de nossos olhos para enxergarmos a nossa própria nudez de alma e hipocrisia que pode estar fazendo com que Deus rejeite nossas súplicas e adoração. Isto é muito sério e mais do que nunca se faz necessário nos humilhar diante de Deus com urgência, com lágrimas e prantos. O povo de Israel estava cego diante destes pecados. Achavam que não estavam cometendo nada grave aos olhos de Deus. Que segurança podemos ter de que não estamos sob o mesmo fardo de cegueira?

Leitura Adicional

            “Minha atenção foi chamada para a proclamação do primeiro advento de Cristo. João foi enviado no espírito e poder de Elias a fim de preparar o caminho para Jesus. Os que rejeitaram o testemunho de João não foram beneficiados pelos ensinos de Jesus. A oposição, da parte deles, à mensagem que predizia a Sua vinda, colocou-os onde não podiam prontamente receber a melhor evidência de que Ele era o Messias. Satanás levou os que rejeitaram a mensagem de João a ir ainda mais longe, a ponto de rejeitar a Cristo e crucificá-Lo. Com este procedimento, colocaram-se onde não podiam receber as bênçãos do dia do Pentecoste, o que lhes teria ensinado o caminho para o santuário celestial.
A ruptura do véu do templo mostrou que os sacrifícios e ordenanças judaicos não mais seriam recebidos. O grande Sacrifício havia sido oferecido e aceito, e o Espírito Santo, que desceu no dia de Pentecoste, levou a mente dos discípulos do santuário terrestre para o celestial, onde Jesus havia entrado com o Seu próprio sangue, a fim de derramar sobre os discípulos os benefícios de Sua expiação. Mas os judeus foram deixados em trevas completas. Perderam toda a luz que podiam ter recebido sobre o plano da salvação, e ainda confiavam em seus inúteis sacrifícios e ofertas. O santuário celestial havia tomado o lugar do terrestre, mas eles não tiveram conhecimento da mudança. Assim, não podiam ser beneficiados pela mediação de Cristo no lugar santo.
Muitos olham com horror para a conduta dos judeus em rejeitar e crucificar a Cristo; e, ao lerem a história dos vergonhosos maus-tratos que Lhe infligiram, pensam que O amam e não O teriam negado como o fez Pedro, ou crucificado como o fizeram os judeus. Mas Deus, que lê o coração de todos, tem posto à prova esse professado amor por Jesus.
Todo o Céu observou com o mais profundo interesse a receptividade da mensagem do primeiro anjo. Porém, muitos que professavam amar a Jesus, e que derramavam lágrimas ao lerem a história da cruz, ridicularizavam as boas novas de Sua vinda. Em vez de receber a mensagem com alegria, declaravam ser ela um engano. Odiavam os que amavam o Seu aparecimento, e expulsavam-nos das igrejas. Os que rejeitavam a primeira mensagem não podiam ser beneficiados pela segunda, nem o eram pelo clamor da meia-noite, que devia prepará-los para entrar com Jesus pela fé no lugar santíssimo do santuário celestial. E pela rejeição das duas primeiras mensagens, ficavam com o entendimento tão entenebrecido que não podiam ver qualquer luz na mensagem do terceiro anjo, que mostra o caminho para o lugar santíssimo” (História da Redenção, p. 386, 387).     
.
SEGUNDA, 16 DE MAIO
Lábios impuros
 (Is 6:1-8)
           
            “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios” (Is 6:5).
            Que palavras impressionantes são estas proferidas por este homem de Deus. Isaias, chamado por Deus por volta de 740 a.C. quando viu a santidade de Deus percebeu o quão defeituoso ele era. Por mais que achemos que nossos sapatos estão limpos, teremos uma noção mais clara da limpeza se pudermos compará-lo com outro sapato mais limpo ainda ou novo. Isaías, ao ver parcialmente a beleza da eternidade e pureza de Jeová, teve sua atenção chamada para sua própria vida cheia de falhas. Deus se achegou a ele e da mesma forma se achegará a nós. Deus o perdoou e o purificou, e da mesma forma perdoará e purificará a nossa vida também. O Senhor tocou em Isaias e também deseja tocar nossas vidas. Quão significativo é entender o quanto O Senhor Deus está próximo de nós!
            Outra lição importante compreender é que, é impossível não ter a vida renovada, transformada, regenerada e purificada quando de fato há um encontro entre nós e nosso grande a amorável Deus. É impossível deixar ter os brilhos da eternidade nos olhos quando Deus toca nossas vidas. É impossível viver desesperado quando sabemos que Ele se encontra bem próximo de nós para no guiar os passos. Que lindo e impressionante é poder viver e aceitar esta majestade do Céu. Há esperança para todos nós.

Leitura Adicional

            “A brasa viva simboliza purificação. Se tocar os lábios, nenhuma palavra impura sairá deles. A braça viva também simboliza o poder dos esforços dos servos do Senhor. Deus odeia toda frieza, toda vulgaridade, todo o esforço inferior. Os que trabalham de modo aceitável em Sua causa devem ser homens que oram com fervor e cujas obras são feitas em Deus, e nunca terão motivos para se envergonhar de seu registro. Terão entrada franca no reino de nosso Senhor Jesus Cristo e sua recompensa lhes será daeda, sim, a vida eterna” (SDA Bíble Commentary, v.4, p. 1.141).

           
TERÇA, 17 DE MAIO
Vestes que não duram
(Is 51:6-8)

            Quantas vezes você precisou trocar de calça ou de camisa? Quantas vezes você precisou jogar foram algumas peças de roupa e ao mesmo tempo comprar outras novas? Você seria capaz de dizer quantas calças já teve desde criança? Quantas dessas ficou tão velha que teve que parar na lata de lixo ou ser doada a alguém mais necessitado? Quantas e quantas vezes fomos forçados a renovar as nossas roupas? Aqui está uma lição de extrema importância e valor. Assim como as vestes comuns, nossas vestes espirituais são velhas demais para ainda serem usadas por nós. O mais interessante é que existe pessoas que estão andando pelo mundo com estas vestes velhas achando que estão desfilando com roupas novas e da moda.
            O paralelo é muito simples, nossa vida e obras, por mais boas que sejam não podem fazer com que nossa vida dure até os tempos da eternidade. Somente existe um jeito de chegarmos lá e este é pela veste espiritual do sacrifício de nosso redentor. Suas vestes são nossas única segurança para passarmos deste vida para uma outra melhor. Jamais chegaremos nos Céu com os nossos trajes, pois eles, estão contaminados com a maldição da natureza humana pecaminosa. Um dia estaremos no Céu vivendo diante de um Deus santo. Quando adentrarmos na presença do Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, só nos restará fazermos uma coisa: lançar a nossa coroa aos pés de Cristo.

Leitura Adicional

            “O grande obstáculo tanto para a aceitação como para a promulgação da verdade, é o fato de que isto implica incômodo e vitupério. Este é o único argumento contra a verdade que os seus defensores nunca puderam refutar. Mas isto não dissuade os verdadeiros seguidores de Cristo. Estes não esperam que a verdade se torne popular. Estando convictos do dever, aceitam deliberadamente a cruz, contando, juntamente com o apóstolo Paulo, que "nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" (II Cor. 4:17), "tendo", como alguém da antiguidade, "por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito". Heb. 11:26.
Unicamente os que, de coração, se fazem servos do mundo, qualquer que seja a sua profissão religiosa, é que agem, em matéria de religião, por expedientes em vez de princípios. Devemos escolher o direito, porque é direito, e com Deus deixar as conseqüências. A homens de princípios, fé e ousadia, deve o mundo as grandes reformas. Por tais homens tem de ser levada avante a obra de reforma para este tempo.
Assim diz o Senhor: "Ouvi-Me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a Minha lei: não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias, porque a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como a lã; mas a Minha justiça durará para sempre, e a Minha salvação de geração em geração." Isa. 51:7 e 8” (O Grande Conflito, 460).
           

QUARTA, 18 DE MAIO
Vestes de esplendor
(Is 52)

            Um dia o céu deste mísero planeta encherá de anjos tal como um formigueiro. Ao centro estará o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Uma glória magnificente irradiará Dele alcançando os remidos de todos os cantos do mundo. As trombetas soarão anunciando a entrada real do grande Rei do oriente. Os santos de todos os cantos do planeta serão pegos e levados pelos anjos até encontrar-se com Cristo no céu. Será uma cena de grande impacto e muitas lágrimas de emoção serão derramadas em demonstração de extrema alegria.
            Esta cena, de encher os olhos, será uma realidade para os que aguardarem com fé e esperança o cumprimento desta grande promessa. No entanto, quando estivermos vivemos esta cena tão sonhada, teremos a clara percepção e certeza que, a razão de participarmos dela é porque um dia nós abandonamos nossas vestes de injustiça para vestir as vestes gloriosas de Jesus. Nas palavras de Isaias, Deus chama o povo ao arrependimento, e nas mesmas palavras, Deus nos convoca ao verdadeiro arrependimento. Arrependimento tal que fará brotar de nossas vidas frutos de salvação para toda a vida. Ali, no céu, encontraremos com muitos remidos que ouviram a mensagem de Isaías e atenderam. Assim poderemos compartilhar experiências e descrever o quanto foi significativo permanecer ao lado de Deus.

Leitura Adicional

            “Vi que os anjos de Deus nunca devem governar a vontade. Deus põe diante do homem a vida e a morte. Este pode fazer a sua escolha. Muitos desejam a vida, mas ainda continuam a andar no caminho largo. Preferem rebelar-se contra o governo de Deus, apesar de Sua grande misericórdia e compaixão ao dar Seu Filho para morrer por eles. Aqueles que não optam pela aceitação da salvação comprada por tão alto preço, deverão ser castigados. Vi, porém, que Deus não os encerraria no inferno para suportar a eterna desgraça, tampouco os levaria para o Céu; pois colocá-los na companhia dos que são puros e santos fá-los-ia extraordinariamente infelizes. Ele, porém, os destruirá completamente, e fará com que sejam como se não tivessem existido; então Sua justiça será satisfeita. Ele formou o homem do pó da terra, e os desobedientes e profanos serão consumidos pelo fogo e voltarão de novo ao pó. Vi que a benevolência e compaixão de Deus a tal respeito deveriam levar todos a admirar Seu caráter e adorar Seu santo nome. Depois que os ímpios forem destruídos da Terra, todo o exército celestial dirá: "Amém!" (História da Redenção, 391, 392).

            “Os que ressuscitaram com Cristo para andar em novidade de vida, são os eleitos de Deus. São santos ao Senhor, e são por Ele reconhecidos como Seus amados. Como tais, acham-se sob o solene concerto de se distinguirem pela humildade de espírito. Devem revestir-se de vestidos de justiça. São separados do mundo, de seu espírito e costumes, e cumpre-lhes revelar que estão aprendendo dEle. ... Caso compreendam que morreram em Cristo, se guardam seus votos batismais, o mundo não terá poder de atraí-los de modo a negarem a Cristo. Uma vez que vivam neste mundo a vida de Cristo, são participantes da natureza divina. Então, quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, eles também se manifestarão com Ele em glória” (Carta 32, 1907).


QUINTA E SEXTA, 19 e 20 DE MAIO
As vestes da salvação
(Is 61)

            A obra de Cristo em favor de todos nós não foi parcial ou incompleta. Ela foi total e absoluta. Ellen White esclarece que “A providência tomada é completa, e a eterna justiça de Cristo é colocada ao crédito de toda pessoa crente” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p.394). Nada pode obstruir o que o sacrifício da cruz pode fazer por nós. Nada pode impedir o efeito eterno, duradouro e infinito do poder do evangelho que opera para salvação de todos os que Nele creem. Jesus é a fonte suprema e somente através dEle podemos subir os degraus do Céu. Embora a ideia de uma vez salvo, salvo para sempre seja equivocada, não podemos duvidar também do poder ilimitado da graça que envolve todo pecador arrependido. As vestes de Jesus não são vestes comuns. A este respeito White ainda relata que “A vestidura branca é a pureza de caráter, a justiça de Cristo comunicada ao pecador. Esta é na verdade uma vestimenta de textura celestial” (Testemunhos para a Igreja, v.4, p.88).
            Acredito que, o diálogo e conversa mais comum que haverá no Céu após a volta de Cristo entre os remidos será sobre esta graça maravilhosa provida pela veste pura e imaculada de Cristo por nós.

Leitura Adicional

            “"Todas as nossas justiças" são "como trapo da imundícia." Isa. 64:6. Tudo que podemos fazer de nós mesmos está contaminado pelo pecado. Mas o Filho de Deus "Se manifestou para tirar os nossos pecados; e nEle não há pecado". I João 3:5. O pecado é definido como "o quebrantamento da lei". I João 3:4, Versão Trinitariana. Mas Cristo foi obediente a todos os reclamos da lei. ... Quando esteve na Terra, disse aos discípulos: "Tenho guardado os mandamentos de Meu Pai." João 15:10. Por Sua obediência perfeita tornou possível a todo homem obedecer aos mandamentos de Deus. Ao nos sujeitarmos a Cristo, ... vivemos Sua vida. Isso é o que significa estar trajado com as vestes de Sua justiça. Quando então o Senhor nos contemplar, verá não o vestido de folhas de figueira, não a nudez e deformidade do pecado, mas Suas próprias vestes de justiça que são a obediência perfeita à lei de Jeová” (Parábolas de Jesus, págs. 311 e 312).

            “A expressão "o que vencer" indica haver alguma coisa para cada um de nós vencermos. O vencedor deve ser vestido com os vestidos brancos da justiça de Cristo, e está escrito a seu respeito: "e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos." Apoc. 3:5. Oh, que privilégio ser vencedor, e ter nosso nome apresentado diante do Pai pelo próprio Salvador!” (Review and Herald, 9 de julho de 1908).

“Que preciosa afirmação se encerra nessa promessa! Que maior incentivo nos poderia ser apresentado para tornar-nos filhos e filhas de Deus? Quem se revestirá de toda a armadura? Quem se alistará sob a bandeira ensangüentada do Príncipe Emanuel? ... A todo filho de Deus tentado e em luta, pode vir divina iluminação, de modo que ele não precise cair na batalha contra os poderes das trevas, mas seja vencedor em todo combate” (The Youth's Instructor, 6 de setembro de 1894).

“A veste imaculada da justiça de Cristo é colocada sobre os filhos de Deus provados, tentados e todavia fiéis. ... Seus nomes são conservados no livro da vida do Cordeiro, registrados entre os fiéis de todos os séculos. Eles resistiram aos ardis do enganador; não se desviaram de sua fidelidade pelo rugir do dragão. Agora, acham-se eternamente em segurança contra as astúcias do tentador. ... Os remanescentes não somente são perdoados e aceitos, mas honrados. "Uma mitra limpa" (Zac. 3:5) lhes é colocada na cabeça. Devem ser reis e sacerdotes para Deus. Enquanto Satanás insistia em suas acusações e procurava destruir esse grupo, santos anjos, invisíveis, estavam indo de um lado para outro, colocando sobre eles o selo do Deus vivo. Esses são os que se acham sobre o monte de Sião com o Cordeiro, tendo o nome do Pai escrito em sua fronte” (Testimonies, vol. 5, pág. 475).
                                   
Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br