Terrível paradoxo

Parte integrante do Programa de Exploração a Marte, o veículo explorador Curiosity deve iniciar seu voo para o planeta vermelho ainda neste ano, segundo os planos da Nasa (agência espacial americana). 

Se não ocorrer nenhum imprevisto, o Curiosity estará rodando a superfície marciana por volta de agosto de 2012. 

O "laboratório sobre rodas" (leia mais abaixo) tem como missão verificar se houve no planeta um ambiente capaz de abrigar vida em algum momento de seu passado... Continue lendo em Folha Online
 .
NOTA: 
Enquanto mais de dois milhões de pessoas morrem de fome por dia no planeta terra; enquanto 1 bilhão passam fome; enquanto mais de 3 milhões de pessoas morrem por dia de aids; enquanto mais de 7 milhões de pessoas morrem por dia de câncer; enquanto há quase um bilhão de pessoas desnutridas no mundo; enquanto cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto no mundo; enquanto há cerca de um bilhão de analfabetos no mundo; enquanto 1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capta anual bem menos que 275 dólares; enquanto 1,5 bilhão de pessoas não possuem água potável; enquanto 150 milhões de crianças estão subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo); enquanto 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida; enquanto menos de 15%  de pessoas detêm quase toda a renda do planeta; enquanto...enquanto...enquanto....

Enquanto os governos, homens poderosos e ricos desembolsam  trilhões e trilhões de dólares em projetos para tentar descobrir se existiu vida em algum outro planeta, outras milhões deixam de existir em nosso misero mundo por falta de recursos. Este é um dos maiores e mais hipotéticos paradoxos que pode existir. Gastar tanto dinheiro para descobrir se existiu vida em outros mundos quando há milhões de vidas vivendo na miséria e morrendo todos os dias em nosso planeta chamado Terra. 

Com este pensamento em mente surge uma pergunta: A ciência veio para resolver os problemas humanos ou para aumentá-los? É óbvio que o conhecimento em vários campos da vida como os voltados a conhecer os horizontes do universo são válidos e importantes. No entanto, antes de gastar tantos trilhões de dólarres para descobrir vidas fora da Terra, temos a prioridade de salvar as vidas que, aqui, estão deixando de existir por causa das desigualdades sociais e carência de recursos para a manutenção da vida. Primeiro o oprimido ser humano, depois o resto.