Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 06 – 1º Trimestre 2011 (30 de abril a 7 de maio)


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 06 – 1º Trimestre 2011 (30 de abril a 7 de maio)

Observação: Este comentário é provido de Leitura Adicional no fim de cada dia estudado. A leitura adicional é composta de citações do Espírito de Profecia. Caso considere-a muito grande, poderá optar em estudar apenas o comentário ou vice versa.

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 30 DE ABRIL
O manto de Elias e Eliseu
(2Co 7:10)

            Porque a tristeza segundo Deus, produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2Co 7:10)

Elias, o grande profeta de Deus que enfrentou momentos decisivos como profeta e para o povo que recebera suas orientações e advertências.
Ele viveu em um tempo difícil como o nosso. A idolatria era um dos pecados mais agravantes em seu tempo e sua voz fora ouvida por muitos em seus dias. Ele enfrentou momentos dificílimos por ser profeta de Deus. Satanás o perseguiu ferozmente a ponto de leva-lo ao desespero e pedir pela morte.
Todos que, em nossos dias, pretenderem viver como mensageiros do Senhor enfrentarão momentos difíceis como Elias enfrentou. Seguir os passos da verdade e apresentá-las a uma geração descomprometida com o que é reto e integro, é pedir para que as fúrias dos homens e dos anjos caídos recaiam sobre nós. A verdade desperta fúria, ódio e ira. Por este motivo é que, ao nosso lado, os anjos caminham para nos auxiliar, pois a batalha está acima da esfera humana atingindo toda a esfera espiritual. Lembre-se que, houve uma circunstância em que o anjo do Senhor apareceu para Elias com o objetivo de animá-lo. Sua história assim com a de Eliseu, mostra como o poder de Deus pode ser presente na vida dos que se entregam sem reservas ao ministério sagrado.

Leitura Adicional

“Quando Eliseu seguiu a Elias e com ele viajou, foi-lhe primeiro dada a posição de servo; teve de realizar a humilde tarefa de derramar água sobre as mãos de Elias. Mas conservou-se no humilde trabalho até à última jornada. Ser-lhe-ia revelado então que Elias seria trasladado. Chamado, como tinha sido, de trás das doze juntas de bois e do arado, Eliseu seguiu a Elias sem reclamar, deixando um rico lar onde era amado, para assistir o profeta em sua vida incerta. Com disposição, cumpriu os mais humildes deveres. Sua ligação com Elias revelou possuir ele traços de caráter que suportariam testes e provas; que ele era um valoroso jovem com preciosos traços de caráter. Provas e tentações teve ele em abundância, mas confiava em Deus em cada circunstância probante. Seu ambiente de riqueza e conforto lhe era uma tentação. Em seu lar, fora plenamente capaz de dirigir, mas a serviço de Elias devia obter experiência, devia aprender como servir sob um dirigente, a fim de que pudesse aprender a servir a Deus” (Cristo Triunfante [MM 2002], p. 168).

“Elias havia andado com Deus. Sua obra tinha sido penosa e difícil, pois o Senhor, por seu intermédio, havia reprovado os pecados de Israel. Elias fora um profeta de Deus, todavia fora compelido a fugir de um lugar para outro a fim de salvar a vida. Sua própria nação caçara-o como a um animal feroz a fim de destruí-lo. Mas Deus trasladara Elias. Anjos levaram-no para o Céu em glória e triunfo” (História da Redenção, p. 206).

            DOMINGO, 1 DE MAIO
“Uma voz tranquila e suave”
(1Rs 19:1-19)

            Quem nunca demonstrou heroísmo em um dia e no outro extrema covardia? É muito fácil criticar Elias pela covardia demonstrada ao correr de Jezabel. Entretanto, como nós agiríamos sabendo que uma mulher furiosa, decidida e motivada em ceifar nossa vida esteja bem ao nosso calcanhar? É interessante notar como nossas emoções andam tão desestabilizadas e são determinantes para o bem ou para o mal quando algo nos aflige. Elias é um exemplo do que pode acontecer com qualquer um de nós. Seria bom se existisse um estabilizador espiritual para manter nossa fé e ânimo sempre lá encima.
            Não poderíamos deixar de comentar também, a bela experiência de Elias diante do vento, terremoto e fogo. Como bem ilustrou o autor, “nenhuma dessas coisas fez com que ele envolvesse o rosto no manto”. A resposta de Deus veio, através de uma voz “tranquila e suave”. Como seria interessante se todos nós tivéssemos uma experiência assim, de ouvir a voz de Deus de forma real e viva. Mas, observe que, por mais significante que ouçamos a voz de Deus imaginariamente através das Escrituras, jamais será como a experiência de Elias.    
Talvez se fôssemos mais consagrados e bem mais afastados das coisas deste mundo, quem sabe Deus se manifestaria a nós como se manifestou à Elias! Embora haja tanta estridência, níveis elevados de barulhos e gritos de pessoas e de motores de carro por todos os lados, ainda assim, parece existir um silêncio desesperador que só Deus poderia quebrar com sua voz “tranquila e suave” em nossas vidas.

Leitura adicional

            “Da experiência de Elias durante esses dias de desânimo e aparente derrota muitas lições podem ser tiradas - lições de inapreciável valor para os servos de Deus neste século caracterizado pelo geral abandono do direito. A apostasia predominante hoje é similar à que predominou em Israel nos dias do profeta. Na exaltação do humano sobre o divino, no louvor aos líderes populares, no culto a Mamom, e na exaltação dos ensinos da ciência sobre as verdades da Revelação, multidões hoje estão seguindo a Baal. Dúvida e incredulidade estão exercendo sua má influência sobre a mente e o coração, e muitos estão substituindo pelas teorias dos homens a Palavra de Deus. Publicamente se ensina que temos chegado a um tempo em que a razão humana deve ser exaltada sobre os ensinos da Palavra. A lei de Deus, a divina norma do direito, é declarada ser de nenhum efeito. O inimigo de toda a verdade está operando com enganoso poder para levar homens e mulheres a colocar instituições humanas onde Deus deve estar, e a esquecer aquilo que fora ordenado para a felicidade e salvação da humanidade” (Serviço Cristão, p. 57).

            “A consciência é a voz de Deus, ouvida em meio ao conflito das peixões humanas; quando resistida, o Espírito de Deus é entristecido” (Testimonies, vol. 5, pág. 120).
“Os homens têm o poder de extinguir o Espírito de Deus; é-lhes deixada a faculdade de escolher. É-lhes permitida liberdade de ação. Podem ser obedientes mediante o nome e a graça de nosso Redentor, ou desobedientes, e sofrer as consequências” (Obreiros Evangélicos, pág. 174).

“O Senhor requer de nós que obedeçamos à voz do dever, quando há outras vozes insistindo em que sigamos direção oposta. É necessário que haja de nossa parte fervente atenção para perceber a voz que fala da parte de Deus. Precisamos resistir e vencer as inclinações, e obedecer à voz da consciência sem discussão ou comprometimento, pois do contrário os seus rogos cessam e a vontade e o impulso assumem o controle. A palavra do Senhor vem a todos nós que não temos resistido ao Seu Espírito com a determinação de não ouvir nem obedecer. Esta voz é ouvida em advertências, em conselhos, em reprovação. A mensagem do Senhor é luz para o Seu povo. Se esperarmos por altos chamados ou melhores oportunidades, a luz poderá ser retirada, e ficarmos em trevas. Os rogos do Espírito, negligenciados hoje porque o prazer ou as inclinações levam a direção oposta, podem ser impotentes para convencer, ou mesmo para impressionar, amanhã. Aproveitar as oportunidades do presente, com coração pronto e disposto, é a única maneira de crescer na graça e no conhecimento da verdade. Devemos estimar sempre o senso de que, individualmente, estamos diante do Senhor dos exércitos; nenhuma palavra, nenhum ato, nem mesmo um pensamento, devem ser tolerados que ofendam os olhos do Eterno. Se sentirmos que em toda parte somos os servos do Altíssimo, seremos mais circunspectos; nossa inteira vida terá para nós um significado e santidade que as honras da Terra jamais poderão dar.
Os pensamentos do coração, as palavras dos lábios, e todo ato da vida, tornarão mais valioso o nosso caráter, se a presença de Deus é continuamente sentida. Seja a linguagem do coração: "O Senhor está neste lugar." Gên. 28:16. Então a vida será pura, o caráter sem mácula, a alma continuamente erguida para o Senhor” (Testimonies, vol. 5, págs. 69 e 70).

.
SEGUNDA, 2 DE MAIO
A troca de vestimentas
 (1Rs 19:19; Jó 1:20; Sl 109:29; Jd 22,23; 2Sm 10:3,4; Ez 16:15,16)
           
            Aqui, mais uma vez, vemos o papel das vestes em uma redoma de significados espirituais bem definidos. Dificilmente alguém, em um ano bíblico intenso, daria atenção a uma cena como esta focalizando o manto de Elias sendo repassado para Eliseu. Assim como vimos até o momento, as vestes ou manto podem sustentar um significado importantíssimo. Neste caso em especial, assim como os cabelos de Sansão e o cajado de Moisés, esta capa ou manto, possuía um sinal de compromisso, chamado e de missão para Elias e agora para Eliseu. Não havia nenhum poder especial na capa, assim como também não havia no cabelo de Sansão e no cajado de Moisés, pois o seu poder, na verdade, vinha diretamente de Deus. O compromisso e aceitação do chamado partem de nós, mas, o poder da capacitação vem de Deus.
            Elias viveu momentos difíceis, mas executou seu chamado com integridade e cumpriu sua missão com muita garra. Assim como Elias e Eliseu, todos nós recebemos um chamado especial de Deus. Seja pastor, líder locais ou membro leigo, todos são chamados para serem missionários nesta terra. Seja no bairro, na cidade em que estamos, ou em qualquer parte do mundo, todos, todos e todos possuem um chamado especial de Deus.
Esta narrativa também nos ensina que um único objeto pode ter boas ou más conotações. Nossa vida, ou qualquer coisa que seja consagrada a Deus, precisam ser pautadas pela pureza e santidade. A partir do momento que isto ocorre Deus mesmo se faz presente abençoando e usando tudo que lhe foi consagrado. Ele aceita a todos como estão, mas, uma vida de insistência em permanecer na ignorância convida o Espírito Santo a se retirar.

Leitura Adicional

            “A atenção de Elias foi atraída para Eliseu, o filho de Safate. ... Longe da dissipação da corte e da cidade, havia Eliseu recebido a sua educação. Tinha sido criado com hábitos de simplicidade, de obediência aos pais e a Deus. ... Mas a despeito de um espírito manso e quieto, Eliseu não revelava caráter volúvel. Possuía integridade, fidelidade e o amor e temor a Deus. Tinha as características de um governante, mas com tudo isso estava a mansidão de alguém que se dispõe a servir. Sua mente havia sido exercitada para ser fiel nas pequenas coisas; para ser fiel em tudo o que fizesse, a fim de que, se Deus o chamasse a agir mais diretamente em favor dEle, estivesse preparado para ouvir-Lhe a voz. ...
Seu ambiente no lar era de abastança, mas ele entendia que, a fim de obter uma educação completa, devia demonstrar constância no labor, em qualquer tipo de trabalho que precisasse ser feito. Não se permitiria ser menos informado em qualquer aspecto do que os servos de seu pai. Aprenderia primeiro a servir, para que pudesse saber como liderar, instruir e comandar. Enquanto fazia tudo o que lhe era possível com as capacidades que Deus lhe confiara, cooperando com seu pai nos deveres do lar, estava realizando a obra de Deus” (Carta 12, 1897).

            “Ao ser chamado, sua resolução foi provada. Ao volver-se para acompanhar a Elias, recebeu ordem do profeta para voltar para casa. Ele devia avaliar por si as dificuldades - decidir-se a aceitar ou rejeitar o chamado. Eliseu, porém, compreendeu o valor de sua oportunidade. Por nenhuma vantagem mundana desprezaria ele a oportunidade de se tornar mensageiro de Deus, ou sacrificar o privilégio da associação com o Seu servo” (Educação, p. 59).

            
TERÇA, 3 DE MAIO
O uso de pano de saco
(1Rs 21:21-29)

            Acabe recebeu a advertência dada por Deus enviadas através do profeta Elias. Provavelmente o profeta de Deus não deve ter ficado em uma situação confortável diante de uma missão tão difícil como esta. No entanto, sabemos que Elias foi até Acabe e o advertiu como mandara o Senhor. Podemos imaginar a ansiedade do profeta e as sugestões negativas e pessimistas que sua mente poderia lhe sugerir. João Batista advertiu Herodes e teve sua cabeça separada do corpo. Jeremias também desafiou o rei e isto, embora não tenha lhe custado a vida, teve que suportar muito sofrimento e perseguição. Neste caso específico, Elias tinha a missão de enfrentar Acabe, gostando ele (Acabe) ou não, Elias tinha que estar diante dele com uma mensagem dura.
            A história revela que, por mais difícil que fosse a missão de Elias, ele tinha que cumpri-la. Mas, talvez, o que Elias não imaginava aconteceu. Acabe atendeu a mensagem do profeta e rasgou suas vestes de saco diante do mensageiro. Este ato é reconhecido no passado também como uma manifestação publica de arrependimento e humildade. Provavelmente, embora não saibamos por quanto tempo, Acabe se arrependeu e manifestou-se publicamente. As vestes, num momento como este, tiveram um significado claro do propósito da resposta que Acabe deu diante da mensagem de Elias. O seu significado extrapola nossa compreensão e vai além de uma simples veste como qualquer outra. Isto apenas amplia mais ainda nossa compreensão de que as veste exteriores podem dizer algo muito profundo a nosso respeito e do que certamente existe em nosso interior.

Leitura Adicional

            “Deus tem uma lei, e esta é a grande norma da justiça. Todo aquele que sob a presunção da misericórdia de Deus pratica a iniqüidade, será julgado segundo as suas obras. Deus vos adverte para que vos aparteis de toda a iniqüidade. Tem-vos ordenado que resistais individualmente ao diabo, e não que o recebais como hóspede honrado. Chegou o tempo em que Jerusalém está sendo sondada como quem sonda com velas acesas. Deus está trabalhando na averiguação do caráter, pesando o valor moral e pronunciando decisões sobre casos individuais. Pode não ser tarde demais para que os que pecaram sejam zelosos e se arrependam, "porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte". II Cor. 7:10. Essa tristeza é de espécie enganosa. Nenhuma virtude tem em si. Não há o senso do caráter agravado do pecado, mas uma tristeza, um pesar de que o pecado tenha chegado ao conhecimento de outro, e assim não se faz nenhuma confissão, a não ser no reconhecimento das coisas assim reveladas e que não podem ser negadas. Essa é a tristeza segundo o mundo, que produz a morte e acalma a consciência, enquanto o pecado ainda é acariciado, e seria continuado justamente da mesma forma se houvesse uma oportunidade e eles não pudessem ser descobertos. "Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio." II Cor 7:11. Podemos ver aqui o dever que repousa sobre a igreja quanto a lidar com aqueles cuja atitude é inteiramente contrária à luz que receberam. Tomará o povo de Deus posição ao lado da Bíblia, ou serão piores que os incrédulos, dando a essa classe argumentos para vituperar a Cristo e à verdade, por não obedecerem aos reclamos do evangelho com fé e obediência, por uma vida circunspecta e um caráter santo?” (Testemunhos para Ministros, p. 449).

            “O arrependimento associa-se à fé, e o evangelho insta em que é necessário para a salvação. Paulo pregou o arrependimento. Diz ele: "Nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo." Atos 20:20 e 21. Sem arrependimento não há salvação. Nenhum pecador impenitente pode crer com o coração para a justiça. Rom. 10:10. O arrependimento é por Paulo descrito como uma piedosa tristeza pelo pecado, a qual "opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende". II Cor. 7:10. Este arrependimento não tem em si coisa alguma da natureza do mérito, mas prepara o coração para a aceitação de Cristo como único Salvador, única esperança do pecador perdido.
Ao considerar o pecador a lei, sua culpa se lhe torna clara, e lhe impressiona a consciência, e ele é condenado. Seu único conforto e esperança encontra-os em olhar à cruz do Calvário.
Ao aventurar-se a crer nas promessas, tomando a Deus em Sua palavra, vêm-lhe à alma alívio e paz. Clama: "Senhor, Tu prometeste salvar a todos que se achegam a Ti em nome de Teu Filho. Sou uma alma perdida, desajudada e sem esperança. Senhor, salva-me, ou pereço!" Sua fé se apodera de Cristo, e ele é justificado diante de Deus.
Mas, embora Deus possa ser justo e ao mesmo tempo justificar o pecador, pelos méritos de Cristo, homem algum pode cobrir sua alma com as vestes da justiça de Cristo, enquanto comete pecados conhecidos, ou negligencia conhecidos deveres. Deus requer a completa entrega do coração, antes que possa ocorrer a justificação; e para que o homem conserve essa justificação, tem de haver obediência contínua, mediante ativa e viva fé que opera por amor e purifica a alma” (Mensagens Escolhidas, p. 365, 366).

QUARTA, 4 DE MAIO
O arrebatamento de Elias
(2Rs 2:1-18)

Esta é uma das histórias mais impressionantes. Elias teve o privilégio de não ver a morte e ser levado para o Céu. Não tenho dúvidas que, Elias hoje esteja desfrutando de pura juventude eterna. Sua vida, sua história e sua existência foram pautadas de muito sofrimento e angústia, mas hoje, se fosse possível contar a idade de Elias, provavelmente ele estaria com cerca de 2700 anos – já que não morreu. Sua vida foi sem dúvida alguma um sucesso e cheia de experiências vitoriosas com Deus. No entanto Ellen White declara que “O sucesso do ministério de Elias não era devido a quaisquer qualidade herdadas que possuísse, mas à sua submissão ao Espírito Santo, dado a ele como  será dado a todos os que exercem viva fé em Deus. Em sua imperfeição, o seu humano tem o privilégio de se ligar a Deus por meio de Jesus Cristo” (SDA Bible Commentary, v.2, p. 1037).

            Eliseu teve a honra de ser escolhido por Deus para substituir o insubstituível. Isto demonstra o quanto Eliseu era sem dúvida alguma um homem à altura do seu chamado. Integridade, consagração e fidelidade eram virtudes que não lhe faltavam. Eliseu também teve a honra de ver Elias subindo ao Céu, e nesta contemplação, deve ter sonhado e ficado ansioso pelo grande dia glorioso em que ele e os demais santos se levantarão da sepultura para morar na cidade eternal.
            Assim como Elias, todos nós se formos fiéis até o fim teremos o privilégio de, ou de levantar da sepultura, ou de ser arrebatado para a o Céu através da segunda vinda de Cristo. Juntamente com Eliseu abriremos os olhos para um mundo imortal e ali nos encontraremos com o bom homem de Deus – Elias.
            A cada dia que passa esse sonho fica perto de ser realizado. Pedro viu Elias no monte da transfiguração junto com Moisés e nós, assim como Pedro, também teremos a oportunidade e o privilégio de, não somente ver, mas de falar pessoalmente com esses homens santos de Deus e nossos irmãos.

            Leitura Adicional

            “Podemos aprender lições valiosas da experiência do profeta Eliseu. Eliseu foi escolhido pelo Senhor como ajudador de Elias, e mediante provação e luta revelou-se fiel a seu encargo. Ele estava disposto a ser e fazer qualquer coisa que o Senhor indicasse. Não procurou evitar o serviço mais humilde, mas foi fiel na realização dos menores deveres, bem como de responsabilidades maiores. Estava sempre disposto a servir em qualquer posição que o Senhor lhe assinalasse, embora pudesse parecer desagradável a suas inclinações naturais. E a cada passo aprendemos lições de humildade e serviço. ...
"Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito." II Reis 2:9. Ele não buscou honrarias mundanas, não pediu uma posição elevada entre os grandes homens da Terra. O que ele anelava era uma porção dobrada do Espírito dado àquele a quem Deus estava a ponto de honrar pela trasladação. Ele sabia que nada, a não ser uma porção dobrada do Espírito que havia pairado sobre Elias poderia adaptá-lo para preencher o lugar que Elias havia ocupado, porque Elias tinha a experiência e sabedoria da idade, que não podia ser compartilhada com o jovem por nenhum método. ...Caso esta pergunta vos fosse dirigida, como a teríeis respondido? Qual é o maior desejo de vosso coração ao vos empenhardes no serviço de Deus?” (Manuscrito 114, 1901).

“O sucesso do ministério de Elias não era devido a quaisquer qualidade herdadas que possuísse, mas à sua submissão ao Espírito Santo, dado a ele como  será dado a todos os que exercem viva fé em Deus. Em sua imperfeição, o seu humano tem o privilégio de se ligar a Deus por meio de Jesus Cristo” (SDA Bible Commentary, v.2, p. 1037).

QUINTA E SEXTA, 5 E 6 DE MAIO
O manto de Eliseu
(2 Rs 2:15-18)

            Agora, com o manto de Elias, Eliseu recebe oficialmente de Deus a missão de ser o mensageiro do Senhor. O manto que possuía o sinal da autoridade do chamado e da responsabilidade da missão passa das mãos de Elias para as mãos daquele que Deus escolhera. Às vezes fico pensando, como reagiríamos às mensagens desses homens se vivêssemos naquele tempo e presenciássemos as advertências e mensagens de Deus através destes profetas? Quando Eliseu apareceu ao povo sem Elias, o manto deve ter sido fundamental para que as pessoas acreditassem que Eliseu era o mais novo profeta.
            Ellen White comenta que “Eliseu recebeu porção dobrada do espírito que repousava sobre Elias. Nele, o poder do espírito de Elias se uniu à doçura, misericórdia e eterna compaixão do espírito de Cristo” (Spalding and Magan Collection, p. 231).
            Hoje, temos um profeta que fala através das mensagens deixadas a nós denominadas Espírito de Profecia. Assim como Elias e Eliseu, Deus deu mensagens significativas através de Ellen White. Suas mensagens não substituem a Bíblia, apenas nos conduz de volta a Ela. Também, assim como ela, Deus nos chama, e simbolicamente coloca sobre nós uma capa que nos outorga a autoridade necessária para falar do evangelho às pessoas que necessitam dEle. Os tempos de Eliseu se estendem até nós, e como ele, devemos ser íntegros e fiéis a Deus. Além da integridade pessoal, devemos também honrar o chamado que o Senhor nos outorgou e, com coragem, levar o evangelho e as advertências dadas por Deus em Sua Palavra ao mundo. Não se esqueça que, eu e você somos Elias para o nosso século e as três mensagens Angélicas é a bandeira que devemos levantar perante o mundo. Estas mensagens não são populares e por esta razão, um dia, as Jezabeis e Acabes da vida se voltarão contra nós. Esteja preparado para este confronto final. No entanto, se você não se sente preparado, leia esta linda declaração de Ellen White “Aquele que veste o manto, não de Elias, mas de Cristo, dará provas de que mantém os olhos fixos no Salvador. Imbuído do espírito de Cristo, ele é equipado para ensinar. Está sob constante influência das elevadas e santas impressões feitas por Deus” (Spalding and Magan Collection, p. 231).

Leitura Adicional

            “O obreiro de Deus precisa de uma fé robusta. As aparências podem ser adversas; mas na hora mais sombria, a luz brilha além. As forças daqueles que, com fé, amam e servem a Deus, serão renovadas dia a dia. O entendimento do infinito é posto ao seu serviço, a fim de que, cumprindo Seus desígnios, eles não errem. Conservem esses obreiros o princípio de sua confiança firme até ao fim, lembrando que a luz da verdade de Deus tem de brilhar nas trevas que envolvem o mundo.
Não deve haver desânimo em relação com o serviço de Deus. A fé do obreiro consagrado deve suportar qualquer prova que lhe sobrevenha. Deus é capaz, e está desejoso de outorgar a Seus servos toda a força de que eles necessitam, e a sabedoria que suas várias necessidades exigirem. Ele fará mais do que cumprir a mais alta expectativa dos que nEle põem a confiança” (Obreiros Evangélicos, p. 262, 263).

            “Diz Jesus: "Eu sou a videira, vós as varas." João 15:5. Poderemos imaginar uma relação mais íntima do que isso implica? As fibras das varas são idênticas às da videira. A comunicação da vida, força e nutrição do tronco para as varas é desimpedida e constante. A raiz envia sua nutrição através das varas. Tal é a relação do crente com Cristo, se ele permanecer em Cristo e dEle tirar sua nutrição. Mas esta relação espiritual entre Cristo e a alma só pode ser estabelecida pela prática da fé pessoal. "Sem fé é impossível agradar-Lhe" (Heb. 11:6); pois é a fé que nos liga ao poder do Céu, concedendo-nos força para lutar contra os poderes das trevas. "Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." I João 5:4. A fé familiariza a alma com a existência e a presença de Deus e, vivendo só tendo em vista a glória de Deus, cada vez mais discerniremos a formosura de Seu caráter, a excelência de Sua graça. Nossa alma torna-se forte em poder espiritual, pois respiramos a atmosfera do Céu e reconhecemos que Deus está à nossa mão direita para que não nos abalemos. Ascendemos acima do mundo, contemplamos Aquele que é o primeiro entre dez mil, totalmente desejável, e contemplando-O nós nos transformaremos segundo Sua imagem” (Mensagens Escolhidas, v.1, p. 334, 335).

                                   
Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br