A lei de Deus e o Grande Conflito - Parte 5

Uma vez que estamos sob o Novo Concerto, é realmente necessário guardar a Lei de Deus?
.
O Novo Concerto é, efetivamente, mais velho do que o velho concerto. Foi estabelecido pelo próprio Deus no Jardim do Éden quando prometeu que o Messias viria para quebrar as amarras mortais que Satanás tinha colocado na raça humana.
.
O Novo Concerto contém a promessa de redenção do pecado através de Jesus Cristo. Ele nos salva! Ele grava os princípios da Lei nos nossos corações, passando das tábuas de pedra para as tábuas do coração. O amor torna-se o motivo para a obediência João 14:15. Há um novo poder na vida (Heb. 8:10; Ezeq. 36:26; Sal. 40:8).
.
Sob o velho concerto, Israel prometia obedecer aos mandamentos de Deus com todas as suas forças. O povo declarou: "Tudo o que o Senhor disser, faremos". (Êxod. 19:8; 24:3,7). Mas muitas vezes se afastavam de Deus e consequentemente se afastavam dos principios da lei.
.
Todas as tentativas feitas no sentido de uma conformidade externa com a lei que não podemos guardar com as nossas próprias forças nos condena (Rom. 3:23;6:33). Por esta razão é que Jesus nos apela para guardar não as letras da lei mas a vida que há nelas projetada em nós gravada no coração por amor. João 14:15,21.
.
Sob o Novo Concerto nós continuamos a pertencer so Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro cordeiro que fora imolado na cruz. Possuímos um novo coração e uma nova posição diante de Deus (João 1:12; II Cor. 5:17; Rom. 8:1) e com isso obedientes a sua lei somos santificados pelo Espírito Santo. Salvos por Sua maravilhosa Graça e julgados pelas normas moraes da Sua lei.