Síntese hermenêutica de I Tessalonicenses 5:22 (Evitar a aparência do mal).

Muitos utilizam I Tessalonicenses 5:22 no sentido de alertar as pessoas quanto ao comportamento cotidiano de interação, relação, comportamento e lugares. Todavia, embora o princípio seja relevante, é importante compreender que não tem a ver com evitar de fazer o certo só porque os outros acham que possui aparência do mal. Jesus, apesar do preconceito (Mt 12:9-13), curou no sábado (Jo 5:2-16), comeu com publicanos e pecadores dos mais repudiados pela sociedade (Mt 9:10-13) e, para os que tinham simpatia pelo zelo, os judeus, essas ações de Jesus tinham a aparência do mal, mas Ele, Jesus, não se deixou levar por tudo o que eles pensavam ou deixavam de pensar. Portanto a fala de Paulo não tinha a ver com deixar de fazer o que é certo só por causa do que os outros iriam falar.


Sobre o que Paulo está então falando?

O contexto está relacionado com as instruções para a vida na igreja (v. 12-24), em especial aos dons do Espírito concedidos e as profecias que estavam sendo utilizadas de forma abusiva (v.19-22). A igreja deveria julgar todas as coisas, i. e., avaliar as declarações dos profetas e reter o que era valioso, e rejeitar tudo que estivesse errado com os ensinos proféticos (v. 20-21). No contexto dado, significa simplesmente que, em vez de menosprezar toda e qualquer palavra profética, é preciso testar aquelas que se apresentam como tal (v. 21). O que é bom deve ser aceito; toda espécie de mal (sem exceção alguma; portanto, seja o mau conselho – dado por um falso profeta – ou qualquer outra forma de mal) deve ser evitada (v. 22).

Portanto, "evitar a aparência do mal" é um princípio inquestionável para a vida, mas usar I Tessalonicenses 5:22 para descrever o que frequentemente vemos por aí, comportamento diverso, está em desarmonia com o que o escritor pretendeu ensinar. Outros textos podem melhor ser aplicados a ideia de “evitar aparência do mal” no sentido pretendido por muitos, como por exemplo, Filipenses 4:8; I Pedro 2:12 e I Timóteo 6:8-19. É necessário ter muito cuidado para não sermos motivo de deboche por quem sabe fazer interpretação textual (hermenêutica).

Gilberto Theiss – Graduado em Filosofia e Teologia. Pós-graduado em ensino de filosofia, ciência da religião, história e antropologia. Mestrando em Interpretação Bíblica.