Lançado o primeiro volume do novo Comentário Bíblico Adventista

Jacques Doukhan na Assembleia geral da IASD
Jacques B. Doukhan, professor de hebraico e exegese do Velho Testamento, no Seminário Teológico em Berrien Springs, Michigan, EUA, bem conhecido por suas inúmeras obras escritas. Seus livros " Segredos de Daniel " e " Segredos do Apocalipse " são bem populares dentro e fora do adventismo.

Doukhan é editor geral do Comentário Bíblico Adventista Internacional, uma nova série que está sendo produzida, cujo primeiro volume foi apresentado em 9 de outubro, no Concílio Anual de 2016 na Assembleia geral da Igreja Adventista. Segundo ele, os processos de escrita e edição de um comentário é mais rigoroso do que norteia uma tese de doutorado.  

Além de ser o editor-chefe da série, Doukhan também está escrevendo alguns volumes. Seu comentário sobre Gênesis tem 544 páginas. O livro que acaba de ser publicado foi também um processo de educação para o autor, ele disse. "O ato de escrever um Comentário oficial Bíblico Adventista, não é algo que você escreve por si mesmo e o envia para o editor , " ele afirmou à Adventist Review . "Não é uma responsabilidade em relação à igreja, uma vez que será lido e apreciado por muitos. O processo é extremamente exigente [...]. "Aqui eu tinha mais do que uma dúzia de pessoas me pedindo observações e, como era o Gênesis, todos tinham algo a dizer."

Lançado na Assembleia geral de 2016
Na apresentação de seu volume sobre Gênesis, Doukhan recebeu aplausos dos delegados no Concílio anual para explicar a pergunta de Isaque a Abraão, quando os dois estavam sozinhos no Monte Moriá. O patriarca tinha sido ordenado por Deus a sacrificar Isaque, o único filho de Abraão, (Gênesis 22:7-8) , a criança faz-lhe a pergunta crucial de onde se pode encontrar o cordeiro sacrificial. "Deus vai prover o cordeiro , " disse Abraão. Doukan inseriu um significado mais abrangente e atual, "O cordeiro referenciado aqui não é apenas o animal físico, mas o mesmo Deus, que se vê como o Cordeiro", disse Doukhan. "Além de ser um sacrifício, o sacrifício foi oferecido pelo próprio Deus através de Jesus Cristo".

Isso é apenas um exemplo de como um novo comentário sobre o Gênesis, escrito por Doukhan durante um período de sete anos, explica a centralidade do livro bíblico de Gênesis para a doutrina adventista, porque em Gênesis é onde muitas das doutrinas da Igreja se encontram, especialmente o “Criacionismo e o sábado”.
Segundo Ed Zinke, que originou o projeto, "um dos principais objetivos era deixar a Bíblia falar por si mesma, em vez de impor os sistemas filosóficos.

Ao submeter o volume de Gênesis, Doukhan disse: "Este é o único livro da Bíblia que é partilhada pelas três religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. É o livro que essas três tradições valorizar acima de todos os demais". Doukhan também disse que "para os adventistas do sétimo dia, o livro de Gênesis tem um significado especial. Não só explica e justifica o sábado como um dia de descanso, como um povo unido em uma aliança com Deus de Israel, mas também revela a esperança adventista da restauração do planeta à sua forma original após o retorno de Cristo ".

Doukhan afirmou que é em Génesis que "quase todas as crenças adventistas estão fundamentadas". Essas crenças incluem, "o sábado, a antropologia da natureza humana, a imortalidade condicional, a lei de Deus, o grande conflito, salvação, expiação, o dízimo, o reconhecimento de uma dieta saudável, a distinção entre carnes limpas e imundas, o significado do batismo, o significado cósmico da doutrina do santuário, criação, da Trindade, a responsabilidade da missão para as nações, e o dom da profecia."

Além de Doukhan, há outros escritores de várias partes do mundo que estão contribuindo para esta seleção de comentários da Bíblia. Doukhan entregou uma cópia ao Pr. Ted Wilson, presidente da Associação Geral, que, em seguida, dedicou o volume com uma oração especial. Nos Estados Unidos, o comentário de Gênesis está disponível nas livrarias adventistas e sua livraria on-line .

Fonte: (Adventist Book Center) Tradução: Gilberto Theiss