Os treze anos mais quentes da história

Relatório anual da Organização Mundial de Meteorologia, lançado nesta segunda (24), relaciona as altas temperaturas do século XXI às mudanças climáticas

São Paulo – Se você tem 14 anos, ou já passou dessa fase, saiba que presenciou, ou melhor, sentiu na pele, algo histórico. Um novo relatório da Organização Mundial deMeteorologia (OMM), divulgado nesta segunda-feira (24), mostra que 13 dos 14 anos mais quentes da história ocorreram desde 2000. O balanço realizado anualmente confirma uma "tendência de aquecimento global de longo prazo", com temperaturas médias elevadas, alerta a OMM.

Ao lado de 2007, o ano passado foi considerado o sexto mais quente, com temperatura média da superfície global cerca de 0,50 °C acima da média de 1961-1990, e 0,03 °C a cima da média registrada entre 2001 e 2010.

Os recordes anuais são de 2010 e de 2005, com temperaturas globais cerca de 0,55 ° C acima da média, seguido por 1998, marcado por um evento excepcionalmente forte de El Niño.
Segundo a OMM, cada uma das três últimas décadas tem sido mais quente do que a anterior, culminando com 2001-2010 sendo a década mais quente, desde que começaram os registros oficiais, em 1850.
Repare no gráfico da OMM, abaixo, a alta registrada na primeira década do século XXI, a mais quente até agora:

Só tá esquentando



Em 2013, as temperaturas elevadas atingiram com maior intensidade o hemisfério sul. O ano passado foi o mais quente na Austrália, o segundo mais quente no caso da Argentina e o terceiro mais quente na Nova Zelândia. O calor intenso também levou à pior seca em 50 anos no Nordeste brasileiro.

Muitos dos eventos extremos registrados no período foram consistentes com o resultado esperado das mudanças climáticas induzidas pelo homem, destacou o relatório.
Além do calorão, entram na lista preciitações pesadas, tempestades e inundações costeiras, como o tufão Haiyan, que catigou as Filipinas.

A OMM fez um mapa interativo onde é possível acessar todos os eventos climáticos extremos que marcaram o ano de 2013, disponível aqui.

Na próxima semana, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU, publicará a segunda parte de seu quinto relatório sobre a mudança climática. Enchentes, conflitos e insegurança alimentar são alguns dos impactos previstos no rascunho do documento que vazou na Internet.


Fonte (Exame)

Nota Gilberto Theiss: Apocalipse 7:1 e 3 apresenta uma profecia muito significativa que ilustra bem a situação do planeta em nossos dias. No entanto, se os anjos estão retendo os conflitos e a destruição de nosso ambiente de sobrevivência e até certo ponto impedindo a destruição do planeta pelo homem, até que os servos de Deus sejam assinalados, fico a imaginar, como será quando os anjos soltarem os ventos? Grandes eventos estão ocorrendo e grandes profecias nos indicam claramente que estamos no fim (assista a palestra que mostra que estamos de fato no fim). O aquecimento global não é um evento por si profético, mas, seu acontecimento, baseado em Isaías 24, Mateus 24, Apocalipse 7, e outros, faz-nos focar na segunda vinda de Cristo como estando muito próxima à nossa geração.