Qual a resolução em megapixels do olho humano?

Olhos
Se houvesse uma comparação entre uma câmera fotográfica e a visão humana, quantos megapixels nossa visão teria?Ela teria 341.5 megapixels.Para chegar a esse número, é preciso entender como o olho funciona. Manuel Menezes de Oliveira Neto, doutor em Ciência da Computação e professor da UFRGS, explica que, através de movimentos rápidos, o olho faz uma varredura da cena de modo contínuo e envia essas informações ao cérebro, que as combina e compõe as imagens.Para cada grau do campo de visão, o olho faz 77 “ciclos”. Oliveira diz que, segundo a metodologia de um estudo publicado no Journal of Comparative Neurology, são necessários dois pixels para definir um ciclo, totalizando – na complicada matemática da visão – 154 pixels para cada grau do campo de visão.
Assim, por exemplo, se considerarmos a imagem percebida por alguém que observa uma cena com um campo visual de 120 graus tanto na horizontal quanto na vertical, teríamos: 120 x 154 x 120 x 154 = 341.5 megapixels.
Bem superior à capacidade da câmara fotográficas actuais”, ressalta Menezes, antes que você abra uma aba no Google para ver a quantas andam as máquinas de hoje em dia.
Fonte: (Super Interessante) via (Darwinismo)

Nota Gilberto Theiss: Um detalhe, é irrazoável comparar o olho humano com uma câmera fotográfica. Poderíamos comparar com uma câmera filmadora, o que seria um pouco mais justo. No entanto, é humilhante para as máquinas compará-las aos olhos, pois, há complexidades muito maiores e que estão além de resolução em pixel. Há uma perfeita combinação de trabalho entre os olhos e o cérebro que torna possível ajustes coordenadamente finos. O olho humano, assim como qualquer outro órgão do corpo são infinitamente mais complexos e perfeitos que qualquer equipamento sofisticado. Vale lembrar que, as câmeras são uma clara evidência de design inteligente, e o corpo humano, com todas as suas extraordinárias complexidades também seria? Acho que precisamos ter fé exagerada pra acreditar que o olho veio do acaso.