Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 06

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 06 – 4º Trimestre 2012
(3 a 10 de novembro)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO,3 DE NOVEMBRO
Vitória sobre as forças do mal

            “E todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou” (Rm 8:37).

Pensamento Chave: Somente uma vida de plena consagração a Cristo será capaz de fazer com que os demônios temam e corram


            Em demanda de tanto sincretismo de ideias materialistas e espirituais que visam o alívio físico e mental das opressões da vida, a própria religião cristã tem sido encarada como uma mera academia de restauração psicológica. Muitos procuram a igreja apenas para resolver seus problemas de ordem mental como se a igreja fosse um lugar de terapias espirituais. É muito comum a religiosidade entre pessoas famosas, no entanto, apenas para uma busca por espiritualidade. Ser espiritual para estas pessoas não é nada mais que possuir energias místicas positivas da vida. Na verdade a religião cristã não tem nada haver com estes sofismas, pois, a religião foi fundada por Cristo com o objetivo de nos religar com Deus novamente através de Cristo – o Deus encarnado que teve misericórdia suficiente para não virar as costas para a humanidade perdida e imerecida de qualquer compaixão.  A religião cristã existe para ser um conduto de vitória plena contra o pecado a partir do poder da graça de Jesus. A vitória através de Cristo é real e somente se apodera dela aqueles que confiarem e se entregarem plenamente sem reservas.

DOMINGO, 4 DE NOVEMBRO
Um cenário para nossa vitória
(Ef 1:20-22)

            O grande conflito entre Cristo e Satanás foi decidido plenamente na Cruz do calvário. Através deste assombroso sacrifício, onde a justiça e a misericórdia puderam se abraçar, Jesus comprou o direito de conceder vitória a todos que assim desejassem. Se Jesus quiser, ele poderia levar todos para o céu, até mesmo os ruins, pois seu sangue inocente comprou este direito. No entanto, é claro que Ele não levará para o céu àqueles que poderiam fazer com que o pecado surgisse novamente. Portanto, somente os que realmente desejam viver livres do pecado e da transgressão é que poderão ser vitoriosos em Cristo. Somente os que amam a justiça, a retidão e a misericórdia é que desfrutarão da vitória em Cristo. Portanto, o mais importante e relevante é que, a cruz do calvário selou de uma vez por todas o fim do mal e de seus representantes. Através deste feito, Deus pode conceder liberdade e vitória a todos que se achegarem a Ele sem reservas com o coração contrito. Não é maravilhoso compreender o quanto isto é significativo para nós seres humanos frágeis e indefesos? Ter as hostes do bem ao nosso lado e a certeza da vitória em Cristo é a mais esplendorosa verdade e realidade tangível que podemos ter. Por mais que Satanás batalhe contra nós, seus poderes e artimanhas são frágeis diante da muralha espiritual existente ao nosso redor criada por Deus nos méritos de Cristo.

SEGUNDA, 5 DE NOVEMBRO
Esperança de vitória
 (Rm 8:26-39)

            A grande realidade em todo o conflito entre Satanás e Cristo é que a vitória de Cristo é exatamente a nossa vitória. Por mais que soframos ou padeçamos perseguições nesta vida, o que realmente importa é o final da história. Quando lemos um livro de alguma história fascinante sem a paciência para saber o que acontece nas últimas páginas, acabamos deixando parte de todo o conteúdo para ler o último capítulo. Imaginemos que a história do livro que narra uma série de injustiças, perseguições e muita dor de algumas pessoas inocentes, termine exatamente com um final tremendamente feliz. Bom, agora que se conhece o final feliz, terminará de ler o livro do ponto em que parou, porém com uma enorme diferença, agora sabendo que toda a angústia vivida por estas pessoas em breve se redundará em bênçãos e felicidades. Como nesta ilustração, todos nós, embora angustiados, injustiçados e perseguidos, conhecemos o fim de tudo. Sabemos como será o derradeiro final deste conflito e o que será de nós no futuro próximo. Sabemos perfeitamente que, os que morreram em Cristo serão retirados da sepultura e que os sofridos do presente, se não verem a morte, serão glorificados na vinda de Jesus. Portanto, o que temos a temer a não ser a nossa própria falta de fé? A esperança da vitória deve ser permeada de certeza e de encorajamento, pois, mais cedo ou mais tarde, todos nós visualizaremos o que sonhamos por tanto tempo - de ver e palpar aquilo que sempre esteve apenas no papel e no coração.

TERÇA, 6 DE NOVEMBRO
Cristãos versus Satanás
(Tg 4:7; Dt 4:4)

             Certa feita, um fazendeiro, preocupado com a segurança de sua família e bens, cercou toda a fazenda com armadilhas, buracos que não podiam ser vistos, arapucas, além de cães que ficavam escondidos amarrados a cordas bem longas. Numa bela noite, quando todos estavam dormindo, derepente, ouvia-se diversos barulhos de armadilhas que foram acionadas, gritos de pessoas que caíram em alguns buracos e os cães que, com latidos ensurdecedores amedrontavam qualquer um que se aproximasse. O detalhe é que, vários bandidos tentavam entrar na fazendo, mas, foram surpreendidos pelas armadilhas preparadas pelo fazendeiro. A história pode ser fictícia, mas, a realidade é que, como este fazendeiro, Deus através de Cristo criou um cenário propício para manter-nos seguros contra os assaltos de Satanás. O que ocorre é que, quando nossa decisão acontece na mente e nos atos, quando mantemos comunicação constante com o céu através da oração e do estudo da Palavra, quando entregamos nossa vida sem reservas todos os dias aos cuidados do todo poderoso, os demônios passam a ser limitados em exercer suas estratégias contra nós. A declaração de que o “diabo fugirá de vós” reflete a mais profunda certeza da garantia do que o poder de Deus é capaz de fazer com os demônios que tentam arregimentar suas forças contra o fiel filho de Deus. Como na ilustração da fazenda protegida, os demônios encontrarão muitos obstáculos intransponíveis para conseguir se aproximar dos que são protegidos pelos anjos. Vida de integridade, de oração, fé, testemunho e de estudo da palavra de Deus são ingredientes necessários para que o escudo do Senhor nos circunde contra as forças do mal.


QUARTA, 7 DE NOVEMBRO
Exemplos de vitória
(Mt 10:1-8; Mc 6:7,12,13; Lc 9:1,2; 10:1-20)

         A Bíblia está repleta de testemunhos de homens e mulheres que foram libertos das garras de Satanás assim como de demônios que atenderam as ordens dos que os estavam expulsando. Claro que, este poder não se encontra nos humanos, ele vem de Deus. Anjos magníficos estão batalhando em favor dos filhos de Deus e sempre que há um confronto no nível espiritual contra o nível humano, estes seres poderosos são comissionados por Deus a lutar em favor dos Seus filhos. Por mais poderosos que os demônios sejam, o poder deles é completamente diluído quando, em nosso favor, o poder de Deus se apresenta. Jesus, quando humano, expulsou muitos demônios de homens e mulheres. Os discípulos, sob a ação e poder de Deus foram capazes de expulsar anjos maus poderosos. Se nós estivermos munidos do poder de Deus, também faremos o mesmo. No entanto, nossa vida precisa estar em dia com Deus ancorada na graça de Cristo. Consagração e pureza devem ser a nota tônica de nossa existência. O que você faria se, de forma surpreendente um vizinho lhe chamasse para expulsar o demônio de uma pessoa, o que você faria? Reflita por algum tempo nesta pergunta e responda uma segunda pergunta: Você acha que está em condições de ser útil nas mãos de Deus se isto ocorrer? Bom, se você não se sente preparado, o que acha de começar a se preparar neste exato momento? Você não precisa ser perfeito para que Deus o use poderosamente, você só precisa simplesmente aprender amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia e fazer disto uma realidade em sua vida. Viver a verdade de Deus e ter uma vida de comunhão constante com Ele é o escopo de tudo.

QUINTA E SEXTA 8 DE NOVEMBRO
Exemplos de vitória (livro de Atos)
(At 5:12-16; 3:1-11; 16:14-18)

             A grande verdade na lição de hoje é que, embora os teólogos da alta crítica não acreditem no sobrenatural, o sobrenatural existe. Vidas são ceifadas dia a dia, pessoas são possuídas, outras são levadas ao sofrimento e doença, além de governos e homens poderosos serem governados pelo sobrenatural. A Terra toda está sobre o domínio de Satanás e de seus anjos e permanecerá até que Jesus retorne. No entanto, assim como Pedro, Paulo e outros discípulos, Deus deseja usar-nos da mesma maneira como usou-os. Para livrar as pessoas das garras do mal não é necessário fazer uso do sobrenatural. Exceto em alguns momentos em que se faz necessário expulsar os demônios através do sobrenatural, hoje, através de uma fé coerente, palavras inspiradoras e da mensagem de saúde, muitas vidas poderão ser restauradas. Há muitas formas de poder livrar as pessoas das algemas de Satanás, mas, independente de ser através de uma seção sobrenatural ou não, a maior arma em favor dos enganados é uma vida de testemunho vivo da verdade de Deus. Os discípulos, como registrado na lição de hoje, foram usados poderosamente por Deus para salvar pessoas do sofrimento, das doenças e das possessões, mas, de nada valerá nossas orações e luta contra o mal se nós não deixarmos de ser meros expectadores da verdade. Precisamos no mais pleno sentido, ser cristãos de verdade. Vestir a camisa da igreja ou passar o verniz da boa religião não trará poder à nossas palavras e atos. Dizem por ai que, se o diabo aparecer, basta levantar a Bíblia que ele vai embora. Isto é mentira, pois, o diabo não tem medo de Bíblia. Se a nossa vida não for coerente com a verdade, o diabo é capaz de pegar esta Bíblia e ainda dar-nos uma bela surra com ela. Resumindo, o diabo só tem medo de vidas que foram transformadas pelo poder de Deus.




[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br