Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 01 – 2º Trimestre 2012


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 01 – 2º Trimestre 2012
(31 de março a 7 de abril)

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 31 DE MARÇO
Definindo evangelismo e testemunho

            “Portanto, vão a façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:19-20, NVI)

            Pensamento Chave: Evangelismo e testemunho – o motor que mantém a igreja viva.

            O trabalho do evangelismo e testemunho pessoal não pode ser encarado como um mero trabalho – na verdade é o maior de todos os privilégios já concedidos a um ser humano.
            A Palavra de Deus está repleta de histórias de homens e mulheres que deram suas vidas pelo evangelismo. Não são testemunhos de martírio com o fim de angariar alguma dádiva meritória, como ensina algumas religiões, mas um testemunho abnegado de amor. Jesus foi contundente ao apelar para que os discípulos percorressem todo o mundo para discipular e batizar os que crescem na verdade. De igual forma, todos nós, hoje, somos convidados a deixar um pouco dos nossos próprios afazeres para dedicar mais tempo na busca de pessoas perdidas e desenganadas. Lembre-se que, um dia você e eu estávamos completamente perdidos e sem esperança, e foi exatamente a disposição de alguém que facilitou com que o evangelismo nos alcançasse. O Espírito de Deus fez uso de uma pessoa que, com certeza, deixou um pouco dos seus interesses de lado para, de alguma forma fazer com que a verdade de Deus se encontrasse conosco. Agora, é o momento de retribuirmos o favor e permitir que grande parte de nosso tempo seja utilizado no propósito do evangelismo e testemunho. Se isto não se tornar uma realidade na vida dos cristos de nosso tempo, em algum momento, mais cedo ou mais tarde a vida cristã parecerá monótona e sem significado, e a apostasia poderá ser uma consequência inevitável. Sem trabalho missionário, a igreja fatalmente terá um encontro com a falência espiritual.
           
DOMINGO, 01 de ABRIL
O que é evangelismo?
(At 4:33; 5:42; 2:36-39; 7:56; 13:48)

            Evangelismo não é um evento particular ou uma festa de um fim de semana. Evangelismo deve ser um estilo completo de vida. Não deve ser considerado apenas mais um programa da igreja, mas, um aspecto vitalício e pleno da vida como um todo. O fato é que, todos os cristãos deveriam respirar evangelismo, falar de evangelismo, comer evangelismo, sonhar com evangelismo e viver o evangelismo. Se isto fosse uma realidade na vida de todos os membros da igreja, não tenho dúvidas que já estaríamos no céu. A mensagem do perdão, do desejo de Deus em se reconciliar com a humanidade, a vitória de Cristo por nós na cruz, a promessa de restauração plena e completa devem ser mensagens difundidas por nossas palavras e atos em todo o momento evangelístico da  vida. A própria palavra evangelismo deriva da palavra evangelho, que segundo Paulo, é o poder de Deus para salvar todo aquele que crê (Rm 1:15-16). Se o poder de Deus alcançou-nos, este mesmo poder, através de nós precisa alcançar outras pessoas. Evangelismo como um estilo de vida é a esfera mais elevada do poder do Espírito Santo na mente e no coração do crente que radicalmente entendeu o verdadeiro significado e propósito da vida. Devemos continuamente pedir a Deus um coração missionário e repleto de amor pelos que estão desenganados pelo inimigo das almas. Se assim não fizermos, dificilmente daremos passos nesta direção.

SEGUNDA, 02 DE ABRIL
O que é testemunho?
 (Mc 5:18-20; At 22:15, 16; 1 Jo 1:3)

             A Bíblia prevê que somente quando o evangelho for pregado a todas as pessoas é que virá o fim (Mt 24:14). Entretanto, o verso nos ensina que o evangelho será pregado em testemunho a todos os povos. O que isto tem a nos dizer é que não há evangelho sem testemunho, pois o evangelho verdadeiro é acompanhado de sua veracidade e poder materializado em vida prática. Assim como em outros tempos, o exemplo de muitas pessoas não tem sido conivente com suas palavras. Por este motivo é que os professos cristãos devem fazer valer suas palavras tornando-as coerentes com seu exemplo. Testemunhar do evangelho a outros não significa apenas apresenta-lo, mas descrevê-lo de maneira coerente com os valores e princípios que o tornam evangelho de Cristo. Não há nenhuma coerência apresentar a palavra de Deus como poder transformador quando nossas próprias vidas não foram transformadas. Há extrema discrepância dar testemunho do evangelho e ao mesmo tempo viver uma vida contrária ao evangelho. Em nossos dias, o secularismo e o relativismo têm exigido das pessoas coerência entre as palavras e comportamentos. A sociedade está cansada de ouvir promessas de políticos que não se cumprem, cansada de ouvir palavras de pessoas religiosas que não vivem a essência da religião, e principalmente esgotados por tantos testemunhos ridículos e repletos de falsidade até mesmo dos que se dizem ser líderes espirituais. Parece que em nenhum tempo foi tão importante o testemunho pessoal quanto o tempo atual. O testemunho do evangelho, somente terá o seu verdadeiro poder se o testemunho pessoal for coerente com a verdade do evangelho. Somente os que estiverem repletos do poder do Espírito Santo é que serão capazes de apresentar o puro evangelho de Cristo em sua mais profunda essência. Somente os que verdadeiramente se entregaram a Deus sem reservas é que terão um testemunho casado fidedignamente com a palavra de Deus. Portanto o que é testemunho? Neste caso específico é a apresentação do puro evangelho de Jesus em nossos atos e palavras. Como bem expressou Ellen White, um ato vale mais que mil palavras... E como vale...

TERÇA, 03 DE ABRIL
Evidência Bíblica
(At 13:1-49; 6:1-7)

            A vida cristã é construída sobre 3 alicerces: Oração, estudo da Bíblia e testemunho. Você pode orar e estudar a Bíblia, mas, se não testemunhar sua vida cristã será incompleta. Naturalmente, todos os que oram e estudam a palavra de Deus, compelidos pelo Espírito Santo, desejarão comunicar aos outros o que, pela experiência, tem experimentado. Como na experiência de Jeremias, a palavra de Deus se torna como fogo devorador que somente não queima por dentro quando ela sai da nossa boca para alcançar os ouvidos de outrem.
            Os discípulos passaram por esta experiência, pois, logo no princípio quando Jesus ascendeu ao céu, eles se espalharam pelo mundo para propagar as verdades que aprenderam do mestre. Pedro viajou por vários lugares, e segundo alguns historiadores, deve ter passado pela cidade de Roma para difundir o evangelho de Jesus. Paulo e Barnabé não fizeram menos que isso, pois, viajaram pelas cidades da costa do mediterrâneo como Antioquia, Derbe, Frígia, Mísia, Neápolis, Filipos, Tessalônica, Beréia, Corinto, Atenjas, Éfeso e muitas outras cidades para anunciar o evangelho de Cristo (Ex.: At 15:36). Foram muitos os conversos nessas cidades onde estes homens passaram. O evangelho que pregavam era na mais pura essência o evangelho que viviam na prática – o de Jesus Cristo. É válido lembrar que, muitas pessoas somente foram tocadas pela verdade porque estes homens viviam a essência da verdade. Evangelho sem prática sempre será destituído de poder. Mas, no caso dos discípulos suas vidas foram marcadas pelo poder de Deus e isto era visível aos olhos dos que ouviram suas palavras. O sucesso da igreja primitiva é que tornou possível hoje termos a oportunidade de apresentar a palavra de Deus ao mundo. Mas, lembre-se, sem a prática do evangelho, ninguém será convencido.

QUARTA, 04 DE ABRIL
Contando nossa história
(At 22:3-21)

            Que linda é a história de um dos homens mais cultos de seu tempo. Em poucas palavras, Paulo apresentou a nós e aos de seu tempo, o que Deus foi capaz de fazer por sua vida. Este homem era um adversário em potencial para os cristãos. Paulo, antes conhecido como Saulo, parecia detestar os cristãos a ponto de persegui-los mesmo nos confins da Terra. Sua fúria e desejo de livrar o mundo deste povo era uma prioridade. No entanto, quando esteve a caminho de Damasco, sua sinceridade foi notada por Deus a ponto de Jesus ir de encontro a este homem. Saulo, segundo alguns estudiosos, em um ato vergonhoso, caiu de seu cavalo para beijar o pó da terra. Esta experiência foi única e suficiente para retirar dos olhos deste homem as escamas espirituais que o impediam de enxergar o conflito espiritual a sua volta. Foi ali que Saulo começou a ser Paulo. Foi ali que Jesus apareceu em sua vida para lhe dar uma oportunidade de ser um de Seus discípulos. E claro, Paulo não desperdiçou esta oportunidade e se entregou completamente. Se tornou um dos maiores e mais poderosos instrumentos de Deus. Sua conversão estremeceu os grandes homens de seu tempo especialmente os que odiavam os cristãos. Sua vida foi marcada pelo milagre da verdadeira conversão, e isto foi a grande ferramenta em suas mãos para ajudar outros a acreditarem no evangelho.
            Cada um de nós tem uma experiência muito pessoal que remonta o que éramos no passado e o que atualmente somos. Observe com atenção e, se possível, anote em um papel que tipo de velho homem ou mulher você era antes de conhecer a Deus, e agora risque deste mesmo papel o que você deixou para trás graças a misericórdia de Deus. Faça isto e perceberá o que Deus foi capaz de fazer por você. Agora, observando a fundo a experiência de Paulo, devemos refletir no que temos feito para honrar a Deus e comprar com o que Ele tem feito por nós hoje. A verdade é que, Deus deseja usarmos assim como usou Paulo. Pense nisso...

QUINTA E SEXTA 05 e 06 DE ABRIL
Nossa descrição de trabalho
(I Pe 3:15;)

            Deus fundou a igreja para ser uma estrutura evangelística dentro do mundo. Nossas definições de evangelismo devem incrementar como essência as mensagens que apresentem Cristo como o centro de nossas vidas, sonhos e expectativas. O trabalho deve ser permeado de puro desejo em apresentar ao público, com convicção, as verdades que se contrapõem às mentiras difundidas por Satanás e seus seguidores. São muitos os métodos existentes e praticados para apresentar esta verdade, mas o conteúdo da mensagem deve ser apenas um.
            A igreja adventista e os membros que a compõem sentem a responsabilidade de pregar o evangelho eterno. No dia em que a igreja deixar de cumprir este propósito, ela deixará de ser útil nas mãos de Deus, pois a igreja adventista, diferente de outras denominações, recebeu de Deus a missão de pregar as três mensagens angélicas para todos os povos e línguas. Cada membro desta igreja possui o dever de, de alguma forma, se engajar nas ações evangelísticas. Nossa própria vida deve fazer parte desta atmosfera. Em outras palavras, evangelismo ou trabalho missionário deve ser verdadeiramente um estilo de vida. Infelizmente as ocupações do mundo tem minado nossa sensibilidade para este propósito. Temos sido alvos de Satanás para o desânimo e frieza espiritual. Muitos membros não passam de meros espectadores ou papa sermões nas igrejas. Hoje em dia o desânimo tem sido tão avassalador que, muitos cristãos estão preferindo assistir um sermão em casa, que ir até a igreja. No entanto, um reavivamento da verdadeira piedade deve acontecer em nossas vidas. Devemos pedir a Deus que Ele nos dê um coração totalmente missionário e isto não é uma opção.

Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br