LEIS E REGULAMENTOS JUDAICOS

LEIS E REGULAMENTOS JUDAICOS

(LEVITICO 12, 16 E 23)

No Pentateuco, encontramos cerca de 613 leis divididas em pelo menos 5 categorias. 1º Lei moral: Eram os dez mandamentos, que representavam o caráter de Deus e foram dados pelo próprio Deus; 2º leis da saúde e higiene: Leis destinadas a conservar a saúde do corpo e da mente e também da pureza; 3º Leis civis: Visava proteger os direitos de cada cidadão; 4º Leis do estatuto e juízo: Para manter a ordem e proteção dos indivíduos; 5º Leis cerimoniais: Consistiam em todos os ritos que mantinham o santuário em funcionamento e eram uma representação clara do plano salvífico em Cristo. Por esta razão que Paulo disse que “tudo isso (Leis cerimoniais) tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Cl 2:17).

É comum ouvir por ai que os Judeus não faziam distinção de leis e que tal distinção fora uma invenção dos adventistas. É verdade que os Judeus não fazem costumeiras separações das leis, pelo fato de todas virem direta ou indiretamente de Deus, mas é mentira supor que teólogos judaicos não reconheçam que hája  leis distintas dentro do Pentateuco. Observe com atenção o que diz uma conceituada enciclopédia Judaica:

"O termo Judaico "lei" inclui muito mais do que geralmente se compreende sob este nome. Portanto, o material que é encontrado nos códices judaicos é de vários tipos, e diferentes porções tem sido freqüentemente tratadas em várias obras legais. Os originadores das leis bíblicas, estavam bem cientes das diferenças entre lei moral, cerimonial e jurídica, como se pode provar pelo número de sinônimos para "lei" encontrados nas Escrituras. Pois, ainda que estes sinônimos fossem, com o passar do tempo, utilizados sem distinção, não resta dúvida de que originariamente, indicavam diferentes classes de leis, sendo que a diferenciação original se foi perdendo quando as leis eram todas reputadas como de origem divina."1
 Todas estas leis, formavam todo o conjunto de mais de 600 leis do Pentateuco, porém, os Judeus sabiam que havia algo de especial na lei dos dez mandamentos, pois, ao contrário das demais, os dez preceitos foram escritos diretamente pelo dedo do próprio Deus (Êx 31:18; 20:3-17), e depois, transmitidos ao povo Israelita por intermédio de Moisés, e para nós, transmitidos por Cristo (Mt 19:17; Jo 14:15, 21; 15:10, e pelos discípulos (Rm 3:31; 7:12, 14; 13:8-10; Tg 2:10,11; 1 Jo 2:4; 3:4; 5:3; 2 Jo 6).

A maior dificuldade para muitos evangélicos não é aceitar os dez mandamentos, mas apenas o quarto que implica na guarda do sábado do sétimo dia. Dizem que o sábado foi dado como mandamento somente no Sinai e que sua guarda era restrita aos Judeus. Esta suposição é tão equivocada, que até Martinho Lutero não corroborava tal pensamento, pois ele mesmo escreveu que:

"Destarte podes ver que o sábado existia antes que viesse a lei de Moisés, e tem existido desde o princípio do mundo. Especialmente têm os devotos, que preservaram a fé verdadeira, se reunido e apelado a Deus nesse dia".--Traduzido de "Auslegung des Alten Testament" 2.

Mesmo em nossos dias, podemos encontrar notáveis teólogos e pastores evangélicos de igrejas como: Assembléia de Deus, Batista, Metodista, Presbiteriano e padres e bispos católicos afirmando categoricamente que o sábado e os dez mandamentos ainda hoje são a base do novo concerto assim como foi do velho. As declarações destes teólogos podem ser lidas no livro intitulado “O Despertar de um Mandamento”, dos autores: Natan F. Silva, Gilberto G. Theiss e Azenilto G. Brito.


Notas Bibliográficas
1- “Encyclopaedia Judaica” de 1906, no artigo "Law", escrito por Louis Ginzberg, Professor de Talmud da Universidade judaica de Nova York e Solomon Schechter, Presidente da mesma faculdade, à época:

2-  (Comentário Sobre o Velho Testamento), em "Sämmtliche Schriften" (Escritos Coletados), editado por J. G. Walch., Vol. 3, col. 950.