Descomplicando a lei e a graça em Romanos. Um livro apropriado para o momento e escrito numa linguagem apropriada para a igreja. O autor: Gilberto G. Theiss, esboça de maneira simples e descomplicada o verdadeiro valor da lei e da graça na vida do cristão. Apresenta a graça como o centro de todas as experiências da vida em Cristo e coloca a lei no lugar que jamais deveria ter saído. Com base nas declarações de Paulo no livro de Romanos, esclarece que Paulo jamais havia se posicionado contra a lei, mas contra o legalismo de cristãos judaizantes de sua época. A lei jamais foi concedida para servir de instrumento salvífico ou para dar sustento a méritos humanos. No entanto, a graça também jamais foi dada para que o cristão viva de maneira desordenada. Portanto, como alcançar o devido equilibrio nesta questão sem pender para o liberalismo ou legalismo? Como evitar o perfeccionismo ou a libertinagem aparentemente cristã? Esta é a proposta do livro, deixar evidente o verdadeiro significado da salvação em Cristo e da obediência unicamente pela fé.
Previsão: (Já escrito e em fase de revisão. Previsto para 2011)
A história revelada e a verdade confirmada. A história da Igreja Adventista do Sétimo dia não é uma história comum. Deus levantou um movimento profético (Ap10:10-11; 12:1,17), num período profético (Dn 8:14), no momento mais importantes da história deste mundo. No entanto, muitas dúvidas e conflitos surgem em nossos dias que visão confundir as credenciais deste remanescente e de sua missão. Alguns questionam doutrinas como a Trindade, justificação pela fé, dom profético e a remanescência da igreja; mas, até que ponto podemos ter convicção do que aprendemos sobre a história desta igreja? Quais as fontes históricas do seu surgimento e da formação doutrinária desta igreja? O autor, Gilberto G. Theiss, de maneira simples, procurou preparar um pequeno manual baseado em perguntas e respostas para facilitar a compreensão do leitor. Perguntas como: O que realmente aconteceu logo após o desapontamento de 1844? Como foi a formação do movimento adventista sabatista? Como foi a formação das primeiras doutrinas? E o que dizer da organização da igreja? Quais as evidências históricas do dom profético em Ellen White? Como realmente a doutrina da Trindade foi aceita no meio adventista? Houve realmente um progressivo entendimento nesta questão? Há evidências históricas de que Tiago White, Ellen White, W.W. Prescott e Uriah Smith tenham aceito esta doutrina? Qual a influência do Desejados de Todas as Nações na compreensão desta doutrina? Qual o testemunho de outros pioneiros a este respeito?
Estas e outras perguntas são esclarecidas de forma simples e objetiva respaldadas por fontes históricas autênticas e precisas. O leitor perceberá que nunca houve manipulação de informações por parte da igreja e que os movimentos dissidentes não tem sido muito coerente em seus embasamentos. O objetivo deste livro não é fomentar discussões, mas servir de apoio para o membro que algumas das vezes não tem acesso à informações mais objetivas. Com certeza o leitor se enriquecerá com este material.
Previsão: (Em fase de término. Depois revisão. Previsto para 2011).