Epístolas de João

As Epístolas de João

Nesta nova jornada de estudos da lição da escola sabatina, entraremos em assuntos bastante peculiares para os nossos dias. Sempre em toda a história da igreja as verdades foram atacadas e consequentemente a estrutura da fé de muitos crentes abaladas. Isso em qualquer instituição religiosa.

Mensagens como Natureza de Cristo, Divindade de Jesus, Graça e lei, são temas que nunca nos deixam em paz. Sempre há disputas, em todo lugar que apareço sempre há alguém perguntando sobre esses temas. Fico impressionado com a facilidade que satanás encontra para desviar a mente das pessoas. E o mais incrível é a capacidade de fazê-las distorcer os temas de forma que venham a se ajustar a suas próprias concepções. A igreja tem sua posição que creio ser direcionada por Deus, porém fora da teologia central da igreja vemos tantas e tantas diferenças na forma de pensar sobre um único assunto. E todos afirmam possuir a verdadeira interpretação. Cada um vê de uma forma e cada um luta para que sua forma de ver seja a mais aceita.

Sinceramente, como sempre digo, nós temos QI de amebas, nossa sabedoria é loucura diante de Deus. Por isso devemos ter maior cuidado. No contexto da Igreja Adventista, o Espírito de Profecia nos declara que Deus falará pela voz da igreja quando os princípios e valores dessa igreja forem aceitos em assembléia geral. Nossas 28 crenças, todos os valores e princípios e toda nossa filosofia que passaram pela mesa dos milhares de delegados que representam a igreja em todo o mundo, creio plenamente serem de fato a voz de Deus porque tal fato foi confirmado pela revelação. De nossa parte isso significa fé e submissão. Veja bem, estou me referindo a assembléia geral e não de votos e opiniões de mesas isoladas ou de parecer individual.

A lição deste trimestre nos revelará como as igrejas da Ásia menor enfrentaram os erros doutrinários e as falsas concepções religiosas que tentaram entrar e assim poder aprender a forma como poderemos agir em pleno século XXI. Portanto se você ainda não adiquiriu a lição, não perca mais tempo, pois faremos uma viagem pela história dessas igrejas e as ligaremos com o nosso contexto. A cada semana estarei aqui no blog fazendo um acréscimo à lição para servir de subsídio a todos os professores e interessados no assunto.

Reflexão:

Satanás tem operado com poder enganador, introduzindo uma multiplicidade de erros que obscurecem a verdade. O erro não pode subsistir por si mesmo, e se extinguiria de pronto, não se apegasse como parasita à árvore da verdade. O erro tira sua vida da verdade de Deus. As tradições dos homens, como microrganismos que pairam no ar, agarram-se à verdade de Deus, e os homens as consideram como parte da verdade. Mediante falsas doutrinas, Satanás consegue terreno onde firmar-se, e cativa a mente dos homens, fazendo com que se apeguem a teorias que não têm fundamento na verdade. Eles ensinam ousadamente, como doutrinas, mandamentos de homens; e à medida que a tradição caminha de século para século, vai adquirindo poder sobre o espírito humano. O tempo, todavia, não torna o erro verdade, tampouco seu peso opressivo faz com que a planta da verdade se mude em parasita. A árvore da verdade dá seu genuíno fruto, mostrando sua verdadeira origem e natureza. A parasita do erro também produz seu fruto, e torna manifesto que seu caráter é diverso da planta de origem celeste. Evangelismo, Página 589.