Mais um encanto para os apaixonados por História e Arqueologia

Com cidadela restaurada, Afeganistão lembra passado de turismo

Nos anos de 1970, turistas viajavam ao oeste do Afeganistão para subir pelas ruínas de uma antiga cidadela: uma fortaleza semelhante a um castelo de areia que se impunha sobre a cidade de Herat por milhares de anos.
A cidadela de Qala Ikhtyaruddin estava desmoronando naquela época, mas hoje a nova estrutura restaurada, da época de Alexandre, o Grande, é um sinal de esperança no progresso em um país marcado pela guerra. 

Milhares de artesãos afegãos trabalharam para restaurar o passado de glória das ruínas, com a ajuda do Aga Khan Trust for Culture e cerca de US$ 2,4 milhões dos governos dos Estados Unidos e Alemanha.
O embaixador americano para o Afeganistão, Ryan Crocker, estava entre os turistas que visitaram Herat décadas atrás, e no domingo (16) ele celebrou a restauração da cidadela e a abertura de um novo museu de artefatos afegãos na área.
"Até 35 anos atrás, turistas de todo o mundo vieram para testemunhar um patrimônio histórico e incomparáveis paisagens nacionais", disse Crocker. 

"Nós ansiamos pelo dia em que afegãos e visitantes pelo mundo venham novamente para aprender sobre a rica história do país e experimentar da hospitalidade que o povo tem a oferecer", disse ele.
Agora, o turismo parece algo difícil de se imaginar no Afeganistão, onde dezenas de milhares de tropas estrangeiras estão em seu décimo ano de luta contra insurgentes do Taleban.
No entanto, a refeita e imponente estrutura de tijolos agora é um novo símbolo do desejo da nação por emergir do sangrento conflito. 


 Fonte: folha online

Nota: Enfim, mais um paraíso histórico para os apaixonados pelo passado. Se enfileira em uma vasta lista um dos lugares que ainda pretendo conhecer pessoalmente. As riquezas do passado ajudam a construir a identidade do presente. Um povo sem história é um povo sem passado e consequentemente sem presente e futuro.