Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 07 – 1º Trimestre 2011 (05 a 12 de fevereiro)


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 07 – 1º Trimestre 2011 (05 a 12 de fevereiro)

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 05 DE FEVEREIRO
Esperança contra a depressão
(Sl 34:18)

            “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Sl 34:18)).

            Diante de tantos problemas existentes em várias circunstâncias da vida, os profissionais da mente têm ensinado que até certo ponto pode ser considerado natural determinadas crises psicológicas e desânimos momentâneos. No entanto, os estados constantes de crises ou tristezas exageradas podem significar uma patologia mais séria que torna necessário um cuidado mais especial. Neste caso, a doença pode ser um início ou estágio avançado de depressão. As crises psicológicas, quando fora de seu estado de normalidade podem ser um inimigo difícil de ser vencido ou até mesmo uma fatalidade com grandes prejuízos. Por esta razão, sob este aspecto, devemos agir pela fé e também além da fé. Além da fé, em alguns casos devemos buscar ajuda, especialmente dos profissionais da área.
            Toda e qualquer tipo de doença que interfira negativamente com as nossas emoções, devem ser tratadas e avaliadas com seriedade. Se não aprendermos agir com maturidade e responsabilidade nestes casos, seja para nos ajudar ou ajudar outros, teremos poucos motivos para permanecer motivado e esperançoso em Cristo. O grande problema é que nossas emoções quando feridas pelo nosso estado em si, nos faz enxergar a vida com menos sabor e conseqüentemente pode ser capaz de impedir de enxergarmos a beleza do amor e bondade de Deus. A esperança é uma das virtudes e dom que jamais podemos incorrer no risco de perdê-la. Perdendo esta preciosidade, perderemos também o foco da redenção em Jesus.

Leitura Adicional

            “Por que você se recusa a ir a Jesus e receber descanso e paz? Você pode ter erra bênção. Satanás sugere que você está desamparado e não pode ajudar a si mesmo. É verdade, você está desamparado. Mas apresente-lhe Jesus: ‘Tenho um Salvador. Confio nEle, e Ele nunca permite que eu seja confundido. Em seu nome, sou vencedor. Ele é minha justiça e minha coroa de glória.’ Que ninguém sinta que seu caso é irremediável, pois não é. Pode parecer que você é pecador e está perdido, mas é justamente nessa condição que você precisa de um Salvador. Se tiver pecados a confessar, não perca tempo. Esses momentos são de ouro. ‘Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça’ (1 Jo 1:9). Aqueles que têm fome e sede de justiça serão fartos, pois Jesus lhes prometeu. Precioso Salvador! Seus braços estão abertos para nos receber, e Seu coração de amor está esperando para nos abençoar (Fé e Obras, p. 37, 38).

           
DOMINGO, 06 DE FEVEREIRO
Abatimento
(Sl 42)

            A tristeza ou abatimento são muito comuns no contexto em que vivemos. Dificilmente viveremos sempre felizes não tendo nada do que nos queixar. Seria interessante se houvesse um estabilizador de emoções para impedir que sejamos fortes num momento e fracos em outro. No entanto, este estabilizador não existe, mas podemos encontrar refúgio e conforto nas declarações de cuidado e bondade de Deus por nós. Aliás, o fato de existirmos significa que amorosamente o Senhor pensou em nós. Mesmo que algumas pessoas tenham vindo ao mundo sem planejamento adequado, o Onipotente já tinha tudo sob o seu controle e sua existência para Ele jamais fora uma surpresa. O grande problema é que, muitas das vezes, nós é que saímos dos planos que o Senhor havia traçado por nós. Exatamente isto é que nos torna mais susceptíveis às desgraças que nos causam dor e abatimento.
            Por outro lado, temos que ter em mente que, por mais fortes que sejamos, algumas vezes seremos atormentados pelos abatimentos que virão sem motivo. Se algumas vezes ficamos tristes sem motivos, quem dirá quando houver motivos. Deus entende cada lágrima e dor que sentimos. Ele sabe interpretar cada uma delas. No entanto, nós mesmos, além da proteção e conforto de Deus, precisamos aprender a driblar a tristeza e repensar muitas vezes nas maiores e melhores promessas que Deus nos fez. Faz-se necessário adquirir maturidade para conseguir administrar esses momentos até que eles passem. Se soubermos cuidar de nossas próprias emoções dando o devido tempo para que elas se encerrem, e se soubermos tomar posse das promessas de Jesus para a vida, com certeza seremos muito menos atribulados e esperançosos. Bom, embora todos saibam, também é válido relembrar que, na descrição de Ellen White “nosso Pai celestial não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens. Ele tem Seu propósito no furacão e na tempestade, no fogo e na inundação. O Senhor permite que calamidades advenham a Seu povo para salvá-lo de perigos maiores. Deseja que todos examinemos cuidadosamente o próprio coração e então, nos acheguemos a Deus para que Ele Se aproxime de nós. Nossa vida está nas mãos de Deus. Ele vê a nos ameaçar perigos que não podemos ver. Ele é o doador de todas as nossas bênçãos; o provedor de todas as nossas misericórdias; o ordenador de todas as nossas experiências. Vê os perigos que não podemos ver. Pode permitir que sobrevenha a Seu povo aquilo que enche Seu coração de tristeza porque percebe que precisa acertar caminhos retos para seus pés, a fim de que os vacilantes não se desviem do rumo. Conhece nossa estrutura e Se lembra de que somos pó. Até os cabelos de nossa cabeça estão contados. Ele atua em causas naturais para levar Seu povo a se lembrar de que não os esqueceu, mas deseja que abandonem o caminho que, se lhes fosse permitido seguir sem impedimento e reprovação, os conduziria a grande perigo. Sobrevêm provações para nos levar a pesquisar o coração e ver se está purificado de tudo quanto contamine. O Senhor está constantemente operando para nosso bem presente e eterno. Às vezes, acontecem coisas que parecem inexplicáveis, mas, se confiarmos no Senhor e aguardarmos pacientemente por Ele, humilhando diante dEle o coração, Ele não permitirá que o inimigo triunfe. O Senhor salvará Seu povo à Sua própria maneira, por meios e instrumentos tais que a glória Lhe será revertida” (Olhando Para o Alto [MM 1983], p. 59).

Leitura Adicional

            “O Senhor não Se agrada de que nos agitemos e desanimemos, afastando-nos assim dos braços de Jesus. Há necessidade de espera mais calma, combinada com vigilância. A menos que haja sentimentos, julgamos não estar no caminho certo e continuamos olhando para dentro de nós, em busca de algum sinal apropriado à ocasião. O que conta, porém, não é o sentimento, mas a fé.
            Quando consentimos com a Palavra escrita, segundo nosso melhor entendimento, devemos andar pela fé, quer sintamos uma satisfação especial, que não. Desonramos a Deus quando mostramos que não confiamos nEle depois de nos haver concedido tão maravilhosas provas de Seu grande amor, dando-nos Seu Filho unigênito, Jesus, para morrer como nosso sacrifício, a fim de que nEle crêssemos, sobre Ele descansássemos nossas esperanças e confiássemos em Sua Palavra, sem questionar nem duvidar.
            Continuemos olhando para Jesus, fazendo, com fé, orações silenciosas, apoderando-nos da força de Deus, quer nossos sentimentos o indiquem , que não. Avancemos resolutos, côo se cada uma das orações feitas tivesse sido acolhida pelo trono de Deus e atendida por aquele cujas promessas não falham jamais. Prossigamos no caminho, cantando e salmodiando a Deus em nosso coração, mesmo quando opressos por um senso de peso e tristeza. Digo-lhes, como alguém que Sabe que virá a luz, a alegria será nosso quinhão e as névoas e nuvens serão afastadas. E passaremos do poder opressor das sombras e trevas para a clara luz de Sua presença” (Mensagens Escolhidas, v.2, p. 242, 243).

           
SEGUNDA, 07 DE FEVEREIRO
Conseqüências do Desânimo
(Sl 31:10; 77:4; 102:4,5; 1Rs 19:4)
           
            O desânimo é mutilador, sendo capaz de nos deixar aos pedaços. As emoções são traiçoeiras pois são capazes de fazer-nos sofrer amargamente por motivos insignificantes até.
            Deus entende nossas inquietações e sabe que nossa estrutura degradada por quase seis mil anos, especialmente nos aspectos mentais, são carentes do poder do alto para superá-las. O Senhor está disposto a ser nosso auxílio em momentos assim. Bem escreveu a mensageira do Senhor a este respeito, “O Senhor não deixa Suas ovelhas, feridas e magoadas, sob o pode de Satanás para serem despedaçadas. Ele está sempre fortalecendo os Seus, quando são fracos. Livra do poder do inimigo os tentados e provados. O Senhor Jesus nunca esquece qualquer pessoa que nEle deposite confiança. E aqueles que alegam ser filhos e filhas de Deus devem sempre confiar em Jesus” (Olhando Para o Alto [MM 1983], p. 144).
            Por outro lado, é necessário cultivar pensamentos positivos e constante confiança em Deus. Entretanto, é importante entendermos que, nem todos, sob circunstâncias emocionais probantes, conseguem suportar bem as pressões psicológicas quando ela os abate. Não podemos considerar essas pessoas como fracos na fé. Deus espera que nós sejamos capazes de ajudá-las a se levantar diante do desânimo para que as conseqüências não sejam das piores. O desânimo excessivo pode fazer-nos perder a fé afastando-nos da paz que teríamos ao depositar nossa vida aos cuidados de Deus. Perdendo a fé e a esperança de viver, a vida perde sentido e o desejo pela morte se torna um alívio. Por esta razão é que os índices de suicídio são grandes. É neste ponto em que devemos fazer a diferença, pois vencendo com maturidade e pelo poder de Deus nosso próprio desequilíbrio psicológico, estaremos em condições de ajudar a outros. Ninguém está livre de problemas emocionais. Até mesmo Jesus e Elias sofreram de crises psicológicas profundas. Isto indica que, mesmo que não tenhamos depressão, é possível que em algum momento de intenso sofrimento tenhamos sido assaltados por esta sensação de desconforto emocional. Mas, é válido lembrar que se faz necessário ter maturidade para encarar o problema e entender que se trata apenas de um sintoma circunstancial e não duradouro. Quando for duradouro, um profissional deve ser buscado juntamente com o exercício da fé em Cristo.

Leitura Adicional

            “O Senhor não deseja que ninguém pereça. Suas misericórdias são incontáveis e Ele não deixará Sua possessão adquirida, pela qual deu a própria vida em resgate, se tornar alvo das tentações de Satanás. Todo o Céu é dado a todos quantos crêem em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, e ninguém pode desonrar mais a Deus do que, alegando crer na verdade, aquele que veste as roupas de luto como se fosse um órfão. ...
            O Senhor não deixa Suas ovelhas, feridas e magoadas, sob o poder de Satanás para serem despedaçadas. Ele está sempre fortalecendo os Seus, quando são fracos. Livra do poder do inimigo os tentados e provados. O Senhor Jesus nunca esquece qualquer pessoa que nEle deposite confiança. E aqueles que alegam ser filhos e filhas de Deus devem sempre confiar em Jesus. Agir de modo diferente é negar que Ele nos ama. Quando andamos deprimidos, nos cobrindo com as vestes do lamento e do abatimento, fazemos péssimas representação de Cristo. Dizemos virtualmente que nosso Senhor é um Mestre severo e tirano. Isso é mentir contra o precioso Salvador, que ofereceu a própria vida para tornar possível que todos creiam nEle e confiem em Seu interesse e amor pelo pecador. ...
            Você faz grande injustiça ao meu Salvador quando ainda como nas sombras e escuridão. Nunca ande no fogo e centelha que você mesmo acendeu, sujeito a sentimentos e emoções.
            Jesus disse: ‘Quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida’ (Jo 8:12). Agora, se você estiver seguindo outro líder que não seja Cristo, que é luz, verdade e vida, deixe esse líder e siga Jesus, a luz do mundo. Será que o Senhor Se alegra quando você é agitado côo as ondas do mar? Não! Não! Eu lhe digo que Ele insiste para que você esteja fortalecido, estabelecido, firmado, fundamentado e edificado na mais santa fé. Você não pertence a si mesmo; foi comprado por um preço que não pode ser calculado. Portanto, seu possuidor é Deus, o poderoso Deus, e, pelo preço pago, olhe para a cruz do Calvário. Essa indecisão entre a esperança e o temor magoa o coração de Cristo, que deu inegável evidência de Seu amor e o escolheu” (Olhando Para o Alto [MM 1983], p. 144).
           

TERÇA, 08 DE FEVEREIRO
Alívio da Depressão
(Sl 39:2-7; 55:17)

            Um dia uma pessoa me disse que os psicólogos de hoje ganham muito bem apenas para ouvir. De fato, existe muita verdade nesta afirmação. O que talvez outros não entendam é que o ato de desabafar com uma pessoa de confiança também pode servir de bom remédio. Assim como o choro, naturalmente, quando há desabafo das dificuldades e problemas existentes, há espontaneamente um alívio das tensões psicológicas. Até mesmo a oração e o desabafar com Deus também têm função terapêutica. Quantas vezes saímos aliviados após um bom momento de conversa com o Altíssimo?
            A experiência de Davi, assim como de outros personagens, demonstra o quanto podemos nos refugiar em Deus contando-Lhe as nossas mais dolorosas sensações e problemas. Ele, com certeza, de alguma forma nos será um socorro bem presente. No entanto, por mais difícil que seja, precisamos exercitar confiança em seu cuidado. A mente e os pensamentos tentarão nos distrair para as tensões tornando-as mais duras e maiores, mas, cabe a nós aprendermos a dominar nossos pensamentos tornando-os cativos à Cristo. Se conseguirmos esta proeza, mesmo em dor emocional, conseguiremos aguardar com paciência o momento em que a mente se reequilibrará novamente. Como ordenado a Elias, sempre que nos advir situações assim, talvez a melhor forma de resolver, além da oração e da busca de ajuda de pessoas recomendadas, um bom descanso poderá trazer um bom resultado. Embora pessoas recomendadas, amigos e profissionais possam ajudar, ninguém pode ajudar tanto quanto Deus. Ele sim deve ser nossa maior esperança de auxílio e cura. De qualquer forma, esta certeza não dispensa a possibilidade de buscar ajuda terrena, pois Deus pode muito bem usar pessoas e profissionais para nos ajudar.

Leitura Adicional

            “Você precisa [de Deus] como seu amigo, e, na verdade. Ele vai ser seu amigo. Você pode ir a seus amigos terrenos com seus encargos; eles podem simpatizar com você, mas não o podem aliviar. Aqui está um amigo a quem você pode ir com suas dificuldades e provações, que está sempre pronto não só a simpatizar com você, mas a suportar seus fardos. Ele conhece todas as dificuldades do caminho, pois passou por elas, e é tocado com os sentimentos de suas enfermidades. Esse grande Sumo sacerdote, que está nos Céus, está pleiteando em seu favor. Ele o ama, e quando você for a ele com suas mágoas, tristezas, problemas, ele vai ouvir. Ele ouvirá suas orações e responderá a suas petições. Quando você derramar o coração diante dEle, Seu coração de amor estará aberto a você, e será tocado com suas mágoas e tristezas” (Signs of the Times, 31 de janeiro de 1878).

            “Se você quiser obter preciosas vitórias, encare a luz que procede do sol da justiça. Fale de esperança, fé e aços de graças a Deus. Seja animoso, esperançoso em Cristo. Acostume-se a louvá-Lo. Esse é o grande remédio para as doenças emocionais e físicas” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 492).

            “Quando começar a se sentir desalentado, olhe a Jesus e mantenha comunhão com Ele. Quando pensar que é mal compreendido por seus irmãos, lembre-se de que Jesus, seu irmão mais velho, jamais comete um erro. Ele julgará com justiça. As palavras de Cristo, proferidas no grande dia da festa, têm admirável significação e poder. Ele ergueu a voz e disse: ‘Se alguém tem sede, que venha Amim e beba’ (Jo 7:37). Não devemos ser impelidos a Cristo. Nossa parte é ir – fazer nossa própria escolha e ir à fonte da vida. Por que não havemos de ir ter com Cristo? Nele centraliza-se a nossa esperança de vida eterna. As lições que chegaram até nós por meio de Cristo não são máximas repetidas com freqüência; elas estão repletas de pensamentos vitais. Nossa parte, porém, é nos apropriar da verdade divina. O apóstolo Paulo nos exorta a lançar mãos da esperança que nos é proposta no evangelho. Pela fé, devemos nos apropriar das promessas de Deus e nos munir das copiosas bênçãos que nos foram asseguradas por Cristo Jesus. A esperança nos foi proposta, a saber: a esperança da vida eterna” (Exaltai-O [MM 1992], p. 332).

QUARTA, 09 DE FEVEREIRO
A  necessidade de Perdão
(Sl 32:1-5; 1Jo 1:9)

            Davi, continuamente era perseguido pela culpa dos terríveis pecados cometidos. Os que carregam o fardo desta angústia vivem sobre uma pressão emocional muito forte e constantemente é lembrado de tal responsabilidade. Quem é que nunca fez algo que mereça punição ser perseguido todos os dias pelo sentimento de culpa?
            Muitos vivem sobre o manto da angústia devido algum erro cometido no passado. Não sei se você é perseguido a cada manhã e noite por algo terrível que tenha feito. Talvez seja um pecado que só Deus e você saibam, ou talvez poucas pessoas saibam. Sei que a dor pode ser forte por dentro ao ponto de lhe tirar a tão desejada paz interior. Tem pessoas que, ao estarem diante da morte, ficam mais desesperadas por não terem tido oportunidades de confessar seu pecado a quem cometera a transgressão. Alguns outros vivem perturbados por não terem certeza de que seu terrível pecado realmente tenha sido perdoado. Gostaria de, mais uma vez, dar uma sugestão para os que vivem perseguidos pela sombra da culpa por algo que já pedira perdão mas ainda vivem perseguidos como senão tivessem sido perdoados. Se você se arrependeu e buscou o perdão de Deus, com certeza o Senhor já o perdoou. Não tenha dúvidas do perdão de Deus, porque ele é tão certo quanto a nossa transgressão. No entanto, o motivo de seu pesar e tribulação diária, pode ser em função de você mesmo não ter se perdoado. A razão de muitos ainda ficarem remoendo o passado e ficarem entristecidos por algo que tenha feito, pode ser uma prova que, essas pessoas ainda não tiveram coragem de se perdoar. Desta forma, o sofrimento e a incerteza sempre estarão nas sombras andando dia e noite ao seu lado. Se houver o perdão por parte da própria pessoa que cometera o erro angustiante, juntamente com o perdão de Deus, deve esquecer-se do passado, viver o presente e construir um futuro diferente e cheio de paz e tranqüilidade. Deus requer de nós a certeza de que o perdão foi real, e por esta razão devemos trabalhar para que tenhamos a convicção que nossa vida realmente foi purificada completamente pelo sangue de Cristo. Faça isto e viverá bem. Seja capaz de perdoar-se.

Leitura Adicional

            “Temos a preciosa promessa de que, se houve sincero arrependimento, todo pecado será perdoado. Quando os voltamos a Deus com contrição, buscando os méritos do sangue de Cristo, temos luz, perdão e paz. Mas devemos buscar o Senhor de todo o coração, com a decisão de ser cumpridores da palavra de Cristo. Às vezes, nosso pecados passados vêm à mente e lançam uma sombra sobre nossa fé, e não vemos nada, a não ser o merecido castigo reservado para nós. Mas, nesses momentos, quando sentimos tristeza pelo pecado, devemos olhar a Jesus e crer que Ele perdoou nossas transgressões. ‘Sendo justificados gratuitamente por Sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus O ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo Seu sangue, demonstrando a Sua justiça [que] em Sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos’ (Rm 3:24,25). Àquele que, embora se haja arrependido, é incomodado por seus pecados passados, que é tentado a pensar que talvez não seja perdoado, Cristo diz: ‘Vai e não peques mais’ (Jo 8:11). Encontramos paz com Deus; por Sua graça, entramos em uma nova vida: ‘Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus’ (Ef 2:8). Então, não permitamos que sobrevenha a incredulidade. Entreguemos a guarda do coração a Deus como um fiel Criador, e Ele guardará o que Lhe for confiado para aquele dia. Em vez de olhar para dentro, com pesar e desespero, olhemos com fé para fora e para o alto. A menos que estejamos constantemente batalhando a luta da fé, o passado irá impor sua sombra sobre o presente” (Review and Herald, 13 de Janeiro de 1891).


QUINTA E SEXTA, 10 E 11 DE FEVEREIRO
Esperança contra a angústia
(Mq 7:1-7)

            Há muito que falar sobre esperança em um mundo sem esperança. Atreva-se a sentar na frente da televisão e assistir todos os dias os noticiários a respeito da criminalidade, violência, promiscuidade, corrupção, etc, e verá se até mesmo você, após algumas semanas não ficará angustiado. A intensa angústia pode nos fazer perder a esperança. As pessoas estão perdendo a esperança na vida e em Deus, pois a perversidade humana tem sido tão grande que até as igrejas tem sido influenciadas. Os índices de perversidade não são pequenos mesmo entre os cristãos. Um índice norte americano apontou que muitos dos que professam ser cristãos estão direta ou indiretamente envolvidos em algum tipo de perversidade. Isto significa que, se olharmos para estas coisas ou até mesmo para pessoas que deveriam ser um referencial de esperança, poderemos nos frustrar profundamente. Devemos olhar para o céu e manter seguro nosso coração em Cristo. Ele é o único que jamais nos frustrará. Nunca seremos decepcionados por Deus. Nossas energias e nossa esperança deverão se manter firmes nEle. Se perdermos a esperança em Deus, onde mais poderíamos ancorar nossa certeza e confiança de uma vida e mundo melhor? Fuja da televisão com seus canais cheios de perversidade e violência, retire seus olhos dos seres humanos e concentre-se unicamente nAquele que jamais erra e que sempre se mantém bem ao seu lado: Jesus Cristo. Assim, as chamas da esperança em seu coração jamais apagarão.

Leitura Adicional

            “Deus havia preparado o coração dos principais homens de Judá para executar um decidido movimento de reforma, a fim de deter a maré da apostasia. Por Seus profetas, enviou ao povo escolhido mensagem após mensagem de súplica sincera – mensagens que haviam sido desprezadas e rejeitadas pelas dez tribos do reino de Israel, agora entregues ao inimigo. Mas, em Judá, ainda havia um remanescente piedoso, e a esses, os profetas continuaram a apelar. Ouça o apelo de Isaías: ‘Voltem para aquele contra quem vocês se revoltaram tão tremendamente’ (Is 31:6). Ouça Miquéias declarando com confiança: ‘Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá. Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz. |Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a Sua ira até que Ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a Sua justiça’ (Mq 7:7-9 – Review and Herald, 22 de abril de 1915).

            “Podemos nos regozijar na esperança. Nosso advogado está no santuário celestial, intercedendo em nosso favor. Temos perdão e paz por Seus méritos. Ele morreu a fim de lavar nossos pecados, revestir-nos de Sua justiça e nos habilitar para o convívio celestial, onde podemos habitar para sempre na luz. Prezado irmão, prezada irmã, quando Satanás quiser encher sua mente de desânimo, sombras e dúvidas, resista às suas sugestões. Fale a ele do sangue de Jesus, que purifica de todo pecado. Você não pode se salvar do poder do tentador; porém, ele treme e foge quando os méritos daquele precioso sangue são apresentados” (Testemunhos para a Igreja, v.5; p. 316, 317).

Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br