Comentário da lição da escola sabatina

SÁBADO DIA 20 À SEXTA DIA 26 DE MARÇO
A ESSÊNCIA DO CARÁTER CRISTÃO
Comentário: Gilberto Theiss

“A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória” (Colossenses 1:27, NVI).

A experiência de Moisés ao pedir que Deus lhe mostre Sua glória, para mim, é uma das mais impressionantes em toda a Bíblia. Esta deveria ser uma das orações em que nós mais deveríamos estar fazendo. Deveríamos estar pedindo a Deus todos os dias que Ele nos mostre dia a dia a Sua glória. Moisés foi transformado pelo que havia contemplado. Da mesma forma todos nós seremos também transformados de glória em glória pelo que venhamos a contemplar.

Isto é válido para toda e qualquer coisa que contemplemos nesta vida. Se somos fascinados por times de futebol, naturalmente seremos transformados de glória em glória pelas carcaterísticas psicológicas, morais e emocionais desta espécie. Se contemplamos a pornografia, traição, promiscuidade, violência, adultério e toda índole de natureza pecaminosa nas novelas, filmes e desenhos, também seremos transformados de glória em glória por tal espécie. Seja o que for que contemplemos nesta vida, naturalmente seremos moldados por essas coisas.

Por esta razão é que devemos submeter as nossas avenidas da alma (Olfato, tato, paladar, visão e audição) às coisas espirituais das verdades provindas de Deus. Devemos contemplar a Jesus e seu caráter dia e noite, gastar todo o tempo possível para ser moldados a Sua semelhança. Não existe outro meio de o caráter de Deus ser impresso em nosso viver a não ser este, o de menos contato com o mundo e mais contato com Deus. O tempo que gastarmos com Deus é que determinará o quanto estou sendo transformado de glória em glória a Sua imagem e semelhança novamente.

No final dos tempos, o povo de Deus que estiver selado pelo Espírito Santo, refletirão  a imagem do caráter divino. Apocalipse 18:1 apresenta uma glória que inundará a terra toda em seus quatro cantos. O que seria esta glória que iluminará a terra toda nos últimos dias que antecederão a volta de Jesus? A glória de Deus que encherá a terra toda será o caráter de Deus impresso em vidas humanas transformadas por Seu poder.

Deus está hoje preparando um povo para representá-lo nos dias finais. O Espírito Santo de Deus está hoje trabalhando nos corações, moldando-os para mostrar ao mundo o caráter que é aceitável ao Criador. Gostaria você de fazer como Moisés, pedir que Deus lhe mostre a Sua glória? Deus lhe mostrará o Seu caráter para que, pela contemplação seja transformado de glória em glória assim como ele (Moisés) fora transformado.

Medite nessas lindas declarações abaixo de Ellen White sobre a glória de Deus:

“Pela crença em Cristo, a humanidade caída que Ele redimiu pode alcançar aquela fé que atua por amor e purifica de toda contaminação. Aparecem os atributos semelhantes aos de Cristo: porque pela contemplação de Cristo os homens se transformam na própria imagem de glória em glória, de grau em grau. O bom fruto é produzido. O caráter é moldado à semelhança divina, e a integridade, justiça e verdadeira benevolência são manifestadas. ...” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM 1989], p. 54).

"Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens. (Apoc. 13:13.) Assim os habitantes da Terra serão levados a decidir-se." Recebereis Poder, p.205.

"Ide a Deus e dizei-Lhe, como Moisés: "Não posso guiar este povo a não ser que a Tua presença vá comigo." E então pedi ainda mais; orai com Moisés: "Rogo-Te que me mostres a Tua glória." Êxo. 33:18. Qual é essa glória? O caráter de Deus. Foi isso que Ele proclamou a Moisés. Apegue-se a alma a Deus com viva fé. Proclame a língua o Seu louvor. Ao vos reunirdes, volte-se o espírito reverentemente para a contemplação das realidades eternas. Assim estareis ajudando um ao outro a ter mentalidade espiritual. Quando vossa vontade estiver em harmonia com a vontade divina, estareis em harmonia uns com os outros; tereis Cristo ao vosso lado, como Conselheiro." Gospel Workers, págs. 235-237. (Testemunhos para Ministros, p.499).

DOMINGO

Buscar primeiro o reino de Deus

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33)

"Porque o Reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo". (Rm 14:17)

É muito comum em nossas orações e desejos diante de Deus, buscar em primeiro lugar as coisas que tanto nos atraem. Supostamente, muitas coisas são necessárias e assim buscamos alcança-las. Até que um dia por algumas experiências, muitas das vezes dolorosas, reconhecemos que pedimos mal. Deus deseja sempre nos dar o de melhor, mas nem sempre o melhor em nossa concepção é o melhor na mente de Deus.

Embora sejamos muito falhos na maneira de ver e identificar as necessidades, de uma coisa podemos ter certeza, que se realmente nós estivermos mais interessados nas coisas espirituais, se nós buscarmos com toda a força e luta em primeiro lugar o Reino de Deus, inevitavelmente, seremos surpreendidos pelas bençãos de Deus nos suprindo a vida de recursos necessários para o nosso bem estar.

É impossível não estar sob a lente dos cuidados de Deus quando realmente estamos demonstrando possuir interesses eternos para nossas vidas e para a vida dos outros. Não estou dizendo que algumas coisas desta vida não sejam importantes ou significantes. Só estou querendo apresentar o princípio biblico que nos ensina que "Onde estiver o teu tesouro, ai estará também o teu coração" (Mt 6:21).

SEGUNDA

Outro fruto do Espírito

O autor ensina que muitos outros frutos do Espírito aparecem em outras listas além de Gálatas. E apresenta que os discípulos, provavelmente, listavam determinadas características que eram uma necessidade específica de cada igreja.

Com este pensamento, podemos também sugerir que as igrejas podem também demonstrar  as virtudes e características de seus líderes. Há uma frase muito comum que diz assim: "Diga quem é seu líder que te direi quem tu realmente és". Esta frase, sendo coerente ou não pode nos dar uma pequena luz de como uma igreja poderá se comportar quando um líder é posto para guia-la.

É natural ver igrejas mudando de comportamento quando um novo líder é escolhido para liderá-la. Assim também pode ser em uma família, pois geralmente os filhos e a esposa adiquirem as características do líder (Homem da casa), e assim acabam agindo e pensando como ele.

Independente de qual seja o nosso líder aqui na terra, temos que ter em mente que devemos copiar as virtudes e qualidades do maior líder que existe em todo o vasto universo, Jesus Cristo. Contemplando este grandioso líder, com certeza veremos frutificar em nós não apenas os frutos da lista de Gálatas, como também os frutos das listas de qualquer outro patriarca, profeta, discípulos ou apóstolos.

TERÇA

Perseverança na fé

“Examinem-se para ver se vocês estão na fé” (2Co 13:5, NVI).

É natural sentirmos frustrados quando olhamos para nós mesmos. As vezes olhamos para determinadas atitudes que partem de nós e nos achamos o máximol. Porém quando olhamos para a Madre Tereza de Calcutá, quando olhamos para o exemplo daquele bombeiro em Sáo Paulo de sacrificou sua vida para salvar uma outra pessoa, quando olhamos para grandes homens e mulheres que deram suas vidas por uma causa nobre, é ai que observamos o quanto estamos tão distantes do ideal. Agora mais dificil será para nós ainda, quando olharmos para Aquele que foi o mais perfeito de todos, Jesus Cristo.

O autor nos traz uma nota muito interessane que diz: "Temos um padrão perfeito a seguir, uma lei perfeita a obedecer, e um Salvador perfeito para imitar. Como todos sabemos, com frequência nos achamos aquém desse padrão, dessa lei e desse Salvador. Como é fácil, também, depois de cair vez após outra, depois de não ver o tipo de crescimento que gostaríamos de ver, nos sentir desencorajados, a ponto de desistir, pensando: Por que me incomodar se não posso fazer isso?"

Um dia alguém me confrontou com uma pergunta séria: Se a transformação do caráter é consequência do poder da Graça e do Espírito Santo na vida, como posso saber se estarei bem depois de ter morrido ainda imperfeita? A minha resposta foi: Irmã, em primeiro lugar saiba que a salvação é um dom que não depende do que fazemos nesta vida, e em segundo lugar, o que é mais importante nesta questão, será a forma como Deus a encontrará em sua morte. Se Deus a encontrou cheia de sinceridade, em crescimento e desejo de ser como Cristo no caráter, tenha certeza de que Jesus apresentará suas feridas ao Pai em seu favor.

Temos em mente que embora a salvação seja pela Graça somente, não podemos conceber a idéia de que Deus operará seu favor imerecido a qualquer um. Deus não incorrerá no erro de levar para o céu pessoas que poderiam trazer novamente a existência  o pecado. Por esta razão é que Ele levará para o céu somente os que com fé perseveraram continuamente na obediência, temor e humildade a Ele. Em outras palavras, àqueles que se relacionaram e se comprometeram com Ele.

QUARTA

O desafio do mundo

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2:15).

“Às vezes, os anseios do coração são pela santidade e o Céu; mas não há tempo para retrair-se do tumulto do mundo para ouvir as palavras majestosas e autorizadas do Espírito de Deus. As coisas da eternidade são tidas como secundárias, e as do mundo, supremas. É impossível à semente da verdade produzir fruto; porque a vida é utilizada para alimentar os espinhos do mundanismo” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 51).

Temos diante de nós três grandes desafios. O primeiro desafio é não permitir que nos tornemos legalistas. O segundo desafio é não permitir que sejamos liberais. O terceiro desafio é em não permitirmos que sejamos relativistas ou seculares.

A tendência maior em nossos dias é com certeza em sermos influenciados pelo liberalismo, relativismo e o secularismo. Por outro lado, o temor pelo liberalismo poderá nos tendenciar ao legalismo. Como visto, são vários extremos que precisam ser evitados. É claro que hoje em dia a pressão para o secularismo e liberalismo é muito mais forte do que para o legalismo. É muito comum ver cristãos e igrejas que não se diferem em absolutamente nada do mundo. Há uma frase muito divulgada pela internet que diz que o mundo nunca foi tão religioso e também as igrejas nunca foram tão mundanas como nos dias atuais. A cada momento em que nos aproximamos do tempo do fim, percebemos o quanto fica cada vez mais dificil discernir a verdade da mentira, e também quem é o do mundo e quem é da igreja.

Ao mesmo tempo também corremos sérios riscos de usar métodos do mundo para evangelizar as pessoas e assim acabar sendo evangelizados pelo mundo. Aliás, penso que muitos métodos precisam ser revistos, pois  ao invés de elevar as pessoas até o nível da mensagem, na verdade estão é rebaixando a mensagem ao nível do pecado e do mundo. Como levar uma mensagem transformadora as pessoas quando a mensagem tem sido semelhante ao nível em que elas vivem? Revestir verdades bíblicas com vestimentas mundanas jamais foram a estratégia de Jesus. Talvez seja este o motivo de tanta apostasia em todas as igrejas evangélicas que tem apelado para métodos que misturam o santo com o profano.

Medite nessas preciosas declarações:

"Não é seguro para os obreiros de Deus tomar parte em diversões mundanas. Considera-se um dano para os guardadores do sábado associar-se com o mundo na música. Todavia alguns estão em terreno perigoso. Desse modo, Satanás leva homens e mulheres a se extraviarem ganhando o controle do inimigo que não se suspeita dos seus artifícios, e muitos membros da igreja tornam-se mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus" – Manuscrito 82, 1900

"A conformidade aos costumes mundanos converte a igreja ao mundo; jamais converte o mundo a Cristo." – O Grande Conflito, pág. 512

QUINTA E SEXTA

Como cultivar o fruto do Espírito (Jo 15:8)

A oração. “A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde espiritual ser conservada. A oração nos põe em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligencie o exercício da oração, ou dedique-se a ela de quando em quando, com intermitências, segundo pareça conveniente, e você perderá a firmeza em Deus. As faculdades espirituais perdem sua vitalidade, a experiência religiosa fica destituída de saúde e vigor” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 254, 255).

A oração é como uma bateria que constantemente precisa estar ligada a nós para nos conceder força. A ausência de oração, causará o impacto da ausência do crescimento espiritual. A oração fora estabelecida para nos disciplinar a depender de Deus. É importante entender que a oração não faz o céu descer até nós, mas faz com que nós sejamos elevados até o céu.


O tipo certo de pensamentos. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8). Como podemos aprender a manter pensamentos elevados? Como podemos disciplinar as imagens que circulam em nossa mente?

O Espírito de Deus pode fazer isso por nós, mas Ele não fará se cruzarmos os braços. Um esforço de nossa parte deve existir. Luta constante e continua perseverança tanto em oração quanto nas energias que movem nossos atos.

O testemunho cristão. O homem de quem Jesus expulsou demônios pediu para seguir com Ele. Jesus recusou seu pedido e disse que ele voltasse para onde vivia e contasse o que o Senhor lhe havia feito (Mc 5:18–20). Como o testemunho contribui para o crescimento do fruto do Espírito em nossa vida? Costumo dizer que o testemunho é como um bumerangue. Quando falamos do evangelho, quando ensinamos sobre a salvação, quando testemunhamos do que Deus fez em nossa vida, retorna para nós em porção dobrada. Por esta razão acabamos sendo os maiores beneficiados.

“Deus nos ordena encher o espírito com pensamentos elevados e puros. Deseja que meditemos sobre Seu amor e misericórdia, e estudemos Sua maravilhosa obra no grande plano de redenção. Então, nossa percepção da verdade se tornará mais e mais clara, e nosso desejo de pureza de coração e clareza de pensamento mais elevado e mais santo. Aquele que descansa na pura atmosfera de santa meditação será transformado pela comunhão com Deus mediante o estudo das Escrituras.

“‘E dão fruto.’ Os que, tendo ouvido a Palavra, a guardam, produzirão fruto pela obediência. Recebida no coração, a Palavra de Deus se manifestará em boas obras. O resultado será visto na vida e caráter semelhantes aos de Cristo. Jesus dizia de Si mesmo: ‘Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração’ (Sl 40:8). ‘Porque não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai, que Me enviou’ (Jo 5:30). E a Bíblia diz: ‘Aquele que diz que está nEle também deve andar como Ele andou’ (1Jo 2:6).” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 60).
.