Porque o Espírito Santo aparece pouco nas escrituras?

Porque o Espírito Santo é tão pouco identificado nas Escrituras?
.
O Espírito Santo aparece nas escrituras como tendo uma função especifica. Sua missão não é ser identificado, mas identificar a redenção em Cristo.
.
Muitos questionam a natureza do Espírito Santo afirmando que Ele aparece muito pouco nas escrituras. Enganam-se aqueles que pensam que Ele deveria aparecer mais para ser considerado um ser divino. Porque? A resposta é simples e se encontra em S. João 16:13, Disse Jesus “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”
.
O texto apresenta que Ele “...Não falará de si mesmo...”. É apresentado uma função e missão diferente dos outros membros da divindade. A terceira pessoa da divindade se preocuparia em evidenciar o plano da redenção Nele (Jesus). Aqueles que acreditam que o Espírito Santo não poderia ser Deus por não aparecer tanto nas escrituras, o que dizer também do Pai? Neste exemplo, somente Jesus estaria classificado a ser Deus/Divino porque nem mesmo o Pai aparece tanto e com tanta clareza quanto a Cristo.“Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer”. S. João 1:18.
.
Para entendermos melhor o texto de S. João 16:13, “...Não falará de si mesmo...”, deixo um exemplo dado certa vez por um Pastor:
.
Imaginem um quadro de Jesus bem grande em uma parede. O quadro, todo magestoso está bem seguro pendurado na parede por um prego pequeno. O prego pequeno que ninguém nota representa aqui o Espírito Santo, mas o quadro magestoso é de Jesus. Com este exemplo podemos entender do porque que o Espírito Santo não aparece de formas claras e distintas como Jesus aparece em toda escritura. Sua função e missão na terra é apresentar a Cristo aos corações contritos, revelar Jesus em nossas vidas e nos ajudar a compreender o plano da redenção. Este é o significado de S.João 16:13. “...Não falará de si mesmo...”.
.
No velho testamento encontramos muitos outros textos que identificam a Trindade, inclusive a participação ativa do Espírito Santo como por exemplo em Gênesis 1:1-3:(1) “No princípio criou Deus os céus e a terra.(2) A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.(3) Disse Deus: haja luz. E houve luz”.
.
Neste verso com um pouco mais de raciocínio podemos encontrar três pessoas manifestando-se na terra e possivelmente atuando em conjunto na arquitetagem da mesma. “No principio criou Deus...” (Pai), “...Espírito de Deus pairava...” (Espírito Santo), “...Haja luz...” (o Filho).
.
O sol fora criado apenas no quarto dia da criação, portanto a luz do sol no primeiro dia pode ser um símbolo de Cristo Malaquias 4:2, pois Ele mesmo disse ser a luz do mundo e dos homens, S. João 1:4,5,9; 3:19; 5:35; 8:12; 12:35,36,46.
.
O Espírito Santo participou ativamente na criação do mundo, Ele não esteve apenas presente e contemplando a criação, mas participou ativamente nesta obra.
.
O Espírito Santo também é nosso Criador
.
Jó 33:4 – “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”1.1 – “O Espírito de Deus me fez...”“Espírito”; Heb: NESHAMAH → O sopro do Onipotente.
.
Sal 104:30 – “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.”2.1 – “Envias o Teu Espírito e eles são criados.”- É Criador da vida e Renovador do nosso ser.
.
Eze 37:9 – “Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.”3.
.
Eze 37: 14 – “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR.”O profeta Isaias fez uma distinção clara e cristalina dessa Triunidade:Isaias 48:16,13 – “Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espírito.”
.
Dizer que a bíblia se oculta em falar de um Deus Triúno é dizer que um pé de laranja não dá laranja. Se seguirmos a regra de Paulo em I Cor. 4:6 “...Não ir além do que está escrito...” jamais erraremos por acreditar que Deus existe em 3 pessoas distintas. Alguns ainda dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa porque foi derramado sobre toda carne, argumentando que uma pessoa não pode ser derramado, então o que dizer de Jesus que também disse ter derramado sua alma?Isaias 53:12: “Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.” Não seria Ele uma pessoa já que também havia derramado sua alma até a morte?
Os textos e argumentações inserido neste estudo são apenas para aguçar nossas pesquisas e alimentar nossa capacidade de defesa a verdade bíblica. Na próxima seção falarei um pouco sobre o porque que creio que Jesus é Deus. Que Deus abençoe a todos.