A lei de Deus e o Grande Conflito. (PARTE 1)

Jesus veio abolir os dez mandamentos e estabelecer um novo mandamento de amor? Que dizer de Mateus 22:37-40; “Ama a Deus de todo o teu coração e a teu próximo como a ti mesmo?” E amar a Deus e ao nosso próximo não é tudo o que Jesus pede? Estes são os novos mandamentos?

Jesus resumiu a lei tal como foi dada no velho testamento. Deuternômio. 6:5 declara: “Ama o Senhor teu Deus de todo o teu coração”. Levítico . 19:18 acrescenta: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”. O Deus do velho testamento era um Deus de um amor eterno (Jeremias 31:3).

Em Mateus 22:40, Jesus declarou: “Destes dois mandamentos (Amar a Deus e ao próximo) depende toda a lei e os profetas". Os primeiros quatro mandamentos revelam como os seres humanos demonstram, de forma tangível, o seu amor para com Deus. Os últimos seis mandamentos mostram como eles demonstram o seu amor para com o seu próximo.

“Jesus não veio destruir a lei, mas cumpri-la”. (Mateus 5:17). A palavra cumprir que veio do Latin. complere, encher, significa levar a efeito, executar, satisfazer; realizar o que lhe foi imposto; completar; (Dicionário: Editora Universal) e não, por fim, acabar, anular, quebrar, cancelar, mudar, como sugere alguns.

Na verdade Jesus revelou como devemos guardar a lei de Deus com amor. Ele veio engrandecer o sentido da lei. (Isaias 42:21) Ele revela como o amor é realmente o cumprimento da lei (Romanos 13:10). E acrescenta: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”. (João 14:15).