Há adventistas e "adventistas"!


O mundo semita se fundamentava em uma cultura do ouvir e contemplar, de admitir o sobrenatural como parte da experiência concreta. Assim, os hebreus não estavam tão preocupados em explicar Deus – o Outro Inexplicável, transcendente –, quanto nas implicações práticas de se corresponder com Ele.
Os pais da igreja enfrentaram outro desafio: defender sua fé no contexto da filosofia grega, com pressupostos distintos do contexto hebraico. Os gregos eram racionalistas e entendiam a realidade baseados na noção de separação entre a realidade humana e a divina. Na tentativa de contextualizar sua fé, os cristãos dos primeiros séculos tomaram de empréstimo conceitos filosóficos. Surgiram distorções da revelação bíblica, como a ideia de alma imortal e de que Deus, por ser eterno, é distante, atemporal e inacessível aos homens.
Embora a Reforma Protestante revitalizasse a fé cristã deformada pela escolástica medieval, não é preciso ser um especialista em exegese para notar o quanto os reformadores ainda pagam tributo às ideias da filosofia clássica. Quem quer que tenha lido os escritos de Lutero percebe sua coragem, a linguagem forte (às vezes áspera e indelicada!) e sua dependência de Agostinho e dos pais da igreja.
Com o advento da modernidade, o cristianismo se deparou com outro desafio: o racionalismo promovido pelos filósofos iluministas. Agora, a própria possiblidade de Deus Se revelar de modo concreto parecia estar em xeque. Obviamente, surgiram reações cristãs – como o método histórico-crítico, baseado em um racionalismo que entendia as Escrituras como apenas uma manifestação da cultura antiga. Ao lado desse cristianismo liberal, a ala conservadora procurava apresentar “provas” do que acreditava, promovendo uma versão racional do cristianismo, mas sem abrir mão da tradição (o que inclui o aparato filosófico que vinha desde a Idade Média).
Por todo o tempo, Deus trabalhou por meio de homens a quem constituía arautos de Sua revelação. Eles atuavam no sentido de despertar o povo, levando-os a uma compreensão de aspectos da verdade eterna encontrada na Bíblia. Justamente no fim dos tempos, o Espírito Santo despertou alguns cristãos, por meio do estudo das profecias de Daniel e Apocalipse. Surgiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o propósito de transmitir a verdade sobre a intercessão de Cristo no Santuário Celestial (Hb 7:25) e a mensagem de advertência sobre o juízo próximo (Ap 14:6).
E quais são os desafios que a época impõe aos adventistas? Nascido no período moderno, o movimento agora se depara com a pós-modernidade. A crise trazida pela mistura com a filosofia clássica e agravada com o racionalismo só aumenta com a disseminação do relativismo, da versão contemporânea de tolerância e consequente esvaziamento de conteúdo de toda forma de cristianismo.
Resultado? A exemplo de outros períodos, a igreja cristã tem de decidir a quem servirá. Os adventistas sentem isso na pele. Como nunca, temos uma igreja dividida. Talvez não na América do Sul (ainda), mas em um contexto global, sim. As bases proféticas já não interessam muitos adventistas. Eles preferem aceitar uma versão bem soft do evangelho, a exemplo dos evangélicos, advogando que só Jesus salva; o que importa é o coração; que as regras não importantes; que não importa o que você crê, mas o tipo de impacto que isso traz à sua vida.
Em muitos países, há professores universitários adventistas reivindicando o direito de ensinar o evolucionismo teísta como uma alternativa à tradicional visão criacionista endossada pela denominação e há um forte movimento de homossexuais pedindo abertura para serem aceitos. Isso sem contar aqueles que não acreditam que em 1844 tenha acontecido algo de relevante, os que duvidam do dom profético de Ellen G. White (ainda que na surdina) e as incursões de carismatismo que já compõe o cenário adventista (sem causar estranheza mesmo entre aqueles que se consideram ortodoxos e clamam pela volta dos velhos tempos!).
Todo esse reducionismo, misticismo, materialismo epistêmico e acomadação aoethos contemporâneo enfraquece as premissas do adventismo e conspira contra sua razão de ser. O cenário poderia ser desanimador, se não fosse a clareza da profecia que já anteviu toda a sonolência do povo de Deus vivendo no fim (Ap 3:14-21). Não apenas o diagnóstico é confirmado, como o tratamento oferecido. O povo de Deus precisa de um reavivamento, uma volta às origens, um resgate de sua identidade. O contrário disso resultará em uma fragmentação ainda mais radical do movimento adventista ou (tão ruim quanto) uma transformação da denominação em mais uma igreja carismática e secularizada.
Já que eu não tenho poder para mudar a denominação inteira, decidi mudar o que posso: eu mesmo, submetendo-me Àquele que chamou os adventistas para esse tempo. Estudando a revelação bíblica, assumindo a identidade profética e anunciando a verdade presente, quero contribuir para que Jesus retorne o quanto antes. Chega de shows gospel, programas formalistas e de viver do capital dos pioneiros (a essas alturas, já estamos com saldo negativo!): é preciso redescobrir a alegria de servir a Deus com integridade. É hora de ser adventista de fato, sem dubiedade ou incoerências. Jamais seremos perfeitos (Deus me conhece bem!), porém temos de buscar inteireza de propósito. Maturidade precisa ser nosso alvo diário.

O mundo e o Reino precisam de adventistas adventistas.