Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 13

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Lição 13
(22 a 29 de setembro)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO, 22 DE SETEMBRO
Conservando a igreja fiel

            “Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinados, seja por palavra, seja por epístola nossa” (2 Ts 2:15).

Pensamento Chave: Mais do que ser um líder, é ser um discipulador...


            Vivemos em um tempo muito difícil e ao mesmo tempo solene, e assim como Paulo em Tessalônica, nós em pleno século presente, enfrentamos muitas adversidades para manter a igreja alicerçada ou fundamentada na palavra. O relativismo como uma das âncoras do pós-modernismo tem solapado os princípios e doutrinas de muitas igrejas cristãs. Uma geração de pessoas em busca de uma experiência mística, superficialidade de fé prática, tem sido cada vez mais abundante, no entanto, sem os fundamentos da identidade que formam a comunidade cristã bíblica. Muitos dos cristãos de hoje não se importam com o que creem, pois as experiências abstratas parecem ser o único fato realmente relevante. Esta realidade tem sido um tremendo obstáculo para os que possuem o encorajamento bíblico de serem uma ferramenta nas mãos de Deus para manter a igreja pura. O desafio é grande e dificílimo, mas, Deus atuará através de poucos homens e mulheres para cumprirem este nobre e importante propósito. O apelo é para que, se muitos dos homens e mulheres de hoje fazem errado, que Deus faça o certo através de você. Não devemos e não podemos ser coadunares com a cultura e o pos-modernismo, pois Deus, mais cedo ou mais tarde, virá para julgar o mundo e sacudir todos os que se conformarem com este século e com as coisas que o fundamentam. Pense nisso.

DOMINGO, 23 de SETEMBRO
Fiéis por escolha divina
(2Ts 2:13-17)

            Paulo exerceu o seu ministério de coração, pois, suas palavras e práticas clarificavam o desejo profundo que possuía no sentido de ajudar os membros da igreja de Cristo a estarem sempre preparados e firmes na fé. Nobre exemplo a ser seguido pelos líderes de nosso século. Todos nós devemos amar nossas ovelhas de tal maneira a ponto de sacrificarmos nossa própria vida por elas. No entanto, além da salvação, há algo que somente Deus pode fazer por nós, a santificação. O Espírito de Deus, faz brotar em nosso interior o profundo desejo de servir e amar a Deus. Também imprime em nosso ser a repulsa pelo pecado e o sentimento de prazer pelas coisas espirituais. É uma verdadeira obra de arte que, se materializa em nossa vida na medida em que vamos nos entregando plenamente a Deus. A grande verdade é que, todos nós, fomos escolhidos por Deus em todos os sentidos.  O mais interessante observar é a intensidade das forças do mal e do pecado que, constantemente luta contra nós com o objetivo de impedir nosso crescimento em Cristo. Mesmo com tanta pressão e propensão para o mal, de alguma forma, nossa vida e caráter ainda seguem firmes vencendo vários obstáculos. Basta olhar para o passado e comparar seus traços de caráter com o presente. Claramente perceberemos que houve uma mudança significativa para o bem. No entanto, não podemos nos esquecer que, não seríamos capazes de chegar até onde chegamos se não fosse pela atuação poderosa do Espírito Santo. Deus está, gradativamente, nos restaurando e levantando de nossas quedas e imperfeições. Se Ele tem realizado esta obra em nossas vidas, significa que continuará realizando até o fim. A nossa fidelidade não está baseada na predestinação Calviniana, mas, na escolha de Deus de nos capacitar a sermos fiéis a Ele.

SEGUNDA, 24 DE SETEMBRO
Confiança diante do mal
 (2Ts 3:1-5)

            A vida humana é muito frágil e se levarmos em consideração os poderes dos anjos caídos, perceberemos que nossa desvantagem aumenta consideravelmente. Se é perigoso viver neste mundo repleto de assassinos, estupradores e assaltantes, mais ainda se tivéssemos de enfrentar sozinhos as forças de Satanás. Os anjos, mesmo que caídos, são poderosos e cheios de malignidades. Portanto, como bem descreveu Paulo, precisamos desenvolver confiança nas promessas de Deus e em Seu poder. Desenvolver fé e entrega é mais do que importante, é exatamente do que dependemos para viver seguros. Nossas habilidades e forças não podem fazer nada a nosso favor. Somente pelo poder de Deus é que poderemos permanecer escudados. Diante das forças do mal, não somos menos indefesos do que uma simples criança, e se não fosse pela presença do Espírito Santo na terra refreando a maldade humana, é bem possível que a raça humana já tivesse sido extinta há muito tempo. Devemos orar incessantemente pedindo a Deus que Ele caminhe conosco em todo o momento. Com súplicas e humildade pedir ao Senhor que a presença do Espírito Santo seja constante. O anjo do Senhor acampará a nosso redor se depositarmos confiança em Deus. Foi assim que Daniel se livrou dos leões e foi desta maneira que Sansão e outros personagens bíblicos foram vitoriosos contra os poderes das trevas.

TERÇA, 25 de SETEMBRO
As Escrituras e a tradição
(2Ts 3:6-8)

            No tempo de Cristo a palavra de Deus lida nas sinagogas e ensinadas de pais para filhos eram os escritos do que chamamos hoje de Antigo Testamento. O Novo Testamento ainda viria a partir do primeiro para o segundo século. No entanto, as palavras e ensinamentos de Jesus e dos apóstolos eram considerados sagrados, uma vez que estava de acordo com os ensinamentos dos profetas. A tradição, como era conhecida, era respeitada pela singularidade com a verdade já conhecida. A tradição visava manter acesa as verdades da palavra de Deus no coração e na vida das pessoas. Portanto, a tradição oral ou escrita antiga não tinha nada haver com a tradição defendida pelo catolicismo de hoje. Através da verdadeira tradição, as pessoas eram ensinadas a preservar seu comportamento, vida e crença em conformidade com a vontade verdade de Deus. Este fato se torna mais relevante em nossos dias, uma vez que, o relativismo munido do secularismo tem diluído o absolutismo da verdade bíblica. Muitos professos cristãos vivem ancorados no vento desacreditando e até desafiando o absoluto de Deus. Mas, a verdade de Deus é única e inabalável, além de ser imutável (Sl 89:34; Ml 3:6); e será o absoluto de Deus que julgará e condenará o relativismo dos homens (Is 5:20,21); e todo àquele que estiver agarrado as filosofias e palavras humanas não será capazes de subsistir no tempo final, e isto vale inclusive para os que se dizem cristãos (Mt 7:21-24).

QUARTA, 26 de SETEMBRO
Trabalhar e comer
(2Ts 3:9-12)

            Pessoas intrometidas e oportunistas parece que nunca falta. A ociosidade é uma poderosa ferramenta nas mãos de Satanás para impedir o crescimento, amadurecimento e santificação das pessoas. Por mais banal que pareça ser esta questão, uma famosa frase pronunciada por um autor desconhecido revela a realidade deste fato, “mente vazia, oficina do diabo”. Geralmente estas pessoas não se exercitam a manter a mente ocupada com coisas úteis. Acabam se tornando dispépticos mentais e físicos, além de desenvolverem o hábito de cuidar da vida dos outros. Foi Deus quem criou o trabalho e o tornou uma necessidade justamente para nos proteger da ociosidade, doenças físicas, mentais e espirituais. Se não existisse o trabalho, quanta desgraça maior haveria em nosso meio? Paulo tinha em mente os perigos de uma vida sem atividade e por conta desta fato, para impulsionar a importância e relevância deste tema, associou-o à necessidade de sobrevivência – de se alimentar. Àquele que desejar inserir alimento na mesa que, antes de mais nada, partilhe de atividades e trabalho árduo. O mais interessante analisar nesta história, é o exemplo dado pelo próprio líder. Paulo deu exemplo de labuta e fazendo questão de possuir sua própria atividade remunerada. De igual forma, todos nós devemos dar bom exemplo para os nossos familiares, vizinhos e para a comunidade onde residimos para que, não sejamos mal encarados por conta da ociosidade. O Trabalho é sempre um pré requisito de tudo o que fazemos nesta vida, seja físico, espiritual ou mental.

QUINTA E SEXTA 27 e 28 de AGOSTO
Amor severo
(2Ts 3:13-15)

            A lição de hoje me faz lembrar de um caso bem comum. Certa feita um irmão cometeu um pecado que, aos olhos humanos, era muito grave. Uma irmã pegou o devido irmão no fraga. O detalhe é que, ao invés desta irmã conversar com o errante, ela propagou seu erro para todos da igreja. Comumente os cristãos erram bruscamente ao cometer este mesmo deslize. O princípio bíblico é claro e sempre esteve bem escrito (Mt 18:21-35). O problema é que, às vezes, há interesses por trás de uma disciplina de determinada pessoa. Alguns, por serem amigos próximos ou parentes, se apresentam contra a disciplina. Outros, por não serem muito simpatizantes com o errante ou com a família, pressionam a comissão para efetivar a remoção. No entanto, a palavra de Deus nos orienta a sermos amáveis, bondosos e muito éticos nesta questão. O primeiro passo é visitar a pessoa e ajuda-la entender que seu erro foi grave e carece de arrependimento. Se ela não aceitar a admoestação, o visitante retorna outra vez, porém, com uma testemunha. Depois de longas conversas e apelos, se não surtir nenhum resultado positivo, resta apenas levar o caso para a igreja. Mas, observe, somente depois de duas tentativas de encorajamento e arrependimento é que a igreja deve ser uma opção. Àqueles que não agem desta maneira seguindo os princípios da Escritura, poderão atrair sobre si mesmo determinados prejuízos. Todos temos muito o que aprender da maneira como devemos tratar os erros dos irmãos da igreja. Temos sido muito imaturos nesta questão e devemos orar persistentemente para que Deus torne nosso coração mais paciente, perseverante e amável para com os que vacilam na caminhada cristã. Lembre-se de uma fato, se o amor não transformar, nada mais fará. Pense nisso.
           



[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade, e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br