Comentário da lição da Escola Sabatina – Lição 04 – Dia 17 a23 de abril


Comentário da lição da Escola Sabatina – Lição 04 – Dia 17 a23 de abril
A ÁGUA DA VIDA
Comentário: Gilberto G. Theiss
SÁBADO, dia 17 de abril
“Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14).
É impressionante notar o quanto somos dependentes da água. Aliás, somos feitos quase que inteiramente de água. Além da necessidade para a sobrevivência, ela é de extrema importância para a manutenção da vida. Um estilo de vida baseado em  abundancia de água, resultará em benefícios consideráveis contra as doenças e o envelhecimento. Isso sem contar que a água em estado duvidoso poderia resultar em conseqüências alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.
Ninguém tem dúvidas do quanto é fundamental a água para o planeta, animais e principalmente para os seres  humanos. Nosso corpo poderá sobreviver cerca de 50 a 80 dias sem alimento mas, em média, somente 3 dias sem água. Três dias é suficiente para acarretar desidratação e começarmos a experimentar todos os tipos de problemas pela falta deste importante alimento para o corpo e a mente.  Nesta semana faremos um encontro precioso com a verdadeira fonte de água viva e o quanto precisamos dela para sobreviver espiritualmente.
DOMINGO, 18 de abril
A ÁGUA VIVA

“Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna” (Jo 4:13,14).
 É muito simples dizermos que Jesus é a água viva que pode nos trazer cura para a alma e paz de vida. Na verdade, somente os que realmente sentem precisar desta água e a buscam de todo o coração, é que podem intimamente entender o significado de Jesus ser a água da vida. Somente os que foram libertos dos pecados, da podridão da vida, das enfermidades espirituais, das desilusões humanas e dos vários tipos de desgraças que podem assolar a vida, é que podem entender profundamente este significado. Somente os que tiveram sede e que a beberam é que podem descrever com vivacidade o quanto esta água é significante.
Muitos, infelizmente, bebem desta água sem ter um pingo de sede. Os resultados serão os piores possíveis. Portanto, quanto mais sede bebermos desta água, maior será a satisfação dela, e quanto menos sede tivermos, menor também, será a satisfação por ela.
 O que estou tentando apresentar, é que, é necessário reconhecimento profundo do quanto somos pecadores, do quanto ofendemos a Deus com nossa vida errante e o quanto precisamos dele para receber cura espiritual. Quanto mais certeza eu tiver de minha condição humana e quanto mais certeza eu tiver do quanto preciso do amor e do perdão de Deus, mais significativo e maravilhoso será para mim a redenção em Cristo. Quando não há tristeza pelo pecado, conseqüentemente a história da redenção não terá brilho nos olhos humanos.
SEGUNDA, 19 de abril
AS ÁGUAS DO BATISMO

“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6:1-6)
A água é por excelência um perfeito símbolo de purificação. Para o corpo, tanto externa quanto internamente, a água serve para fazer limpeza com o objetivo de conservar o vigor, a saúde e a vida. Na Bíblia a água é simbolizada  pela salvação e pela purificação provida pela graça verdadeira, sendo o próprio Cristo.
No antigo testamento, podemos ver o papel da água na purificação do planeta através do dilúvio e do significado espiritual na salvação de Noé e sua família. No novo testamento, a água é o principal símbolo utilizado na celebração do batismo, pois representa completa purificação, perdão e vida nova em Cristo. A graça de Jesus é como se fosse água pura e cristalina a disposição dos que sentem sede e necessidade de purificação. Deus prometeu abundância desta água para os necessitados e em Apocalipse 22:17, Ele nos oferece gratuitamente.
TERÇA, 20 de abril
USOS DA ÁGUA

“E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços” (Gn 2 :10).
 Interessante notar que saía um rio do Éden com o objetivo de regar o jardim. Mas o mais interessante ainda é observar que este rio, ao sair dali, se dividia em quatro. Costumeiramente, os adventistas interpretam os quatro ventos de apocalipse 7 como sendo conflitos existentes nos quatro cantos do globo. Da mesma forma, poderíamos crer que a divisão do rio representaria a saúde e vigor espiritual de Deus indo a todos os cantos da terra.
De uma coisa podemos ter plena certeza, mesmo em um contexto sem pecado, a água continuava exercendo sua função de conservação e manutenção da vida. Após o pecado, talvez a água tenha ganhado um papel ainda mais significativo, pois a morte, doença e a sujeira, ganharam enormes proporções. O papel da água nestas situações é de remediar, curar, aliviar, limpar e conservar. Não é de se admirar que Jesus tenha escolhido a água para representar sua graça, purificação e salvação? Com certeza que não, a água é por excelência a melhor prefiguração do que o poder de Deus é capaz de fazer em vidas humanas.
No antigo testamento, a água se torna comum não apenas no seu uso rotineiro, mas principalmente no seu uso espiritual do santuário terrestre. Imagine a quantidade de sangue e de imundícies concentrada durante todo o ano no santuário, a purificação era feita apenas uma vez ao ano, portanto o papel da água além de espiritual, tinha como objetivo, também conservar a saúde dos que oficiavam no templo. No âmbito espiritual, assim como a água era suficiente para limpar o santuário contaminado com sangue (pecados) da humanidade, da mesma forma a verdadeira água da vida, Jesus Cristo, no juízo, será suficiente para erradicar para sempre os pecados da humanidade. Em breve, desfrutaremos da vida, porém, sem a força do pecado em nossa natureza.
QUARTA, 21 de abril
O PODER DA ÁGUA

“Os que esperam no Senhor, renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40:31).
Por acaso você já se esqueceu alguma vez de regar a sua plantinha? Conseguiu notar o quanto ela parece sem vida quando esquece-se de regá-la com água? Apenas um pouco de água e a planta demonstra recobrar vida. Água é tão importante para o organismo porque ela está presente em todas as células de cada tecido, órgão e do corpo como num todo.
Já escalou alguma vez uma montanha e se viu incapacitado de continuar o trajeto enquanto não bebesse um pouco de água? Ao beber água nestas circunstâncias, percebe-se uma refrigeração e energização de todo o corpo e conseqüentemente uma capacitação maior de dar continuidade a escalada.
Água ajuda o corpo a:
* Manter a temperatura normal.
* Lubrificar e amortecer as articulações.
* Proteger o cordão espinhal e outros tecidos sensíveis.
* Livrar dos resíduos através da urina, transpiração e movimentos do intestino. Além de outras  centenas de utilidades para a manutenção e conservação da vida e da saúde.
Isto nos apresenta o quanto é fundamental a disciplina de ingerir água suficiente todos os dias. A água tem o poder de conservar a vida e a saúde, mas se não partir de nós a decisão de tomar banhos todos os dias, beber água suficiente diariamente, usar constantemente a água para todas as situações em que ela seja necessária, dificilmente desfrutaremos dos seus benefícios. Da mesma forma, a água da vida, Jesus Cristo, está a nossa disposição, mas de nada adiantará se nós não nos banharmos Dele diariamente e se não bebermos Dele constantemente. A oração, a testificação e o estudo da palavra de Deus são os meios deixados por Deus para saciarmos esta sede de vida e vida eterna. Este poder está a nossa disposição.
Veja essa linda declaração de Ellen White
“Jesus não queria dar a idéia de que um único gole da água da vida bastasse ao que a recebe. O que experimenta o amor de Cristo, desejará continuamente mais; mas não busca nenhuma outra coisa. As riquezas, honras e prazeres do mundo, não o atraem. O contínuo grito de seu coração, é: Mais de Ti. E aquele que revela à pessoa suas necessidades, está à espera, para lhe saciar a fome e a sede” (DTN, p. 187).
“Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo no coração é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão prestes a perecer, ansiosos de beber da água da vida” (Ibid., p.195).
QUINTA E SEXTA, DIAS 22 E 23 de abril
ÁGUA COMO TERAPIA

“Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo” (Jo 9:11).
Se parássemos de beber água só por um dia, já é suficiente de sofrer de males como, por exemplo, a dor de cabeça e alguns acessos de tontura e vertigens. Se ficarmos mais de um dia sem beber água, a circulação do sangue e a eficiência mental começam a sofrer prejuízos. Há uma variedade de doenças que ocorrerão pela falta da água no corpo. Exemplos:
Desidratação
Alopecia
Descamação da epiderme
Constipação
Feridas com cicatrização lenta
Rachaduras
Problemas cardíacos
Fraqueza geral
Perda da consciência
A pior delas é a desidratação que poderá levar ao óbito. Como vimos, a necessidade de água é extrema e sem ela não podemos viver ou sobreviver. Da mesma forma, imagina se ficarmos sem a água da vida, Jesus Cristo?
Em muitas situações, Jesus utilizou água para realizar determinadas curas. Mas a principal lição apresentada por Ele, é que, não poderemos jamais continuar vivos, mesmo que respirando, andando, brincando, estudando e sorrindo, se não saciarmos nossa sede inteiramente Nele. Não há sentido de ser e de existir se nosso corpo espiritual  não for abastecido de Cristo. Ele é a essência de nosso bem estar espiritual e eterno. Não somente a nosso benefício, mas também a benefícios dos outros, pois nossa vida, ao estar repleta de Cristo, nos tornará como fonte de água viva para outras pessoas. Muitos estão morrendo na fé, porque estão bebendo desta água sem ter sede. Uma vida sem reconhecimento de nossa pequenez e do sentimento de necessidade de Deus, nos tornará insensíveis a voz do Espírito e ao plano da redenção que custou tão caro a Deus.
Reflexão:
Os que tratam os doentes devem avançar em sua importante obra, com forte confiança em Deus de que Suas bênçãos acompanhem os meios por Ele graciosamente providos, e para os quais em misericórdia nos chamou a atenção como um povo, isto é, o ar puro, o asseio, o saudável regime alimentar, os devidos períodos de trabalho e de repouso e o emprego da água” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 303).
“Naquela manhã, o sacerdote havia realizado a cerimônia que comemorava o ferir da rocha no deserto. Essa rocha era um símbolo daquele que, por Sua morte, havia de fazer com que brotassem vivas correntes de salvação para todos os sedentos. As palavras de Cristo eram a água da vida. Ali, em presença da multidão reunida, Ele Se pôs à tarde para ser ferido, a fim de que água da vida pudesse brotar para o mundo. Ferindo a Cristo, Satanás pensava destruir o Príncipe da vida; mas da rocha ferida correu água viva. Ao falar Jesus assim ao povo, o coração deste pulsou com estranho respeito, e muitos estavam dispostos a exclamar, como a mulher de Samaria: ‘Dá-me dessa água, para que não mais tenha sede’” (Jo 4:15; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 454).

.
Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, Está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem biblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: altoclamor@altoclamor.com