João - Testemunha Ocular

Testemunha ocular

João começa sua epístola buscando prender a atenção de seus ouvintes usando como argumento chave sua proximidade e conhecimento ocular da pessoa de Jesus Cristo. Para João era tão importante convencer as pessoas, mostrar-lhe que tudo foi completamente real, que Jesus de fato existiu e caminhou por este mundo.

Você se lembra de seu primeiro amor quando conheceu o evangelho e assim queria gritar para todos ouvirem das maravilhas que descobriu deste evangelho? Pois bem, imagino que João passou por experiências mais significativas e profundas, porque ele não ouviu falar do evangelho, ele viveu com o evangelho cara a cara. João não descobriu Jesus nas escrituras, ele descobriu Jesus em carne e osso. Ele não olhava para o céu, e falava com Deus no invisível, ele falava com Deus audivelmente e olhava em Seus olhos, sendo assim uma testemunha ocular.

Não é maravilhoso poder ler as cartas de alguém que presenciou cada momento com Cristo? Não é maravilhoso poder estar recebendo essas informações de alguém que esteve lado a lado com o próprio Deus? Não é maravilhoso poder ter confiança em uma carta que fora escrita por alguém que foi testemunha de tudo o que escreveu?

Sinceramente, a Bíblia é maravilhosa exatamente por isso. Além de ser um livro que transfroma vidas, podemos ver Deus completamente atuante em cada parte dela e se relacionando com seres humanso falhos como eu e você.

João foi testemunha ocular. Teve um privilégio imensurável, mas nós também podemos ter tal privilégio se formos mais ousados na oração, no estudo da Bíblia e no testemunho que damos as pessoas do que Deus foi capaz de fazer por nossa vida. Creio que podemos ter uma experiência significativa se formos insistentes e caprichosos neste estilo de vida cristã. Pode ser que não venhamos a ver Jesus como João viu, pode ser que não venhamos ouvir Jesus como João ouviu, mas podemos ter a certeza de sua presença tanto quanto uma testemunha ocular. Isto é possível pelos olhos da fé e pelas impressões que o Espírito de Deus faz brotar em nosso ser.

Para isso precisamos estar mais próximos de Deus, e quanto mais próximos mais comum será a certeza de que Deus esteve ao nosso lado nos ouvindo e nos direcionando todos os dias da vida. Vai querer ter essa certeza? Pois então, comece já a buscá-lo em Sua palavra e perceberá o quão próximo está o céu de sua vida.