Você que sente o chamado de Deus – Parte 2

História base

Raiava o dia sobre o Mar da Galiléia. Os discípulos já cansados de tanto trabalho durante a noite, porém sem nenhum fruto de todo o esforço, ainda estavam em seus barcos. (Mt 4:18-22). Naquela manhã Jesus ali se apresentara. A multidão se aglomerou ao Seu redor e Jesus entrou no barco para melhor ser visto e ouvido por todos. Ali Cristo ensinou a multidão sobre como alcançar a vida eterna.

Que cena era aquela, o Deus eterno dentro de um humilde barco de pescador proclamando as boas novas de salvação aos desafortunados na vida. Aquele que era o mais exaltado nos céus estava declarando àquele povo os grandes e eternos princípios do Seu verdadeiro reino. A multidão aos poucos se aglomerava cada vez mais para ouvir as palavras de um homem que não era um simples homem, era o próprio Criador, e não só Criador, mas Aquele que, com seu poder mantém os mundos, as leis e as vidas em todo o vasto universo.

Além da multidão ali presente, tinha Jesus em mente os desafortunados de todos os tempos, inclusive do futuro. Olhando através dos séculos, contemplou pessoas nas prisões, jogados aos cantos das ruas, sofrendo opressões, injustiçados, sem direção na vida, doentes e escravos de satanás. Olhando dentro da lupa do tempo, viu pessoas, também como eu e você, isso mesmo, VOCÊ.

As pessoas que ali estavam encontraram paz e esperança para suas vidas. A mensagem das boas novas soou de maneira poderosa nos corações daquele povo. E assim deve esta mensagem soar aos ouvidos de todos em nossos dias.

O Chamado

Acabando todo o discurso, Jesus agora se volta para outro público, os discípulos. Olhando com o olhar bem fixo aos olhos de Pedro lhe diz: “ Lança as redes”. Mas a bíblia apresenta um Pedro já meio que desanimado. Acabara de pescar a noite toda e não teve nenhum êxito. Comparou todo seu esforço e luta com aquilo que podia desempenhar no futuro, e tudo lhe parecia ser muito frustrante e desanimador devido a tanto fracasso. Sua própria profissão e ocupação lhe falhavam naquele momento. Olhou para Jesus com palavras de desânimo e disse: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a Tua palavra, lançarei a rede.”

Os discípulos eram pescadores experientes. Trabalharam arduamente no momento mais propício para pescar com redes. Mas não conseguiram nada. Agora depois de tanto fracasso em um horário não muito propício, meio que desanimados, lançaram as redes ao mando do mestre. O que aconteceu? Tão grande era a carga de peixes em ambos os barcos, que se viram ameaçados de ir a pique.

Nesta circunstância, depois de Pedro e os demais terem presenciado as palavras de salvação e os milagres de Jesus algo extraordinário aconteceu no coração e na mente deles. Veja bem, é exatamente neste contexto que Jesus faz o grande chamado àqueles homens. Até o momento nenhum deles se havia inteiramente unido a Jesus como colaborador Seu. Tinham testemunhado e ouvido muitas coisas, não haviam porém abandonado de todo suas ocupações anteriores. Não haviam se dedicado da forma como deveriam na obra de Deus. Agora Jesus os convidava a abandonar a velha vida de pescadores comuns para se tornarem verdadeiros pescadores, porém de vidas humanas.

Meu querido leitor, Deus tem um chamado também especial para você. Todos nós temos recebido um chamado especial dAquele que nunca erra. Eu sei que neste momento muitos dos que estão lendo este artigo devem estar chorando ou sentindo um toque especial no coração. Se você é uma dessas pessoas, não tenha dúvida de que Deus o está chamando para uma obra especial e grandiosa.
O chamado de Deus atinge todas as pessoas e em todas as classes, níveis e dons. Nem todos são chamados para serem pastores, mas todos são chamados para serem pescadores espirituais. O ministério é vasto e precisa ser exercido, mas é importante entender que Deus tem flores diferentes em seu jardim. Todos nós somos chamados para exercer um ministério e em muitos casos bem diferentes do que imaginamos.

Alguns ficam atormentados, pois sentem que foram chamados por Deus, mas não sabem discernir ao certo de como exercer este ministério.

Deus chamou a todos para uma obra especial e grandiosa. Se o seu grande problema consiste no "como realizar", entenda que, a princípio, Deus precisa apenas de sua disposição e paixão para e pela obra. O resto, capacitação, talento e habilidade, o grande Artista  há de suprir.

Mas e os que não fizeram teologia? Como ser pescadores espirituais?

Na história que acabamos de ler percebemos que os discípulos não cursaram faculdade de teologia nas escolas dos profetas que existiam na época. Não que Jesus fosse contra essas escolas, pelo contrário, foi o Deus mesmo quem erigiu tais centros de educação espiritual. O detalhe é que nem todos passam por estas escolas, mas a certeza é que TODOS são chamados, os cursados e não cursados. Deus chamou homens incapacitados para estudarem em uma outra escola, onde o professor era o próprio Jesus. Isto nos ensina que, somente Deus pode oferecer a capacidade e os dons necessários para sua obra. As escolas são importantes, mas, há algo que não é possível aprender nas escolas - o que exige comunhão profunda com Deus. Hoje o Senhor deseja capacitar e preparar você. Jesus quer ser o seu instrutor, o seu professor. Saiba que, embora a faculdade seja importante e tenha o seu devido lugar, verdadeiros pastores, obreiros e missionários  não são formados nas salas de aulas, mas, aos pés de Cristo e com disposição para ser útil.
Verdadeiros pastores não se formam nos centros acadêmicos ou na conquista do diploma. Ser pastor é um dom, é vocação, é um chamado que vem do céu. As escolas são necessárias para desenvolver certas habilidades, mas, a vocação ministerial, seja leiga ou não, só pode ser adquirida na trono da graça.
Formar-se em teologia, pode até oferecer-te um diploma para ser um teólogo ou um profissional, mas jamais formará pastores, sacerdotes, homens de fé e espirituais. Pastor se forma no dia a dia, exercendo o chamado de Deus na igreja, nos pequenos grupos, nos estudos bíblicos, nas orações com as pessoas, nos auxílios aos desafortunados, com joelhos no chão e com relacionamento com Deus.

Existem muitos pastores formados pelas escolas que não são pastores e existem muitos membros leigos nas igrejas que são verdadeiros pastores. Esta realidade não diminui a importância do ministério pastoral, mas valoriza o ministério de homens e mulheres leigos que oferecem suas vidas e seu tempo para um ministério voluntário que também possui as credenciais do Céu. O que é importante compreender é que todos nós temos um chamado, porém podemos exercer o chamado de Deus de maneiras diferentes. Como já foi mencionado Deus têm flores diferentes em seu jardim. Os pastores exercem uma função ministerial diferente e de maior responsabilidade espiritual, mas, os demais irmãos também exercem um chamado nobre e diferenciado. Funções diferentes que completam o corpo de Cristo.

Lembre-se que, nossa profissão nesta terra não é ser mecânico, não é ser jardineiro, não é ser operador de micro, não é ser advogado, não é ser empresário, não é ser bombeiro, não é ser eletricista. O que você faz hoje na verdade é apenas um bico, porque sua verdadeira profissão é ser pescador de homens, porta voz do céu e embaixador de Cristo. E essa credencial não é somente para aqueles que se formam no curso de teologia mas para todos que aceitam o chamado.

E você?

Jesus faz este convite agora para você. Acordei 2:30 da manhã do dia 17/11/2008, e agora são exatamente 3:13 da madrugada. Acordei e não consegui dormir, senti que Deus queria que escrevesse essa mensagem. Ele sabia que você estaria lendo-a, conhece todos os seus passos, e é bem provável que seja esta a explicação, do porque que Deus me acordou de madrugada para escrever este artigo. Portanto o mesmo chamado dado aos discípulos, Deus está neste momento fazendo a você. Acredito nisto, pois quando nossa vida é dirigida por Deus, nada vem do acaso. Tudo, absolutamente tudo é providência. Mesmo as coisas ruins que nos assaltam, Deus as transforma em providência para algo nobre e grandioso.

Meu querido, você que é membro da igreja, homem, mulher, jovem, criança, adolescente ou de idade já avançada, fale com Deus, peça que lhe mostre e o encaminhe no chamado feito a você. Avance pela fé nesta obra, se organize, crie planos, invista seus recursos financeiros nestes projetos e Deus com certeza o abençoará na medida em que avançardes. Trabalhe e se envolva com a igreja e com Deus dedicando-lhe mais o seu tempo e seus recursos. Lembre-se que, a prosperidade acadêmica de Daniel que o fez um dos maiorais no império Babilônico, o sofrido distanciamento de José da sua família que o levou ao governo do Egito e a escolha inesperada de Ester que a fez rainha foi com um único propósito, abençoar e salvar o povo de Deus. Portanto, se Deus fez assim na vida de José, Daniel, Ester não faria na sua? Basta se colocar a disposição e coisas maravilhosas acontecerão.

Conclusão

Encerro com outra lição importante. Nossos planos e sonhos neste chamado e no ministério de Deus devem ser os planos e sonhos de Deus. Nada dará errado nos avanços que der, se tudo for feito com a presença e vontade do Onipotente. A Bíblia ensina que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda, seremos capazes de mover uma montanha, porém te digo que podemos até ter fé do tamanho de uma montanha, mas se não for da vontade de Deus, não seremos capazes de mover nem mesmo uma semente de mostarda. A vontade de Deus é transformar você em um instrumento útil para Sua obra. Os recursos aparecerão, os frutos aparecerão, mas também aparecerão desânimos dúvidas e frustrações plantadas por Satanás, exatamente como teve os discípulos durante toda a noite. No entanto se aguardardes com fé obedecendo sempre às ordens de Deus com certeza a alegria virá pela manhã. 

Quanto mais investir seu tempo na obra e na igreja de Deus, mais tempo abençoado e de qualidade Ele lhe dará; quanto mais oração e luta tiver, mais êxito Ele lhe dará; quanto mais recursos financeiros injetar em sua obra, mais recursos financeiros Ele lhe dará para injetar mais. Não preocupeis se as coisas darão certas ou erradas, apenas obedeça e avance como fez Pedro, em lançar as redes. O trabalho é com agente, porém os resultados serão com Deus.

Gilberto Theiss é pastor na Igreja Adventista do Sétimo dia no estado do Ceará