Pode um crime hediondo acontecer dentro de uma igreja?

"os justos, e os sábios, e os seus feitos estão nas mãos de DEUS; e, se é amor ou se é ódio que está a sua espera, não o sabe o homem." Eclesiastes 9:1

Neste domingo dia 04/03/2007, nos deparamos com um crime que chocou a cidade de Joinville e toda a nação adventista. É possível não imaginar que tal crime pudesse acontecer dentro de uma igreja. Em especial a igreja Adventista do 7º dia levando em consideração seu forte empenho na educação e proteção as crianças, devido ao progresso da violência infantil no mundo atual. A pergunta que surge é, como Deus seria capaz de permitir uma brutalidade dessas dentro de um templo em momentos de adoração?

Embora não haja respostas para muitas indagações, uma coisa temos certeza. O fato de estarmos nas mãos de Deus não significa, evidentemente que nunca teremos dor, sofrimento ou tragédias na vida, sejam elas nas ruas, em nossa própria casa ou até mesmo na igreja. Os mais féis de todos os cristãos nunca podem estar certos do que os aguardará no dia a dia. A diferença é que, como cristãos, podemos confiar na bondade e na misericórdia de Deus, apesar dessas tragédias. Imagine passar pelas coisas que sofremos tão frequentemente sem a crença de que existe um Deus amoroso, atencioso que , um dia, "lhes enxugará dos olhos toda lágrima" Apoc. 7:17.

Os justos realmente estão nas mãos de Deus, mas isso não significa que Deus os livrará de toda a maldição que lhes recai na vida. Vivemos em um mundo onde as consequências do pecado podem atingir a todos, tanto justos quanto os impios e até mesmo crianças inocentes. Esses acontecimentos ao invés de trazer descontentamento quanto a maneira como Deus permite certas coisas, em verdade devem despertar em nós a visaõ do quanto realmente o pecado tem destruído a imagem de Deus no homem e no quanto precisamos mais ainda de um Salvador que é Cristo. Deve imprimir em nossa conciência o desejo de rejeitar este mundo e suas coisas por uma pátria melhor, muito melhor que nos é oferecida. Quer dizer, deve nos aproximar mais ainda de Deus.

Sobre os justos, muita das vezes é permitido que provem coisas que lhes trazem dor, sofrimento e até morte, mas no fim toda a maldição será transformada em benção. Se nós sofremos muito com crimes hediondos como o ocorrido em Joinville, imaginem então o tamanho do sofrimento de Deus em presenciar não só em Joinville mas em todo o planeta todos os crimes cometidos todos os dias, e ainda crimes mais barbaros do que este acontecido. Dizer que Deus não se importa é um erro, pois em verdade o sofrimento de Deus é muito pior do que o dos homens.

Mas quanto aos ímpios como este que cometeu o tal crime, escreveu salomão que também estão nas mãos de Deus com seus atos. Isso revela que Deus, usando a liberdade concedida, os tem em suas mãos para julgá-los conforme suas obras. Em outras palavras, se criminosos, como este, acham que não pagarão por seus atos, enganam-se. Os olhos de Deus estão sobre todos, e pior do que ser julgado neste mundo pelos homens é ser julgado por Deus na segunda vinda de Cristo e na erradicação final do pecado após os mil anos. Muito melhor é estar nas mãos dos homens para ser julgado do que nas mãos de Deus. Esse dia chegará e tudo que estiver oculto ou não, sendo julgado pelos homens ou não, passará em revista perante Deus, e cada um receberá conforme suas obras. Esse será um dia terrível para todos os que cometeram pecados neste mundo e não se arrependeram em Cristo. Eu diria ainda, pior será para aqueles que trouxeram dores e sofrimentos a outros nesta vida com seus atos.

O fato de acontecer em uma igreja, não revela que Deus não esteja mais com ela, mas que devemos estar atentos porque a violência se estende de maneira muito rápida em nossos dias ao ponto de atingir e de tornar inseguro qualquer lugar que estivermos presente, mesmo uma igreja. A prova disto é Apocalipse 7:17, que diz "Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima". Esta promessa é para os justos. Se Deus faz tal promessa aos justos, quer dizer que os cristãos, mesmo sendo guiados por Ele poderão passar por experiências desagradáveis, como dores, sofrimentos e até mortes injustas e bárbaras como fora a de Abel assassinado por seu próprio irmão Caim. ( Gen. 4:8) .

Tudo o que acontece de mal sendo dentro ou fora das igrejas, revelam a magnitude das consequências de um mundo mal, afogado no pecado e de um Deus que tem oferecido uma solução melhor, para um mundo melhor. Se Deus permite, seja onde for, é para nos despertar. É para mostrar que Ele está com os braços abertos, esperando pacientemente pela nossa decisão e entrega. Cabe a nós decidir se continuaremos ampliando as fronteiras do pecado ou se definitivamente o recusaremos entregando a vida a Cristo. A decisão é sua e tudo o que acontece é permitido para nos conscientizar disso.

Melhor do que morrer neste mundo, seja qual for a forma, é ressuscitar na manhã da ressurreição. Com certeza Deus trará de volta a menina Gabrielli, assim como outras crianças. Quando esse dia chegar, entenderemos como Deus foi perfeito na maneira como agiu em todos os casos estranhos aos nossos olhos. E esse dia chegará. Deus julgará o mundo por meio do varão que destinou e disso deu certeza a todos, foi para isso que Ele (Jesus) morreu e ressuscitou. Foi para isso. Amém. Atos 17:31.