O toque da fé

Busca do milagre: Ser exemplo em integridade e pureza é um tremendo desafio. Mas além do exemplo da integridade e pureza é necessário sermos exemplo motivador para que outros desejem se envolver com a missão evangelística. O milagre que precisamos hoje é o de fazer de nossa vida um modelo contagiante capaz de despertar nos outros o desejo de ser um instrumento útil nas mãos de Deus.

Quebra-gelo: Muitas pessoas sofrem por alguma impossibilidade, já perderam a esperança de vencer os desafios da vida e já não acreditam mais que haja solução para os seus problemas. Há muito tempo atrás uma mulher desconhecida também se sentia assim, mas algo extraordinário aconteceu e fez toda a diferença: Ela teve um encontro com Jesus.


Discussão: “Jesus, reconhecendo imediatamente que dEle saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes?” (Mc 5:30). Jesus, rodeado por uma multidão, em contato com várias pessoas sente um toque diferente, especial, motivado pela esperança e fé genuína no que Ele representa ao ser humano. Considerando que Jesus conhece todas as coisas, por que Ele precisaria perguntar quem O havia tocado? Ao expor a atitude daquela mulher, Ele a estava usando como exemplo de fé e atitude para os que estavam presentes e para todos os que puderam ouvir ou ler a sua história. 

Além disso, aquela sofredora mulher, tão reclusa por conta da sua enfermidade, precisava saber que Aquele que a curou a conhecia pessoalmente, individualmente. Imagine a alegria de ser conhecida e compreendida pelo único que lhe trouxe cura, alívio e esperança. A atitude dela foi registrada nas Escrituras exatamente por ser um exemplo de confiança plena no poder restaurador de Jesus. Após a indagação de Cristo, ela teve a oportunidade de testemunhar do milagre em sua vida.  Nas palavras do grande Mestre, fica claro que não foi o toque em si que promoveu a cura, mas a fé que aquela mulher possuía (Mc 5:34). 

Aprendemos com ela que apesar das nossas impossibilidades podemos nos esforçar, atravessar a multidão e nos entregar a Deus, confiando que Ele operará em nossa vida. Não parece curioso o fato de Jesus ter distinguido o toque daquela mulher dos demais toques da multidão ali presente? Podemos correr o risco de pensar que apenas por fazermos parte da multidão que segue o Salvador já estamos de fato nos relacionando com Ele.  Precisamos entender que não basta estar em meio à multidão, é preciso ter fé e atitude. Jesus espera que cada um de nós tenhamos a mesma atitude de fé e entrega que aquela mulher teve. 

Quão feliz ela deve ter ficado ao ouvir do Mestre “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” (Mc 5:34). Palavras que reforçam o alívio que sentimos ao colocar o Senhor em primeiro plano em nossa vida. Palavras que trazem esperança a todos os que estão desesperançados e sofrendo. Nesse contexto, qual o nosso papel como discípulos de Cristo? Temos vivido e acreditado na cura física, mental e espiritual que pode ser oferecida por Aquele que nos ama imensuravelmente? Temos ajudado as pessoas a verem que a fé no Redentor traz vida e ânimo ao corpo e à mente? Deus espera que sejamos Suas testemunhas e internalizemos em nossas vidas o evangelho para, por meio do Filho de Deus, levarmos esperança, cura e alívio para as impossibilidades do nosso próximo.

Aplicação: Muitas pessoas já tiveram uma experiência parecida com a da mulher curada e a partir da nossa influência e determinação em falar de Jesus a todos, muitas outras podem ainda ter essa experiência maravilhosa de cura - seja física, mental ou espiritual - e ainda terem a certeza de que um dia, quando o Rei voltar, serão plenamente curadas para nunca mais sentirem dor. Quão dispostos estamos para tornar isso possível na vida daqueles que conhecemos?  Perguntas para considerar:

1)- Que lição podemos absorver da história da mulher curada sobre a importância de pregarmos a verdade, considerando que a esperança ressurgiu no coração dela após ter ouvido sobre Jesus (Mc 5:27)?

2)- Como seria a nossa vida se confiássemos mais em Jesus, depositando toda a nossa fé em Seu cuidado e amor por nós?

3)- O que precisamos fazer para fortalecermos a nossa fé?

4)- Qual a diferença entre convencimento e conversão?

5)- Como podemos, através da nossa vida, ajudar aqueles com quem interagimos a confiar mais em Deus?

Leitura recomendada: A Ciência do Bom Viver, p. 59-63.

Conclusão: Assim como aquela mulher, muitos estão apenas esperando que falemos onde encontrar auxílio. Muitos precisam ouvir a mensagem que Jesus tem para quem está cansado de sofrer. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28) A nossa disposição em pregar a verdade é decisiva para que o mundo confie plenamente em Jesus e possa saber onde buscar forças para viver. Muitos precisam aprender a estender a mão e tocar em Deus. Hoje é o dia de nos levantarmos e cumprirmos a missão que nos foi dada.

Fonte: Estudo relacional para formação de líderes na União Nordeste Brasileira da IASD em 2017 - Autor: Patrícia Vilela das Neves Theiss