Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 07

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 07 – 4º Trimestre 2012
(10 a 17 de novembro)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO,10 DE NOVEMBRO
Armas para a vitória

            “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia do mal e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabalável” (Ef 6:13).

Pensamento Chave: Comunhão com Deus, nossa única salvaguarda para enfrentar o mal


             “Tomai toda a armadura de Deus”, significa que, existe uma ferrenha batalha em que todos nós estamos envolvidos, e, por este motivo precisamos da armadura espiritual de Deus. “Para que possais resistir”, significa que, sem esta armadura ninguém poderá sair ileso das armadilhas do inimigo invisível. Querendo ou não, todos nós estamos inseridos no centro deste grande conflito entre o bem e o mal. Neste conflito, a batalha, ao mesmo tempo que é coletiva, envolvendo grupos distintos, o grupo dos que obedecem a Deus e o grupo dos desobedientes, independente da existência destes grupos, um fato é certo, cada um será provado individualmente. A nossa experiência e devoção a Deus precisa ser sustentada sobre o alicerce da fé pessoal. Ninguém terá forças ou resistência para vencer o mal se não cultivar sua própria experiência de crescimento espiritual. Ellen White pondera que “Individualmente estamos na condição em que se achavam nossos primeiros pais - face a face com múltiplas tentações, a solicitarem nosso espírito e coração. Todo o Céu observa com intenso interesse, para ver se olhamos a Jesus e nos submetemos a Sua vontade, ou se, na tentação, seguiremos as inclinações do coração natural e as solicitações do maligno”. (Youth's Instructor, 26 de setembro de 1895). Ela também afirma que o inimigo nos ataca “individualmente, a fim de desviar-nos da integridade” (Testemunhos Seletos, v. 1, p. 404), e falando dos perigos dos últimos dias ela considera que “Individualmente devemos formar caráter que suporte o teste do juízo.” (Olhando para o alto, p. 268). Portanto, nossa labuta diária deve ter em vista, nosso enrijecimento espiritual dentro de um contexto especificamente pessoal com Deus. Não é a experiência do grupo, mas a sua própria.

DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO
A necessidade de usar a armadura
(Ef 6:14-17)

            O apóstolo Paulo compreendia bem a necessidade de preparação espiritual, pois, ele acreditava na existência de forças sobrenaturais as quais não temos nenhuma possibilidade de vencer. Portanto, sua declaração em usar a armadura de Deus reflete a condição humana em comparação com as forças espirituais. Em outras palavras, Paulo está afirmando que nós seremos completamente vencidos se não nos unirmos a Deus. No entanto, a grande verdade para sermos vitoriosos em Deus é que, embora a ação do grupo seja importante neste contexto, a experiência que nos torna habilitados para vencer o mal é única e pessoal. A vida espiritual de uma pessoa não dará suporte para outra. Ninguém estará em condições de suportar o mal se não tiver sua própria experiência com o Onipotente. A profecia revela que nem todos estarão preparados para enfrentar a última grande crise que sobrevirá ao mundo. No tempo do fim, apenas um pequeno número de pessoas estará avivado e repleto da armadura de Deus. O cenário não será favorável para os que estiverem em condições desanimadoras. Em Lucas 18:7-8, descrevendo a situação espiritual de muitos no tempo do fim foi incisivo em apresentar a realidade incrédula e superficial dos que professam segui-lo. Interessante notar, entre tantas, como estas características se encaixam tão perfeitamente em nossos dias. A religião de hoje, descomprometida, mundana e cheia de arrogância espiritual pondera a extrema necessidade, dos sinceros, permanecerem mais firmes do que em qualquer outro tempo.

SEGUNDA, 12 DE NOVEMBRO
Cinto da verdade, couraça da justiça
 (1Rs 3:6; Sl 15:2; 96:13; Pv 12:17; Is 48:1; 2Co 6:7; Ef 5:9)

                Este vídeo (http://www.gilbertotheiss.blogspot.com.br/2012/11/que-evangelho-e-este.html), apresenta apenas uma síntese do que tem infectado a geração de pessoas que se dizem possuir o cinto da verdade e a couraça da justiça. Eu chamaria isto de falso avivamento que cria cristãos descomprometidos com a verdade e repletos de aparência exterior. A igreja adventista também não está imune a tais problemas. Devemos, mais do que nunca, vigiar e orar para não incorrermos nos mesmos perigos. Não se esqueçam que, o secularismo e o relativismo religioso tem o poder de mudar nossas convicções de tal maneira que não consigamos mais detectar a linha que divide o santo do profano. Ellen White, descrevendo a situação religiosa no final dos tempos descreve:  “Escritura Sagrada declara que antes da vinda do Senhor existirá um estado de decadência religiosa semelhante à dos primeiros séculos. "Nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela." II Tim. 3:1-5. (Grande Conflito, p.444), e alerta que "Ao nos aproximarmos do fim do tempo, a falsidade estará tão misturada com a verdade que, somente os que têm a guia do Espírito Santo serão capazes de distinguir a verdade do erro" (SDA Bible Commentary, v.7, p. 907). Se houve uma geração que necessite de cristãos verdadeiros e genuínos, este tempo é hoje. Gente que se apresenta como seguidor de Jesus Cristo, porém, com um cinto da verdade e couraça da justiça manchada com a corrupção espiritual. Estes, vencidos por Satanás, serão achados em falta e chamados de mentirosos. Naquele grande dia Jesus dirá “nunca vos conheci” (Mt 7:21-23).

TERÇA, 13 DE NOVEMBRO
Preparação e escudo da fé
(Is 52:7; Rm 10:15; Ef 6:15)

             Os instrumentos de guerra utilizados por Paulo descrevem como deve ser o cristão que está verdadeiramente em Cristo. A preparação necessário que equipa-nos com a paz da presença de Cristo, além do poder da graça que nos garante, envolve submissão e aproximação plena a Jesus Cristo. Consequentemente, uma aproximação e submissão plena, nos capacitará a enfrentar as mais cruéis tentações dos anjos caídos. O conflito é intenso e a guerra é real, e, somente os que estiverem munidos do poder de Deus é que estarão aptos a triunfar. O campo de batalha espiritual está repleto de inimigos bem posicionados aguardando apenas o avanço dos que se uniram a Deus. Nossa fé não deve ser apenas uma simples crença no nome de Jesus, mas, acima de tudo, deve ser uma fé de entrega e obediência. Como bem parafraseou Jesus “nem todo que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas, aquele que faz a vontade de meu pai que está no céu” (Mt 7:21). Portanto, a preparação necessário, além de ser concretizada primariamente pelo sacrifício de Jesus, este poder que envolve e sela, somente será real na vida dos que genuinamente fazem valer as promessas, vontades e o caráter dAquele que nos trouxe para Sua maravilhosa luz. Nada menos que isso, evangelho prático, é o que deverá imperar na vida dos que afirmam ser seguidores de Jesus. Se assim não for, a verdade não estará nele (IJo 2:4, 6).


QUARTA, 14 DE NOVEMBRO
Capacete e espada
(1 Ts 5:8; Ef 6:17; Hb 4:12)

Capacete e espada, dois instrumentos fundamentais para um combate. O capacete é um instrumento de proteção e defesa, enquanto que a espada  deve ser um instrumento de ataque. A certeza da salvação através exclusivamente da graça de Cristo, é a garantia de Deus para os que estão nEle. Esta salvação não pode ser anulada por nenhum ser. A não ser por nossas próprias decisões contrárias, Satanás não pode, pela sua própria decisão e poder, reverter o poder da graça. Portanto, o exemplo é claro, se estivermos firmes em Deus, nada, absolutamente nada poderá mudar o quadro da redenção em nossas vidas. A espada, representada pela palavra da verdade, é o meio que utilizamos para vencer as investidas do inimigo. Assim como Cristo no deserto, fazendo uso do “está escrito”, nós, de igual maneira devemos nos ancorar nela. Num tempo de puro sincretismo religioso munido de relativismo e secularismo, são poucos os que ainda fazem da verdade absoluta de Deus sua mais pura essência de vida prática. Cabe aqui um severo apelo a todos nós para que não permitamos que este tipo de filosofia embarace nossas convicções nas verdades expressas na Palavra de Deus, mesmo que elas sejam contrárias aos nossos gostos e ambições.

QUINTA E SEXTA 15 e 16 DE NOVEMBRO
Orando sempre
(Ef 6:18)

            Existem algumas vitaminas que se armazenam no organismo enquanto que outras não se armazenam. A vitamina c por exemplo não se armazena. Por este motivo, ela deve ser consumida diariamente através dos alimentos, caso queiramos estar com o sistema imunológico bem protegido. Da mesma maneira, quando falamos de oração, a oração de hoje não serve para o dia de amanhã. É necessário constante oração todos os dias para manter a comunhão com Deus. Esta comunhão fortalecida, redundará em benefícios espirituais na vida dos que fazem da oração um estilo diária de vida. Como bem afirmam por ai, muita oração muito poder, pouca oração pouco poder, embora seja apenas uma frase filosófica, é inegável sua realidade. Portanto, se desejamos manter o sistema imunológico espiritual sempre forte, é necessário que entendamos o valor da oração para a vida cristã. Infelizmente, nossa natureza caída batalha contra os valores espirituais, e por este motivo, enfrentamos dificuldades para manter uma vida de fervorosa oração. É extremamente fácil fazer e desejar coisas que desagradam a Deus e se opõe à Sua verdade. Mas, embora muitas de nossas lutas sejam muito difíceis, Deus, através da oração, estudo da Bíblia e do testemunho por nós praticado, promete enrijecer-nos  espiritualmente. Através destas práticas, o poder do Espírito Santo nos revestirá concedendo-nos força e vigor espirituais. Portanto, é confortador saber que Deus está atento as nossas necessidades espirituais se atendermos estas necessidades dedicando tempo para, especialmente, orar fervorosamente. Na verdade, como é fácil obter o poder de Deus na vida se levarmos em consideração o preço que pagamos – a disposição.




[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br