Rápidas: Qual a origem dos amonitas e moabitas?

As filhas de Ló cresceram num país onde a bebedeira e todas as formas de imoralidade eram habituais; conseqüentemente a noção do certo e do errado e a consciência delas estava obscurecida. Por suas ações, elas revelaram a má influência recebida em Sodoma.
As filhas de Ló não interiorizaram os princípios de justiça no coração. Devemos mais ter pena delas do que acusá-las, pois o próprio Ló participou do pecado delas. Ele foi responsável pelas circunstâncias que culminaram neste ato, bem como foi responsável por haver bebido o vinho que elas colocaram perante ele.
O preço que Ló pagou por uns poucos anos em Sodoma foi a perda de toda a sua família. Os vís Amonitas e Moabitas foram sua única posteridade.

O nome Moab provavelmente significa “do meu pai”, pois a Septuaginta traduz assim. Moab foi o pai dos Moabitas. Embora primos dos Israelitas, os Moabitas foram sempre seus inimigos. Originalmente eles habitavam o país entre o rio Arnon e o Zered, à leste do Mar Morto. Depois estenderam seu reino para o norte.

O nome Bem-ammi, o qual foi o pai dos Amonitas, provavelmente significa “filho do meu povo”. Através deste nome sua mãe expressou o fato de que seu pai e mãe eram do mesmo núcleo familiar. O seu filho era na verdade o seu próprio meio-irmão. Os Amonitas se tornaram nômades e viveram na parte lesta de região compreendida entre o rio Jabbok e o rio Arnon.

A história de Ló e sua família é trágica. Uma mancha permaneceu na memória de seus descendentes para sempre. O pecado de Ló foi perdoado, mas os anos dedicados ao prazer e ao lucro trouxeram amargas conseqüências.