Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 01 – 4º Trimestre 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 01 – 4º Trimestre 2012
(29 de Setembro à 6 de Outubro)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO, 29 DE SETEMBRO
O Grande Conflito – Fundamentos de nossas crenças

            “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o Seu descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3:15).

Pensamento Chave: No grande conflito entre o bem e o mal, haverá apenas um vencedor, ou melhor, o bem, na verdade já venceu com a aparente derrota de Cristo na cruz.


            Durante séculos ou milênios, muitos sábios e filósofos faziam a eloquente pergunta: “Por que estamos aqui?” Esta pergunta ultrapassou inúmeras gerações na busca por uma resposta que fosse capaz de resolver o grande mistério da vida – da existência humana. A complexidade da vida, do ser e da estrutura humana, tem sido a base para o desenvolvimento de muitas conjecturas filosóficas ou científicas de como viemos parar aqui e para onde vamos. Até o momento, mesmo apesar de tantas grandiosas descobertas, o mistério parece, ainda, muito longe de ser solúvel.  No entanto, embora os homens mais doutos do mundo tenham dificuldades para decifrar o código da existência humana, Deus, através de Sua Palavra Revelada e mediante a atuação do Espírito santo nos corações sinceros, de maneira extraordinária, faz com que as cortinas do invisível se desnudem para que compreendamos a verdade que esclarece este mistério – nossa existência por intermédio de Deus, e o sofrimento por intermédio da rebelião de anjos contra Deus desenvolvendo um terrível grande conflito travado entre Cristo e Satanás. As doutrinas adventistas estão permeadas deste cenário de grandes proporções que envolvem todos neste embate. Cada doutrina, seja ela distintiva ou não, todas embasam a resposta que explica as razões que implicam nossa existência, nossa vinda para este planeta, e para onde iremos após o grande e decisivo conflito entre o bem e o mal.

DOMINGO, 30 DE SETEMBRO
O conflito e seus autores
(Gn 3:15; Ap 12:1-17)

            Um conflito real entre bem e o mal sempre existiu, seja ele travado no campo do natural ou sobrenatural. Entretanto, o ceticismo quanto a natureza deste conflito tem sido amplo. Tem-se desenvolvido a ideia de um conflito numa dimensão puramente simbólico ou abstrato. Nos últimos séculos tem-se admitido no meio acadêmico e até mesmo em alguns sistemas religiosos que Satanás, o anjo caído, não passa de uma crença mitológica existente apenas na mente humana. Deus, por Sua vez, é encarado apenas como um símbolo lendário interpretado relativamente como tendo formas diferentes em cada religião. Deus, segundo algumas declarações mais populares, é apenas uma necessidade interior projetada pela mente humana com o objetivo de afugentar a triste e decepcionante realidade de sermos meros animais vindos do acaso e do caos com um fim sem propósito e desesperançoso. Interessante notar que estes conceitos que tentam neutralizar a existência de um conflito real com personagens reais são vagos em si mesmos e não explicam, mesmo que parcialmente, os mistérios da vida e morte humana sob o manto dos extremos que chamamos de amor e ódio permeados de intensa luta, dor, sofrimento e profunda insensibilidade para o bem ou para o mal. Como é possível alguns serem tão amáveis e solidários enquanto que outros são tão maus e sobremaneiramente ruins? Como entender o ódio descerrado contra o bem e com os que o praticam? Como compreender a perseguição intensa desencadeada por gerações contra aqueles que preferem viver uma vida piedosa, amável e de retidão? Jamais conseguiremos compreender estas indagações se não utilizarmos as lentes do grande conflito entre o bem o mal narrado pela Escritura. Se não aceitarmos a existência de um conflito sobrenatural com personagens reais no mundo invisível e visível, vaguearemos tonteados em círculo, escravizados a conjecturas humanas, sem conhecimento de causa e efeito. Enquanto isto, um povo, impactado pela presença do Espírito Santo, confiantes das promessas registradas no cânon sagrado, serão resguardados pela poderosa graça do Redentor e preparados para uma vida futura eternal num ambiente onde o amor reinará em todos os corações.

SEGUNDA, 1 DE OUTUBRO
A queda de lúcifer
 (Is 14:4-21; Ez 28:12-19)

            Embora não possamos ver ou ouvir, o anjo que um dia entrou em rebelião contra Deus, é mais real quanto a nossa realidade perceptível. A Palavra de Deus é enfática neste aspecto e não há contradição ou discórdia entre os diversos autores bíblicos quando tratam do assunto. Observe como alguns textos bíblicos apresentam o personagem como sendo puramente real:

·         Em Mateus 4:1 Jesus foi tentado pelo diabo.
·         Em Mateus 4:11 o diabo se afastou e os anjos se apresentaram.
·         Em Mateus 25:41 Jesus fala de um juízo com fogo preparado para o diabo e os seus anjos.
·         Em Lucas 4:2 afirma que Jesus foi tentado por 40 dias pelo diabo.
·         Em Lucas 4:3 o diabo dialoga com Cristo.
·         Em João 8:44 afirma que o diabo mente.
·         Em João 13:2 o diabo persuade Judas a trair a Cristo.
·         Em Atos 10:38 o diabo oprime as pessoas.
·         Em Efésios 4:27 apela para não darmos lugar ao diabo.
·         Em Efésios 6:11 afirma que o diabo arma ciladas.
·         Em 1º Timóteo 3:7 afirma que o diabo cria armadilhas ou laços.
·         Em Tiago 4:7 afirma que o diabo fugirá de nós se o resistirmos.
·         Em 1º Pedro 5:8 apresenta o diabo como perseguidor comparando-o com um leão faminto.
·         Em 1º João 3:8 afirma que o diabo peca desde o princípio.
·         Em Judas 1:9 Miguel contendia com o diabo.
·         Em Apocalipse 2:10 apresenta um diabo aprisionando e tentando pessoas num período profético já ocorrido.
·         Em Apocalipse 12:12 afirma que o diabo tem grande ira.
·         Em Apocalipse 20:10 descreve o diabo passando futuramente pelo juízo de destruição.
·         Em 1º Crônicas 21:1 Satanás se levanta contra Israel.
·         Em Jó 1:6 Satanás se apresenta diante do Senhor.
·         Em Jó 1:7-9 Satanás dialoga com Deus diante de testemunhas em uma assembléia.
·         Em Jó 2:2 Satanás afirma que havia vindo do planeta Terra e de passear por ela.
·         Em Zacarias 3:1 Satanás se apresenta à direita do sacerdote Josué para se lhe opor.
·         Em Zacarias 3:2 Deus repreende Satanás.
·         Em Mateus 4:10 Jesus expulsa Satanás.
·         Em Lucas 4:8 Satanás é repreendido ao pedir adoração de Jesus.
·         Em Lucas 10:18 Jesus afirma ter visto Satanás ter sido lançado ou expulso do céu.
·         Em Lucas 13:16 apresenta Satanás como tendo escravizado uma mulher na enfermidade.
·         Em Lucas 22:31 Jesus afirma que Satanás pediu par cirandar Pedro e os demais discípulos.
·         Em Romanos 16:20 afirma que Deus esmagará Satanás de debaixo dos pés.
·         Em 2º Coríntios afirma que o próprio Satanás aparenta ser um anjo de luz.
·         Em 1º Tessalonicenses Paulo diz que Satanás o impediu de ir até a igreja de Tessalônica estar com os irmãos.
·         Em 2º Tessalonicenses afirma que Satanás aparecerá num futuro próximo em disfarçado de Cristo.
·         Em Apocalipse 12:9  diz que Satanás foi precipitado na Terra.
·         Em Apocalipse 20:2 apresenta um quadro profético da prisão de Satanás aqui na Terra durante os mil anos.
·         Em Apocalipse 20:7 apresenta sua soltura para continuar a enganar os povos até o momento do juízo executivo.

Enfim, estes textos são suficientes para nos ajudar a compreender a realidade de um conflito e de um personagem representado pelo mal como sendo real. Roger Morneau, ex satanista, após sua conversão afirmou que um dos propósitos de Satanás, que utilizaria, para enganar o mundo, seria justamente tornar sua existência em uma ficção na mente das pessoas. Seu objetivo seria convencer os seres humanos de que ele e seus anjos na realidade não existem (Viagem ao Sobrenatural, p.53 e 54). Interessante que, este fato tem realmente ganhado proporções inimagináveis. Mesmo dentre os cristãos, há àqueles que não acreditam que o anjo caído seja uma realidade tangível. As filosofias humanas, guiadas pela filosofia satânica, têm sido distanciadas desta realidade. O mais curioso notar neste fato é que, uma sociedade ou um mundo que não aceita a existência do diabo, acaba, de certa forma, se tornando fragilizada diante de seus enganos. Observe que, se o diabo não existe, portanto, seus enganos também não existem. Se não fosse o poder da verdade expresso na Palavra de Deus munido da atuação do Espírito Santo, mesmo os sinceros seriam facilmente enganados por esta estratégia. Cabe a nós estarmos bem atentos para que este tipo de relativismo não permeie nossa capacidade de percepção e de pensamento. A falta de estudo da Bíblia e de oração constante, pode diluir em nós o poder que restringe este tipo de pensamento consequentemente levando-nos a um relaxamento espiritual. Não basta ter a Bíblia e frequentar a igreja se não oramos e se não estudamos as verdades de Deus contidas em Sua palavra. Somente assim nossos olhos serão capazes de ver o invisível e o intransponível. Pense nisso.

TERÇA, 2 OUTUBRO
A arma de Deus
(Gn 3:15; Gn 4:4 com Hb 11:4; Gn 12:3 e 22:18 com Gl 3:16; Êx 25:9 com Hb 4:2; Is 53:6 com Rm 5:8; Mt 16:18; 18:16-20; Hb 8:1-2)

            Gênesis 3:15 foi a primeira profecia significativa que descreve o grande conflito entre Cristo ne Satanás, Miguel e o Dragão. Jesus, na cruz do calvário, pisou sobre a cabeça de Satanás selando definitivamente seu fim. Em contrapartida, Satanás trataria de ferir o calcanhar de Cristo através da perseguição desencadeada contra Cristo ao se humanar, e a todos os que teimosamente persistissem em segui-Lo. Jesus foi a arma de Deus que incidiu sobre Satanás um juízo irreversível e o livramento dos humanos que, fazendo uso da liberdade inerente, decidissem abandonar o reino de Satanás para se agarrar a Cristo fazendo parte de Seu reino.
            Este intenso e doloroso conflito entre Cristo e Satanás apresentado em Gênesis 3:15 pode ser nitidamente comprovado através do conflito entre o bem e o mal na experiência de Caim e Abel (Gn 4:4), na perseguição egípcia contra Israel diante do livramento de Jeová (Êx 15), no conflito enfrentado por Daniel diante dos manjares imundos do rei (Dn 1), na experiência dos amigos de Daniel diante da adoração à estátua do rei (Dn 3), de Jesus sendo perseguido quando ainda criança (Mt 2:16), da perseguição que durou por 1260 anos contra o povo de Deus (Dn 7:25), e contra o remanescente fiel que permanecerá ao lado da verdade no tempo do fim mesmo em circunstâncias desagradáveis (Ap 12:17).

QUARTA, 3 DE OUTUBRO
A batalha de Satanás
(Rm 1:20-28; Dt 32:17-18; Mt 2:1-18; 4:1-11; 16:21-23; 27:39-42)

            Não há dúvida que, a superioridade de Deus e de Jesus sobre Satanás é inimaginável, pois, o inimigo não passa de uma mera criatura. No entanto, embora o anjo caído saiba que Deus é superior em poder, seu orgulho é tão extensamente vasto que, continuamente desenvolve a ideia de superioridade em sabedoria. No céu propagou seu plano de governo como sendo mais eficiente do que o de Deus, além de ser otimista em acreditar que, no final do grande conflito, sairá vitorioso no conflito dialético. Roger Morneau, ex satanista, numa entrevista concedida, revelou que Satanás argumentava com os sacerdotes satânicos que, no final do grande conflito Deus chegará a conclusão que ele (Satanás) tinha razão, e para fazer justiça frente as suas reivindicações, não destruirá ninguém além de entregar a Terra à seu governo. Enfim, ele, motivadamente ensina a seus anjos e seguidores que ele e todos que estiverem do seu lado vencerão este grande conflito e que Deus reconhecerá sua soberania (ver entrevista no youtube). Embora estas declarações sejam fortes, a Palavra de Deus revela uma outra realidade. Satanás desencadeou uma horrenda e sangrenta batalha contra Cristo e Seus seguidores. Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, podemos observar o povo de Deus e o próprio Cristo sendo massivamente perseguido até a morte. Os milhares de cristãos martirizados sob circunstâncias de tortura e Jesus crucificado de maneira tão cruel revelam um tipo de inimigo com níveis de maldade assustadora. Isto sem levar em consideração a destruição da Terra e os maus tratos com toda a criação viva de Deus. Isto nos revela que, O inimigo não está tentando vencer este embate através dos argumentos, mas, através de uma guerra sem precedentes. Não há discurso de sabedoria e não há nada nas palavras ou nos atos de Satanás que possa torna-lo justo no final do conflito. Seus atos e palavras apenas o incriminam acumuladamente.

QUINTA E SEXTA 4 e 5 DE OUTUBRO
Escolhas
(Ap 14:6-13)

            Que o conflito é real, não há dúvidas, porém, tão real quanto são os destinos traçados por nossas decisões e escolhas. A todo o momento estamos fazendo escolhas que redundarão para o nosso bem eterno ou para a destruição final. Embora a palavra destruição seja um tanto forte, parece não existir outra opção melhor para os que preferem viver dissociados do amor de Deus. O detalhe é que, mesmo que Deus permitisse que os ímpios vivessem em um planeta, separados, eles jamais seriam felizes, pois, o pecado somente nos condiciona a dor e sofrimento. Portanto, extinguir os ímpios da existência, parece ser a melhor opção para os que decididamente preferem viver longe do amor de Deus. Este paradoxo indica que até a destruição dos ímpios será motivada pela bondade do Senhor.
            Apocalipse 14 é o centro da identidade da verdade para o tempo do fim, ou melhor, o coração de todo desfecho apocalíptico. Neste capítulo nitidamente percebemos dois grupos distintos. O mundo todo está e estará dividido apenas em dois grupos, sendo os que adoram a Deus e guardam os Seus mandamentos e os que adoram a besta e adotam o seu sinal ou marca. Eu e você estamos vivendo nos dias intermediários deste cumprimento, pois, as três mensagens angélicas estão sendo proclamadas em todos os continentes com o objetivo de, inteligentemente cativar racionalmente a atenção de todos os humanos. Nesta guerra, Deus comissionou um povo para proclamar estas mensagens tornando possível a cada cidadão deste mundo fazer sua escolha de forma plenamente e clarificadamente consciente. Nenhuma pessoa, seja ela inculta ou culta, tomará uma decisão de forma inconsciente ou de maneira ingênua, o Espírito Santo tem codificado e continuará codificando as verdades de Deus nos corações humanos de forma que todos façam escolhas lúcidas. O  mais assustador notar é que, embora Deus tenha propostas sublimes e planos imensuráveis para todos os que O escolherem, a grande maioria será cegada pelo orgulho, presunção e pelas suas paixões humanas. Preferirão manter-se escravizadas em seus prazeres e carnalidades do que os valores e princípios do Céu que os tornariam vencedores e redimidos em Cristo. Permaneceriam enganando e sendo enganados (2º Tm 3:13), e preferirão ser mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus (2º Tm 3:4).




[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br

>