Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 10

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 10 – 3º Trimestre 2012
(25-31 de agosto)

Comentário: Gilberto G. Theiss[1]

SÁBADO, 01 DE SETEMBRO
Vida da igreja

            “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1Ts 5:20-21).

Pensamento Chave“Quão pouco conhecimento têm aqueles que acham a santidade insípida. Quando alguém encontra a verdadeira santidade, descobre que é irresistível! Se somente 10% da população mundial possuísse  essa qualidade, o mundo todo não seria salvo e feliz em menos de um ano?” (C.S. Lewis)

           Imagine-se fazendo uma entrevista para o emprego de seus sonhos. Você foi bem em todo o processo de seleção, e hoje é o teste final: uma entrevista com o presidente. E ele lhe pergunta:
“Se você tivesse de descrever-se em poucas palavras, será que outras pessoas usariam as mesmas palavras para descrever você? 

            Paulo, em Tessalonicenses, fez diversas admoestações, várias advertências e muitos apelos. É curioso notar que, muitos não apreciam serem advertidos, especialmente quando não pretendem abandonar certos costumes e gostos pessoais. Entretanto, se Paulo foi tão enfático em fazer tantas advertências, isto indica claramente que, existe um ideal a ser seguido na vida da igreja. As cartas de Paulo, embora denotem uma clara repugnância ao legalismo, por outro lado, percebemos a preocupação do apóstolo pelo crescimento em santidade dos membros da igreja. Vida da igreja é mais que um simples aceitei Jesus, tem haver com estilo de vida, prática da fé professada. Não somos salvos pelas obras, mas, sem as obras como poderíamos evidenciar se nossa fé é de fato verdadeira? A verdade presente para o nosso século, além de apresentar o “evangelho eterno” (Ap 14:1), também revela a necessidade de “dar glória a Deus” (Ap 14:7). Evangelho eterno tem haver com o poder redentivo da graça (Rm 1:16), enquanto que render glória a Deus significa fazer Sua expressa vontade (1Co 10:31), e revelar a glória do caráter de Deus (Jo 1:14; 1Jo 2:6).
            O famoso evangelista batista chamado Billy Grahan disse certa feita: "Estude a Bíblia para ser sábio, creia nela para ser salvo, e siga os seus preceitos para ser santo". Que verdade poderosa para um atual cristianismo repleto de crises de identidade.

DOMINGO, 02 de SETEMBRO
Resposta ao ministério
(1Ts 5:12-13)

            A igreja de nossos dias tem passado por grande tribulações e uma das maiores crises vividas dentro do cristianismo talvez seria a de liderança. Não é nada fácil liderar uma igreja ou um grupo de pessoas. Paulo sentiu esta dificuldade em seus dias e parece que este tema era uma de suas preocupações. A palavra de Deus nos orienta que devemos respeitar e demonstrar submissão aos que nos lideram espiritualmente (Hb 13:17). Mesmo que alguns de nossos líderes não sejam os melhores, ainda assim devemos oferecer respeito por sua importante função espiritual procurando sempre contribuir para a edificação de seu ministério. Paz entre os irmãos é sumamente importante, porém, paz entre líderes e liderados talvez seja de maior importância ainda. Este tipo de relação, além de demonstrar humildade e altruísmo relacional, fortalece a intuição de igualmente plena entre todos diante de Deus. Em outras palavras, exercício de compaixão e de submissão é sempre bem vindo especialmente nos corações mais duros e orgulhosos. Embora os líderes devam dar maior conta dos fatos diante de Deus, não significa que devamos ser indiferentes quanto as suas necessidades pessoais. Todos somos irmãos e todos devemos lutar pela salvação de uns para com os outros. Em suma, o fato é que, os pastores devem lutar pela salvação de suas ovelhas, e as ovelhas devem também lutar pela salvação de seus pastores. Pense nisso...

SEGUNDA, 03 DE SETEMBRO
Ministério de apoio
 (1Ts 5:14, 15; Mt 5:43-48)

            Que igreja não possui aquele tipo de membro que, além de ser insubmisso, se torna um fomentador de discussão e desalinho na igreja? Incrível observar que, mesmo esses insubmissos e rebeldes, devemos demonstra todo amor e tolerância possíveis. Que não vive algum tipo de dilema na vida? Qual é a pessoa que não possui nenhum tipo de problema? Quem nunca passou por uma situação traumática? A igreja é um verdadeiro hospital repleto de pessoas enfermas. Alguns estão menos doentes do que outros, mas, o fato é que, todos se encontram enfermos. Alguns comportamentos podem ser fruto de uma situação extremamente delicada em que estas pessoas podem estar vivendo. Devemos ter olhos clínicos e coração sensível para nos aperceber disto a ponto de demonstrarmos compaixão. Paulo foi enfático ao defender o exercício da paciência, mesmo em momentos mais difíceis. A realidade é que, todos nós precisamos de apoio, seja ele advindo de bondade ou não, todos nós carecemos de apoio. As vezes uma simples palavra de ânimo e de confiança pode ser suficiente para restaurar os mais desencorajados. Palavras de conforto, ânimo e de confiança farão muito por aqueles mais desenganados. Os mais fortes em nossas igrejas, podem ser os mais fracos, enquanto que os mais fracos, podem ser os mais fortes. Tudo dependerá da maneira como lidamos com estas pessoas preciosas aos olhos de Deus.


TERÇA, 04 DE SETEMBRO
Atitudes cristã positivas
(1Ts 5:16-18; Gl 5:22; Fp 4:4)

            O que você faria se alguém lhe ajudasse a quitar uma conta de luz justamente em um momento em que a empresa de energia elétrica viesse para bloquear o seu padrão? O que você faria se descobrisse que seu pior inimigo foi quem pagou aquele seu último ano de faculdade? O que você seria capaz de fazer se descobrisse que seu vizinho havia arriscado a vida para impedir um assalto em sua casa? Claro que, a resposta seria, demonstraria eterna gratidão. Naturalmente agimos de maneira que nossa vida expresse gratidão quando alguém nos oferta, de alguma forma, o seu apoio. Quanto maior a dádiva recebida por alguém, maior será nossa demonstração de gratidão. O curioso nisto é que, com relação a Deus, parece que temos facilidade de nos esquecer dos grande feitos realizados por Ele em nosso favor. A começar pela vida, pela redenção, pela provisão, pelo cuidado, enfim, pelas infinitas dádivas concedidas gratuitamente. Imagine que, você poderia não existir, poderia não estar ocupando neste exato momento um espaço na história. Entretanto, a realidade é que você está ai respirando, comendo, estudando, sendo sustentado pela graça de Deus. Sabe o que isto nos revela? Somos os seres mais ingratos que possa existir no universo, pois, diante de tantas coisas a agradecer, com facilidade nos esquecemos que, nossa vida tem sido um constante milagre. Nossas atitudes diante deste fatos é que, deveríamos ser as pessoas mais felizes da face da terra e cheias de louvores de gratidão. Mas, ao invés de sermos gratos, acabamos, em alguns momentos, demonstrando ingratidão através de nossa melancolia e depreciação da vida. Chegou a ora de mudarmos este quadro mau pintado por nós. Embora tenhamos momentos de tristeza, angústia e injustiças, não podemos nos esquecer que, somos candidatos a possuir um reino de glória nos méritos do que Cristo realizou por nós. Pense nisso...

QUARTA, 05 de SETEMBRO
Conhecendo a “nova luz”
(1Ts 5:19-22)

            Não apagueis o Espírito – Há muitas formas de apagar o Espírito, mas, uma das mais claras maneiras de assim proceder é o de brincar com a verdade. Há muitas pessoas que estão brincando de serem cristãs ao mesmo tempo em que Satanás não está brincando de ser satanás. Apagar o Espírito pode ser a maneira mais sútil, ou, a rejeição, aparentemente, mais insignificante de diversas verdades. Rejeitar uma parte aparentemente pequena nos habilitará a rejeitar as maiores.
            Não desprezeis as profecias – julgai todas as coisas, retende o que é bom – Paulo pretende afirmar que o dom de profecias seria uma realidade na igreja cristã, mas, determinados cuidados deveriam ser tomados, pois, há muitos que pretendem ser profetas quando não o são. Falso profeta não se refere apenas àqueles que usurpam do termo em si, mas pode representar toda e qualquer pessoa que pretenda ter uma mensagem que não se harmoniza com o conjunto de verdades. A verdade para ser verdade ela precisa ser completa, coerente e solidamente embasada. A nova luz pode ser uma realidade, uma vez que, revelada por Deus, sempre se apresenta de forma progressiva. No entanto, toda e qualquer verdade precisa se harmonizar perfeitamente com todo o conjunto de verdades já estabelecidas.
            Abstende-vos de toda forma de mal – A aparência do mal, embora seja apenas aparência, pode ser mais destrutiva do que o próprio mal em si. Não basta sermos honestos, é necessário demonstrar nossa honestidade. Não basta sermos fiéis, é necessário demonstrar a nossa fidelidade. Não basta sermos puros, é necessário evidenciar a nossa pureza. Muitas vidas são destruídas não porque elas sejam praticantes do mal, mas, apenas por ter demonstrado, algum dia, uma simples aparência de mal. Em nossos dias, a maldade humana está tão fortemente enraizada que, é possível ser mal interpretado mesmo praticando o bem. Por este motivo, evitar aquilo que pode gerar más interpretações, será um comportamento das pessoas mais sábias.

QUINTA E SEXTA 06-07 de AGOSTO
Santidade no tempo do fim
(1Ts 5:23-24)

            Renovação e regeneração de todo o ser tem sido uma das discussões mais acirradas no campo teológico. Alguns acreditam que podemos e devemos ser plenamente perfeitos antes mesmo da glorificação, enquanto que outros acreditam que não há necessidade de se preocupar com a perfeição, uma vez que, a graça nos isenta de qualquer responsabilidade baseada em obras. Todas as duas posições estão completamente equivocadas e não está ancorada nos fundamentos bíblicos. Embora nossa obediência não nos ampare para a salvação, sem ela jamais seremos demonstraremos que nossa fé é verdadeira. Podemos tropeçar em alguns momentos de nossa jornada cristã, mas, nossa busca por vitória em Cristo deve ser contínua e ascendente. Pecado deve ser encarado apenas como acidente de percurso e não como um estilo de vida. Paulo trata do assunto da santificação e o apresenta como uma obra completa que o Espírito de Deus deseja realizar em nossa vida. Renovação da mente, do corpo e do espírito deve ser encarado como entrega constante e desejo de regeneração profunda. Amar as coisas que Deus ama e odiar as coisas que Deus odeia deve ser uma realidade plena. Estas coisas não nos salvarão, pois, somente pela cruz do calvário é que se firmará nossa garantia de redenção, mas, Deus pretende nos tornar aptos a viver em um ambiente santo. Ninguém que não deseje a santidade, será feliz no ambiente celestial. Nosso coração deve desejar ser puro, santo e irrepreensível para que o novo lar do céu seja aprazível. Se minha vida não passar pelo esmeril do Espírito Santo, se Ele não transformar nossos gostos, hábitos e costumes errôneos, dificilmente seremos felizes no céu. Isto é algo para se pensar...



[1] Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” e “tratado teológico adventista” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico e colportor efetivo por um ano na mesma cidade, e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de vários livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto à mensagem bíblico-adventista quanto à seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. No entanto Gilberto Theiss faz questão de ressaltar que, toda esta biografia acima é destituída de valor, e que o único currículo valioso que possui é o de Deus, sua família, irmãos e amigos fazerem parte de sua vida. O resto tem o seu devido lugar, porém fora e bem distante do pódio. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br