Comentário da lição da escola sabatina - Lição 07


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 07, 8 a 15 de Maio

No próximo Sábado, você precisa participar do Impacto Esperança. Não deixe passar essa oportunidade.

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 08 DE MAIO

DESCANSO E RESTAURAÇÃO

“Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” (Mc 6:31).
Certo dia, ouvi uma história que me deixou atônito. Em uma devida reportagem em um jornal televisivo de grande audiência, foi contado a história de uma mulher da grande São Paulo que levantava todos os dias as quatro horas da manhã para preparar o almoço, deixar a casa arrumada, tomar banho e se alimentar para poder sair e se locomover até o trabalho. Só de ônibus, levaria cerca de duas horas até o serviço. Todos os dias almoçava no trabalho e todos os dias chegava em casa em torno de onze horas da noite, dormindo somente depois das vinte e quatro horas. Por incrível que pareça, essa é a realidade de milhares de pessoas que vivem principalmente nas grandes cidades.
Nesta semana aprenderemos que o descanso é tão fundamental quanto a necessidade de trabalho exaustivo. A busca excessiva pelo dinheiro neste mundo pode até aumentar a segurança financeira, mas jamais poderá reparar alguns danos no corpo e na mente. Estudaremos sobre a necessidade do descanso e as implicações existentes por sua deficiência no corpo, na mente e também no âmbito espiritual. Deus estabeleceu para nós seres humanos meios de obtermos o tão necessitado descanso físico, mental e espiritual.
Embora muitos estejam vivendo em uma rotina frenética sem intervá-los, não somos como uma máquina de produção que precisa permanecer ligada vinte e quatro horas por dia. Nossa vida psicológica, nosso bem estar físico e nossa vida espiritual poderá ser impactada de grandes benefícios, se dermos importância a este tão simples conselho restaurador, o de separar tempo para o seu descanso.
DOMINGO, 09 DE MAIO

SEM TEMPO

“Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar” (Gn 2:15).

“Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Ao que eles lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam e não tinham tempo nem para comer” (Mc 6:30-31).

Em nossos dias, é muito comum ouvir a expressão: “Não tenho tempo para nada”. Pessoas ocupadíssimas ou não, costumam dizer, diante de certas circunstâncias que não conseguem separar tempo para determinadas atividades ou responsabilidades. Interessante notar que para as coisas mais importantes da vida sempre costumamos deixar por último, isto é, caso sobre tempo.

As  pessoas costumeiramente conseguem separar tempo para fumar, beber, ir para as baladas, assistir filmes, novelas e vídeos games. No entanto, não conseguem se organizar para ler bons livros, se alimentar calmamente e bem, passar minutos preciosos com os filhos, com a esposa, com o esposo, descansar convenientemente e fazer exercícios. Agora, em se tratando de ler a Bíblia, orar e ir a igreja, a separação do tempo, parece ficar mais difícil ainda. Quanto mais importante for uma atividade para a vida, mais difícil se torna a sobra de tempo para ela.

Alguns, as vezes dizem: “Se eu vivesse em um ambiente menos hostil, se meu trabalho não fosse tão corrido, se as exigências fossem em um nível suportável, e se...se...se...

O surpreendente é que, se realmente tivéssemos menos atividades diárias e um tempo maior do que vinte e quatro horas, imagino que ainda assim teríamos muitos problemas para realizar as coisas que hoje temos dificuldades de realizar. O texto bíblico de Marcos 6 apresenta nitidamente essa idéia. Os discípulos não tinham em sua época a internet, a televisão, os vídeos games, o trabalho corrido como temos hoje, e mesmo assim eles viviam como se não tivessem tempo nem mesmo para comer. Parece que o problema é muito mais grave do que o simples fato de ter ou não tempo. Em muitos dos casos, o problema não está no tempo ou nas atividades, mas na nossa própria disposição para as coisas que são importantes. As atividades do dia a dia ganham espaço de acordo com o que priorizamos. Ao invés de ler a Bíblia, muitas das vezes preferimos assistir um filme qualquer, ao invés de falar com Deus, ficamos assistindo futebol até tarde da noite perdendo a disposição para orar, ao invés de ir a um pequeno grupo ou um culto, ficamos fazendo qualquer outra coisa menos importante. Além de perder tempo com coisas que podem fazer degenerar a vida espiritual, ainda deixamos de fazer as que são importantes para vida como num todo.

Da mesma forma, a saúde do corpo e a disposição mental para a rotina da vida, exigem de nós um tempo separado para o devido descanso. Sem repouso, não podemos ter vitalidade física por muito tempo e disposição emocional. Pesquise sobre a importância do repouso e do descanso e descobrirá que para termos raciocínio rápido, inteligência constante, boa memória e disposição mental, precisaremos priorizar e separar tempo para descansar. Muitas doenças mentais da atualidade estão ligadas a essa frenética correria do dia a dia com poucos intervalos de descanso.

SEGUNDA, 10 DE MAIO

A NECESSIDADE DO REPOUSO

“Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento, e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro” (Ex 23:12).

São muitos os especialistas que divulgam constantemente artigos e recomendações para se ter um bom sono reparador e em horário regular. São  unânimes em dizer que as pessoas devem dormir oito horas por dia no mínimo, que é o equivalente para repor as energias, eliminar o cansaço, entre outras coisas. O corpo durante o dia acaba fazendo mais do que o necessário e isso com o tempo vai acumulando, e quando não há um intervalo para o descanso, vão surgindo as doenças.
Ao que tem sido divulgado, uma boa noite de sono não traz apenas benefícios para a saúde, mas também para a beleza. Veja que interessante os inúmeros benefícios que o bom sono pode trazer:
- Mais disposição no dia seguinte.
- Evita a insônia.
- Fortalecimento do sistema imunológico.
- Vitalidade.
- Bom humor.
- Ajuda a emagrecer.
- Protege o coração.

Com visto, até uma boa noite de repouso, pode trazer benefícios significativos para o corpo e para a mente. Até os relacionamentos são afetados por nosso bom humor que é fortalecido pelas boas horas de repouso.
Ellen White já reconhecia esses benefícios quando escreveu a mais de 100 anos atrás que “O sono, o doce restaurador da natureza, revigora o corpo cansado e o prepara para os deveres do dia imediato” (Orientação da criança, p.342).
TERÇA E QUARTA, 11 E 12 DE MAIO

DESCANSO NA PRESENÇA DE DEUS E DESCANSO DIÁRIO

“Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou  mando e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. (Mt 11:28-30).

Um assassino convertido pode dizer: Um dia eu vivia perdido, sem rumo, sem alegrias, sem segurança, sem paz e sem esperança. Mas um dia encontrei a Cristo, senti necessidade de mudança, fui transformado, remodelado por dentro e por fora. Passei a deixar para trás a velha vida e olhar com deleite para a nova. Sem mais e nem menos, comecei a sentir paz e esperança. Hoje sou uma nova criatura cheia de alegria pelo que Cristo fez e continua a fazer por mim. Sinto a felicidade da salvação e da certeza de estar um dia no céu pelos anos da eternidade.

Está ilustração não é ilusória. Conheci pessoas que como este desta  declaração acima, se sentiam perdidos e arruinados, mas um  dia pode experimentar o descanso em Deus e conseqüentemente sentir a paz e esperança que só Jesus pode oferecer. Assim como um descanso diário e adequado pode trazer vigor, vitalidade e bem estar, da mesmo forma, o descansar em Cristo diariamente, nos trarás vigor de alma, vitalidade de esperança e bem estar espiritual com Deus e com nosso semelhante. Se são certos os benefícios de um descanso, quanto maiores serão os benefícios de uma vida com Deus. Não há pena que possa descrever e isto será mais significativo para nós quando desfrutarmos destes benefícios durante os anos da eternidade.

Uma outra história que me fez estremecer a consciência, foi o testemunho do Marcelinho. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente, e tive a honra de ouvir de seus lábios que, mesmo não podendo andar, pular, casar ou namorar, mesmo assim ele era feliz por ter encontrado a razão de sua existência, Jesus Cristo. Este é sem dúvida um exemplo de descanso diário em Deus.

Descanso diário é necessário e importante  para manter a saúde do corpo e da mente. Assim também é necessário um descanso todos os dias em Deus. Nada é  mais importante na vida do que esta poderosa evidência, não científica, mas da fé.

QUINTA E SEXTA, 13 E 14 DE MAIO

DESANSO SEMANAL

“Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera” (Gn 2:1-3).

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso abençoou o dia do sábado, e o santificou” (Êx 20:8-11).

“ E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27).

O sábado foi feito por causa do homem, assim como a igreja foi feita por causa do homem;
O sábado foi feito por causa do homem, assim como a santa ceia foi feita por causa do homem;
O sábado foi feito por causa do homem, assim como o alimento foi feito por causa do homem;
O sábado foi  feito por causa do homem, assim como o batismo foi feito por causa do homem;

Esta analogia nos mostra o profundo significado do sábado oferecido por Deus a todos nós. O sábado não é apenas um mero mandamento, pois vai além e se apresenta como um valioso presente de Deus a humanidade. Observe as doenças que mais estão atingindo as pessoas em nosso século. Na maioria delas são problemas de características psicológicas, e as principais são as que sempre começam pelo estresse. Viver como uma máquina, sem descanso ou intervalos, nos tornará cada vez mais doentes e infelizes. Sobre este contexto, a mensagem bíblica do sábado de descanso estabelecido por Deus ganha um significado ainda maior.
Mas neste caso em especial, para descanso semanal, precisa ser necessariamente o sábado do sétimo dia? Meu querido (a), eu não posso de forma alguma responder que poderia ser qualquer dia da semana, primeiro porque foi Deus quem estabeleceu o dia descanso, e sobre esta questão, Ele não foi maleável. Segundo, nós até poderíamos descansar física e mentalmente em qualquer dia da semana, mas jamais poderemos descansar espiritualmente em outro dia que não seja o sábado. Como assim? A resposta se prende no fato de que o sábado fora dotado de atributos espirituais que nem um outro dia fora.

Confira em sua  Bíblia nos textos mencionados acima e perceberá que nenhum outro dia foi santificado e abençoado. Esses atributos espirituais, somente o sábado do sétimo recebeu. Mas o mais importante nisso é que esses atributos espirituais existem não para o sábado em si, mas para todos nós que buscamos essa experiência de descanso em Deus. O sábado só se torna especial quando há pessoas que neste dia se preserva para ter uma comunhão e descanso no autor da vida e nossa existência. Vida nenhuma terá significado se viverem dissociado desta verdade, de que somente em Deus é que podemos ter descanso totalmente restaurador. O sábado é apenas um meio para chegar a um fim. Sua importância para os dias de hoje se duplicam, primeiro pelo fato de ser dado por Deus, e segundo, mais que em qualquer outro tempo, precisamos deste dia para estarmos nos braços daquele que nos criou.

Reflexão:

“Os que fazem grande esforço para realizar justamente tanto trabalho em determinado tempo, e continua,  a trabalhar quando seu juízo lhes diz que deviam descansar, jamais lucram. Estão vivendo de capital emprestado. Estão gastando a energia vital de que necessitarão num tempo futuro. E quando a energia que tão indiferentemente usaram lhes é exigida, fracassam por esta lhes faltar. Esgota-se a força física, fracassam as faculdades mentais. Reconhecem que se defrontam com a perda, mas não sabem que é. Seu tempo de necessidade chegou, mas os recursos físicos estão esgotados. Todo aquele que viola as leis da saúde, em algum tempo sofrerá perda, em maior ou  menos escala. Deus nos proveu de vigor constitucional, que se´r a necessário em diferentes períodos da vida. Caso esgotemos indiferentemente essa, energia pela contínua sobrecarga, em algum tempo seremos os prejudicados” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 397,398).


Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: altoclamor@altoclamor.com