Comentário da lição da escola sabatina - Lição 2 - Cura e Saúde

LIÇÃO 2
SÁBADO DIA 03 À SEXTA DIA 09 DE ABRIL / 2010
Comentário: Gilberto G. Theiss


SÁBADO

O PODER DA ESCOLHA

"Resolveu Daniel, firmemente, não contarminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia". (Daniel 1:8).

A todo o momento, todos nós estamos a disposição das consequências das escolhas que fazemos momento a momento, dia a dia. Seremos inevitavelmente levados como por uma maré, pelas escolhas que fizermos. Seja uma simples escolha de entrar por uma rua ao invés de outra. Seja na escolha que fizermos daquele (a) que fará parte de nossa vida para sempre. Seja no tipo de faculdade que escolhermos cursar. Seja no tipo de comida ou bebida que iremos ingerir. Seja qual forem as escolhas, todas elas farão de nós vitoriosos ou derrotados na vida. Lembre-se, que toda e qualquer decisão também influenciará os aspectos espirituais de nossa relação com Deus.

Certa vez estive palestrando para um grupo de jovens sobre temas relacionados a namoro. Uma das dúvidas levantadas era se o jovem (a) cristão poderia ou não namorar com algum jovem (a) não cristão. Bom, procurei ser bem contundente e claro sobre os perigos de se envolver com alguém que  não desfruta dos mesmos ideais cristãos. Expliquei que 90% dos casos de relacionamento com pessoas que não são da mesma essência religiosa, geralmente terminam abandonando a fé. Alguns jovens não entenderam, então expliquei usando uma simples ilustração. A ilustração foi a seguinte:

Imagine que tenhamos hoje dez aviões que sairão de Salvador para São Paulo e você precise pegar um desses aviões. Acontece que você fica sabendo que dos dez aviões, somente um chegará seguramente até São Paulo. O problema é que você não sabe qual desses aviões é o que chegará seguramente. A pergunta que faço é: você ainda terá coragem de se arriscar? As chances serão uma em dez! Reflita bem nesta ilustração e diga pra você mesmo, vale a pena correr certos riscos na vida?

Geralmente poucas pessoas tomam uma decisão pelo que é completamente errado, mas muitas pessoas fazem escolhas de alto risco acreditando na possibilidade de ainda sairem ileso da situação. Muitos pretendem ainda serem abençoados mesmo tomando as decisões erradas. Nesta semana analizaremos as decisões de alguns personagens biblicos e suas devidas consequências, e será importante fazermos aplicações sérias para a nossa realidade.

DOMINGO, 04 DE ABRIL
A REALIDADE DA LIBERDADE

"Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do Jardim, podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comerdes, certamente morrerás". (Gênesis 2 :16 e 17)

Deus estabeleu o certo e o errado. Este ato de Deus é totalmente coerente, uma vez que Ele é Deus e por ser assim, está desfrutando de seu direito. Ao contrário encontramos o ser humano, que não é Deus mas usurpou ser Deus pelas escolhas forma feitas. Imagine comigo, quando um ser humano decide contrariar as leis de suas própria natureza, seja ela física ou moral, é como se ele estivesse dizendo que não precisa de Deus e que pode se virar sozinho. Essa escolha reflete subjetivamente o desejo do homem de agir como um deus, de agir de maneira independente e fazendo as escolhas que ele acha serem convenientes, isso independente das consequência. Essas foram as escolhas feitas por Adão e Eva e são as escolhas feitas por muitos em pleno século XXI.

Deus não obrigou suas primeiras criaturas a agirem ou se decidirem pelo que era adequado. Deus estabeleu o que era correto, mas permitiu que Adão e Eva escolhessem se optariam pelo que seria mais conveniente. Mas é claro que as escolhas gerariam consequência para o bem ou para o mal. A liberdade é sem margem de dúvida, o maior poder nas mãos humanas concedido por Deus. O poder de escolha poderá nos escravizar a diversas situações ou nos privar delas. Para termos uma ideia, o poder da escolha poderá nos levar para a eternidade ou para a morte eterna.

O mais surpreendente em toda a história da redenção, é que mesmo o homem fazendo a escolha errada, Deus na pessoa de Jesus Cristo resolveu reverter este quadro fazendo uma misteriosa escolha. A escolha de Deus foi se oferecer no lugar do homem para trazê-lo de volta ao plano original pré estabelecido. A escolha errada do  homem forçou Deus, devido seu imensurável amor, fazer uma escolha misteriosa pelo homem. Somente a escolha de Deus foi capaz de reverter a escolha do homem. Isto é impressionante e deve consolidar em nós hoje, as decisões certas em favor de nosso Senhor Jesus. Por causa da escolha de Jesus Cristo de se humilhar, sofrer e morrer em nosso lugar, é que Adão e toda e sua geração arrependida, poderão adentrar nos portões celestiais num futuro próximo.

SEGUNDA- FEIRA, 05 DE ABRIL
CONSEQUÊNCIAs: CULPA E MEDO

"E então foram abertos os olhos de ambos...a mulher que Tu me deste...a serpente me enganou..." (Gênesis 3:7-13)

Esta história me faz lembrar de certa vez que, quando criança, derramei sobre os pés de um jovem, plástico queimado em chama viva. É claro que por ser uma pequena criança, não imaginava ao certo quais seriam as consequências, porém ao ver os resultados, o medo de ser castigado foi tanto, que fiz o que pude e o que não pude para arranjar umas boas desculplas. Na vida de relação com Deus muitas das vezes fazemos o mesmo. Sempre culpamos a natureza ruim que há em nós, ou culpamos as pessoas ao nosso redor, ou tentamos justificar os atos nos exemplos negativos dos outros. Enfim, geralmente não medimos esforços para não assumir nossos erros. Quanto maiores e vergonhosos são os erros, maiores serão nossos esforços para nos justificar. Esse é o grande problema.

Quanto mais justificação tentamos dar aos nossos pecados, mais afastados estaremos da verdadeira conversão. Só existe um passo que pode ser dado para que o Espírito de Deus nos reabilite e nos transforme. Este passo é o reconhecimento de que somos culpados diante de Deus. Reconhecer nossa desgraça diante da justiça de Deus é essencial e primordial para nossa reabilitação. Adão, ao perceber a miséria em que acaba de mergulhar a vida, se torna ousado em botar a culpa na mulher. A mulher por sua vez, lança a culpa na serpente. Só faltaram dizer que a culpa foi do próprio Deus por ter criado a serpente e a mulher. A serpente por ter sido fácil instrumento nas mãos de satanás, e a mulher por ter sido facilmente usada para também levar o homem a queda. Nessa matemática de créditos e débitos, sobrou para quem? Para Deus. É claro que Adão e Eva chegaram ao arrependimento genuino. A evidência está no fato de Deus os revestir de roupas do cordeiro. Isto significa que a graça alcançou o casal perdido dando-lhes oportunidade de serem salvos.

Parece que não é muito diferente em nossos dias. Quantas pessoas já ouvi culparem a Deus pelas desgraças das decisões e escolhas erradas que fazem da vida? Ouvi  certa vez uma história que confesso não sei ser verdadeira. Acredito ser falsa, mas mesmo sendo falsa, podemos extrair lições preciosas para nós.
Uma mulher certa vez orou persistemente para que Deus a abençoasse para ter um filho. Deus não respondia as orações dessa jovem. Até que um dia ela começou a brigar com Deus e o culpar por não poder ter filhos. Neste meio tempo de brigas com Deus, ela acabou ficando grávida e teve seu filho. Passou-se muitos anos, e quando o filho se tornou adolescente, foi para o mundo das drogas e virou bandido.

A mãe desesperada, começou a culpar a Deus pelo infortúnio. Creio que tal história pode não ser verdadeira, porém creio que não é diferente do que acontece com muitos de nós. Fazemos escolhas que mesmo não sendo erradas, as vezes não seria o momento de as escolhermos. Acabamos pescando muitos males e sofrimentos e as vezes fazemos de Deus nosso bode espiatório. Quantos jovens hoje em dia estão ai desfrutando de dores e sofrimentos? Me encontrei certa vez com um jovem desgotoso com a vida. O seu desgosto não o permitia se olhar no espelho, ele via somente as pessoas a sua volta como culpados pelo seu infortúnio.

TERÇA-FEIRA, DIA 06 DE ABRIL
ESCOLHAS BOAS E MÁS

"Pelo que disse Abraão: Deita fora esta serva e seu filho, porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, com isaque" (Gênesis 21:10).

Estive com minha esposa, realizando um curso para os casais da igreja. Em uma das palestras quando abordei o tema sobre fidelidade conjugal, apresentei os valores da fidelidade e quando me direcionei aos homens, bati excessivamente na tecla de que devemos preservar os olhos somente para nossas esposas para não incorrermos no risco de nos fragilizarmos diante de uma possível tentação com algum sexo oposto que não seja nossa esposa. Derepente, para minha surpresa, um irmão me interrompeu para dizer:
_ Mas a carne é fraca!
Olhei bem nos olhos daquele irmão e não consegui  segurar meus lábios. E respondi:
_ Irmão, a carne é fraca mas mulher não é vitamina.

Acredito que ele entendeu o recado, pois silenciou-se completamente. Na verdade, são muitos os professos cristãos que ficam criando este tipo de cabide para pendurar os seus pecados. Ao invés de buscar força em Deus, ficam usando o argumento de que a carne é fraca, de que não há como vencer as exigências da natureza e assim se entregam as suas paixões pelo simples conformismo. Certo dia um rapaz chegou a me dizer que o que importa é que Jesus fez as escolhas boas por nós e que isso é totalmente suficiente, que nossas atitudes não precisam ser das melhores.

Este pensamento de salvação mesmo em estado leviano é uma aberração à verdadeira teologia. Deus nos salva por Sua suficiente graça, porém nos salva para boas obras. Toda má escolha, nos leva mais cedo ou mais tarde a consequências sérias. A história de Abraão é um exemplo notável e impressionante de como o pecado pode trazer desgraça ou perdição absoluta para a vida humana. O pecado de Abraão trouxe sérias consequências para dentro e para fora de sua casa, e tais problemas perduraram no tempo, ultrapassou gerações e hoje em pleno século XXI podemos ver a instabilidade no oriente médio e no mundo por causa principalmente dos confrontos dos descendentes dos filhos de Abraão. Em especial os problemas causados pela má escolha feita por Abraão ao ter coabitado com a serva Agar.

Medite nisto: Além das consequências comuns que trazem angústia, sofrimento e pesares, quantas pessoas durante esses milênios não foram desencaminhadas para a perdição por causa desta escolha errada?

Interessante notar que, nos tempos de Abraão, a poligamia era tão comum que chegava ao ponto de influenciar as pessoas daquele tempo a suavizarem as exigências de Deus quanto a união com apenas um conjuge. Parece que nossos dias não são muito diferentes. Hoje em dia é tão comum as práticas sexuais fora do casamento, e principalmente a juventude e os adolescentes são hoje os que mais se aventuram nessa prática antinatural. Consequêntemente são os que mais sofrem devido a tantos sonhos perdidos e vidas despedaçadas. E claro, absolutamente acabam perdendo a noção da beleza de uma vida pura. Até os professos jovens cristãos vivem nesta grande encruzilhada, seguir a opinião publica, o que todos fazem, ou seguir o caminho que Deus estabeleceu para ser seguido?

O mais importante, é que devemos lutar pelo ideal. É possível que venhamos cometer falhas durante esta jornada. Como todo bom soldado em uma guerra, podemos nos ferir muitas vezes, mas devemos lutar perseverantemente contra o pecado e contra a derrota. Para isso, Deus não nos deixou sozinhos. Ele é a nossa provisão de força constante e está sempre a disposição em nos auxiliar. Desde a mais pequena prova até a maior de todas, Jesus é suficiente em nos conceder graça para permanecermos em pé. Por outro lado, temos que ter em mente que as decisões devem partir de nós. Temos que decidir pelo que é bom e correto aos olhos de Deus. Devemos procurar abominar o que Deus abomina e amar as coisas que Deus ama. Paulo foi bem enfático ao dizer que "No vosso pecado contra o pecado, ainda não haveis resistido a ponto de derramar sangue" (Hebreus 12:4) - Almeida Século XXI. Quero apenas lembrar-lhe, que, desejar vencer e lutar para perseverantemente contra as paixões, não é pecado e muito menos perfeccionismo. Somos livres para escolher, então que escolhamos pelo que nos trará consequências boas, além da salvação.

QUARTA-FEIRA, 07 DE ABRIL
ESCOLHA E A PRÓXIMA GERAÇÃO

"Quando obedeceres à voz do Senhor teu Deus, guardando seus mandmentos e estatutos, escritos neste livro da lei; quando te converteres ao Senhor teu Deus de todo o coração e com toda a alma. Porque este mandamento que hoje te ordeno não é difícil demais, nem está fora do teu alcance. Se obedeceres ao mandamento que hoje te ordeno, de amar o Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos e de guardar os seus mandamentos, seus estatutos e seus preceitos, então viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para possuir. Convoco hoje o céu e aterra como testemunhas contra ti de que coloquei diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Portanto, escolhe a vida, para que vivas, tu e tua descendência" (Deuteronômio 30: 10-19).

Pesquisas sobre o fumo tem demonstrado que os fumantes passivos possuem estimativas maiores de contrair câncer do que os fumantes ativos. Certa vez um conhecedor da área me explicou que a fumaça do cigarro inalada pelo fumante ativo, chega aquecida nos pulmões com uma quantidade x de químicas cancerígenas e num determinado poder de atuação no organismo. No caso do fumante passivo, devido ao fato de ele inalar uma fumaça no ar já em baixa temperatura, a reação das químicas passam a ser mais intensas. Por esta razão é que se dá o fato dos fumantes passivos de uma determinada família contrairem câncer antes do fumdante ativo. A razão dessa explicação, nos dá uma ideia do que o texto bíblico citada acima apresenta. Muitas de nossas escolhas erradas, acabam trazendo consequências não somente para nós, mas também para as pessoas que estão próximas. O caso mais comum de consequência pode ser notado nas gerações posteriores.

Conheço um jovem que possui fragilidades enormes na saúde devido a sua mãe ter ingerido bebida alcoólica e ter sido fumante quando estava grávida dele. Querendo ou não, sendo pequenas ou grandes, as consequências de nossa vida errante,  acabam trazendo muitos males na vida de outros, principalmente em nossa geração.

 Na lição de terça-feira, aprendemos algo sobre Abraão, e posso garantir que, se ele soubesse do que sua geração estaria colhendo com os seus erros, se ele pudesse ter tido um vislumbre das consequências que seu pecado acarretaria, com certeza Abraão pensaria duas vezes antes de cometê-lo. A realidade é que o pecado promete muito, mas cumpre muito pouco. Ruina, angústia, miséria, dor, traição e morte são as maiores consequências que o pecado tem oferecido para o transgressor ativo e muitas das vezes também para o transgressor passivo. Lembremo-nos de que nossas más escolhas afetarão nossas vidas e as vidas daqueles que estão próximos de nós.

QUINTA E SEXTA-FEIRA, 08 E 09 DE ABRIL
ESCOLHA E ACASO

"E com respeito a Sião se dirá: Este e aquele nasceram nela; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. O Senhor, ao registrar os povos, dirá: Este  nasceu lá" (Salmo 87:5,6).

Infelizmente as vezes temos as oportunidades limitadas e obstruidas devido as situações e acasos que temos que enfrentar. Nem sempre desfrutamos das escolhas corretas que fazemos. Existem muitas pessoas que nasceram em lares onde há abundância de recursos financeiros e consequêntemente acabam possuindo maiores vantagens na sociedade, pois podem sem nenhum problema ou obstáculos fazer uma boa faculdade, mestrado, doutorado, estudar muitos idiomas, conhecer muitos países, ter um bom carro ou uma boa casa e ter bons planos de saúde. Porém, aqueles que nascem em lares pobres vivem sem a realização de muitos sonhos. As oportunidades são minadas e as garantias de bem estar e saúde são minimizadas. Este exemplo nos mostra que nem sempre vivemos de acordo com nossas escolhas. Os pobres não escolheram ser pobres assim como muitos ricos não escolheram ser ricos.

Os que nascem deformados não escolheram nascer deformados. Da maneira idêntica, embora não tenham escolhidos, nascem em lares onde não existe a moral, onde jamais houve uma preocuação com a boa educação.  Muitos nascem em lares desafortunados e cheios da miséria no pecado. Por esta razão temos que entender que muitos encontram maiores dificuldades na vida do que outros na luta contra o pecado. Alguns, devido ao contesto em que nasceram e viveram, desenvolveram  maiores dificuldades e problemas do que outros. É fácil julgar alguém  nascido em lares onde a moral era uma disciplina constante. Essas pessoas terão menores dificuldades com as paixões da carne. Não estou dizendo que o pecado seja social e que os descobrimos apenas quando estamos em contato com ele, estou dizendo que os que desenvolveram o ato pecaminoso, passam a ter maiores dificuldades para abandonar do que aqueles que não tiveram o hábito do pecado desenvolvido.

Por esta razão é que devemos não julgar as pessoas pelas aparências, pois não sabemos nada do que se passa dentro do íntimo de sua vida. Não conhecemos seu passado, seu presente, suas experiências e suas lutas. As pessoas nascem em ambientes diferentes, crescem em lares diferentes, convivem com vizinhos diferentes, se relacionam com pessoas e amigos diferentes, vivem as vezes em cidades diferentes e consequêntemente desenvolvem hábitos e caráter diferentes. Da mesma maneira precisam receber atenção diferentes e serem julgadas de forma diferentes. É ai que está o cerne da questão, só poderão ser julgadas por alguém que conhece tudo o que formou o histórico de vida dela. Este alguém é somente Deus.

Graças a Deus que seremos julgados por Deus e de maneira justa e correta. Se o ser humano fosse o juiz, quem sobraria?



Deus julgará todas as nossas intenções. O nosso crescimento em Cristo, sendo lento ou rápido, Deus julgará todas as nossas mais íntimas intenções. Embora tenhamos que pagar pelas escolhas dos outros, temos que ter em mente que podemos, a partir de agora, fazer as escolhas certas. O Rei Josias foi um exemplo claro disso. Não teve em quem se espelhar, Nasceu em lar corrupto e miserável. Seu pai e avô não deram nenhum bom exemplo que pudesse ser seguido. Josias precisou pular muitos familiares até encontrar alguém que pudesse realmente se espelhar. Nós somos também chamados a ignorar as escolhas  erradas que nossos familiares tomaram para reconstruir o elo destruido. A partir de você as coisas poderão ser muito diferentes se a partir de agora suas decisões refletirem  os objetivos de Deus. Deus o ajudará e o Espírito Santo o capacitará. Creia nisto e verá os resultados surgirem para reconstruir os valores de sua vida.

Reflexão:

"Toda pessoa tem um céu a ganhar, e um inferno a evitar. E os anjos acham-se todos  prontos para vir em auxílio de cada pessoa tentada e provada. Ele, o Filho do infinito Deus, resistiu à prova em nosso favor. A cruz do calvário ergue-se vividamente diante de cada um. Quando o caso de todos for julgado, e eles  [os perdidos] forem entregues a sofrer por seu desprezo a Deus e pela desconsideração de Sua honra em sua desobediência, ningúem terá desculpa alguma; ninguém teria necessidade de haver perecido. Foi deixado a sua própria escolha quem seria seu príncipe - Cristo ou Satanás" Ellen White, Mensagens Escolhidas, v.1, p.96.

Deus não força os homens a abandonarem sua incredulidade. Acham-se perante eles a luz e as trevas, a verdade e o erro. Cumpre-lhes decidir qual aceitarão. O espírito humano é dotado da faculdade de discriminar entre a verdade e o erro. É o desígnio de Deus que não se decidam por impulso, mas pelo peso da evidência, comparando cuidadosamente escritura com escritura" Ellen White, O Desejado de Todas as Naçoes, p. 458.

.
Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como consta no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, Está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem biblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: altoclamor@altoclamor.com