JOSÉ BATES, O PIONEIRO DA REFORMA ADVENTISTA.

JOSÉ BATES, O PIONEIRO DA REFORMA ADVENTISTA.

O personagem mais interessante entre os fundadores da denominação adventista do sétimo dia foi José Bates, ele que em sua infância apenas tinha o desejo de ser marinheiro, e estaria no pináculo da glória se somente realizasse uma viagem para descobrir o mundo.
.
O seu sonho foi realizado, e não somente tornou um marinheiro de grandes aventuras, mas tornou o comandante da marinha britânica em 1821, e a partir daqui que começa a sua grande obra de reforma, principalmente no aspecto de saúde.
.
Na primeira viagem comandante convenceu-se da inconveniência de um hábito que seguira por mais de um ano, a saber: o de tomar bebidas “espirituosas”, ele tomava um copo por dia, no meio dia, e esse era seu limite, mas agora o desejo ultrapassava a sua necessidade, pois preferia a bebida do que o alimento. Naquela tarde resolveu nunca mais beber, e nunca quebrou essa resolução.
.
O grande comandante Bates, foi cada vez mais se convencendo dos seus erros relacionado a sua saúde, resolveu não mais fumar, esforçou arduamente para se libertar do habito de blasfemar, ele então começou a estudar a bíblia. Assim passo a passo e sozinho, esse homem de vontade forte e de elevado ideais tentou reformar-se e consequentemente tornar-se homem limpo de hábitos irrepreensível.
.
Nas dificuldades de mar, Bates sentia pequeno e um grande vazio existencial dentro de si, e sai correndo, quase em desespero para encontrar um lugar em secreto para , aprendeu a orar e formou o habito de passar o tempo que precedia o café, em oração, leitura da bíblia e meditação.
.
Depois dessa grande experiência , Bates voltou ao lar com sua esposa e resolveu batizar juntamente com sua esposa na igreja cristã. Sentindo que sua reforma de temperança fora a mais importante de sua carreira, decidiu compartilhar sua experiência com outros, lançando à formação do que ele julgava ser a primeira organização dessa natureza: A sociedade de temperança de Fairhaven.
.
A sociedade não era a primeira, na área de saúde, mas ele foi o pioneiro na área da reforma em prol da saúde. A maioria dos membros dessa sociedade eram antigos comandantes de navios, dentro de pouco tempo a sociedade de temperança tornou-se uma instituição muito popular.
.
Nas suas próximas viagens, o comandante Bates fez do navio uma instituição de reforma, dando as instruções de não haver bebidas alcóolicas, nem intoxicantes e nem blasfêmia, exceto uma pequena quantidade na caixa de medicamentos, para ser dispensada sob prescrição de comandante, e no navio a palavra de comandante é lei.
.
No outono de 1839, Bates recebe um convite para ir a uma conferência sobre a Segunda vinda de Cristo. Interessou pelo assunto, o pregador era Quillerme Miller, não perdeu uma reunia de conferencia, e o tornou-se o primeiro homem de toda historia a ser adventista de sétimo dia.
.
Bates passou pelo primeiro desapontamento, na primavera de 1844, e também pelo grande desapontamento de 22 de outubro de 1844, quando todos esperavam a vinda de Cristo e Ele não veio, mas Bates foi perseverante, e na primavera de 1845 Bates visitou o grupo de adventista de Washington que estava guardando o Sábado, assim ele começou a guardar o Sábado sendo o primeiro dos preeminentes guias dos adventista do sétimo dia a aceitar o Sábado.
.
José Bates futuramente tornou pastor, e o primeiro presidente da organização adventista, foi o primeiro líder a adotar reforma da saúde deixando os alimentos cárneos, manteiga, gordura, queijo e bolos substanciosos, mas sua posição final era que todo homem sequisse sua propia convicção.
.
Assim que através de um grande sonhador, um comandante preocupado com a saúde e a vida espiritual, que não desistiu dos seus objetivos apesar dos desapontamentos, que hoje a igreja adventista do sétimo dia tem um amplo conhecimento da reforma da saúde, que foi ampliado por Ellen G. White, mas devemos a bates o grande presente da reforma de saúde.