Santificação do domingo

Bento XVI quer santificar o domingo

Uma nota publicada pela Rádio Vaticano revelou a urgência de Bento XVI em santificar o domingo. O objetivo é mostrar aos fiéis a importância do “dia do Senhor”.

Encontros anuais serão realizados, além de missas aos domingos para ocupar o lugar principal no “dia de guarda”.O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Francis Arinze, falou à RV sobre a mudança que a igreja sofre, o que é negativo aos princípios. Ele disse também como os fiéis guardam o domingo.
“Muitas pessoas, então, vêem o domingo ligado ao sábado como tempo para todas as coisas que não fazem durante a semana: dormir um pouco mais, ir ao estádio de futebol, passear pela montanha, nadar, ir ao supermercado, visitar amigos e ter um almoço que dura três horas. Todas essas coisas são boas, mas não fazem parte “do coração do domingo”, afirma o prefeito. Bento XVI escreveu uma carta a Arinze agradecendo a decisão que o cardeal tomava para melhorar a liturgia da igreja, fazendo valer o Sacrosanctum Concilium (A Sagrada Liturgia), um documento que define o sistema de culto da Igreja Católica.
Segundo santo Inácio de Antioquia, "nós não vivemos mais segundo o sábado, mas pertencemos ao domingo".O papa usou uma afirmação do padre Orígenes falando da mudança do dia de guarda do sábado para o domingo. "O Verbo, afirma Orígenes, transferiu a festa do sábado para o dia em que nasceu a luz e nos deu como imagem do verdadeiro descanso o dia da salvação, o domingo, primeiro dia da luz em que o Salvador do mundo, depois de ter completado todas as suas obras em relação aos homens, tendo vencido a morte, ultrapassou as portas do céu, superando a criação dos seis dias e recebendo o bem-aventurado sábado e o descanso beatífico", conclui Ratzinger.
.
** GUARDA DO SÁBADO - A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a principal religião que tem o sábado como dia de guarda e santificação. Esse princípio é uma das 28 doutrinas seguidas pela denominação.
O estudante do quarto ano de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Igor Marques, acredita que a Igreja Adventista deve dar mais ênfase e incentivo aos membros, já que no sábado muitos tiram tempo para dormir na parte da tarde. “O que a Igreja Adventista pode fazer sobre a questão da guarda do sábado é criar meios para que os guardadores do sábado tenham atividades que motivem essa guarda de forma correta, porque ficar parado sem fazer nada não é guardar o sábado. É apenas descanso próprio”, esclarece.
De acordo com o doutor Reinaldo Siqueira, a Igreja Adventista estimula bastante a guarda do sétimo dia com projetos. Um deles é o Sábado, Dia Semanal da Alegria. “O objetivo é mostrar que o sábado é um dia alegre, um dia para o bem-estar da pessoa”, reforça o professor do curso de Teologia do Unasp. Atualmente, o Brasil é o País com o maior número de católicos. Siqueira acredita que o Brasil não será afetado com essa decisão do Vaticano e sim os Estados Unidos.
“A profecia fala que primeiro começa na América e não no Brasil. O catolicismo brasileiro não é tão praticante como em outros países”, conclui.

Extraido do site www.michelsonborges.com
(Guilherme Almeida, da ABJ Notícias)
Compreenda melhor sobre o mandamento do sábado Clique aqui