Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 10 – 1º Trimestre 2012


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 10 – 1º Trimestre 2012
(3 a 10 de março)

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 3 DE MARÇO
Promessa da oração
(Sl 55:17)

            “À tarde, pela manhã e ao meio dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz” (Sl 55:17)

            Pensamento Chave: A oração é como a vitamina C, todos os dias precisamos repor nosso estoque para que o sistema imunológico permaneça resistente.

            Como bem expressou Ellen White “A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde da alma ser conservada. A oração põe a alma em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligenciai o exercício da oração, ou a ela vos dediqueis de quando em quando, com intermitências, segundo pareça conveniente, e perdereis vossa firmeza em Deus. As faculdades espirituais perdem sua vitalidade, a experiência religiosa carece de saúde e vigor”. (Mensagem aos Jovens, p. 250-251).
O mais chocante no ensino sobre oração é que, na verdade, por alguma razão muito forte, a maioria das pessoas possuem extremas dificuldades para orar. Alguns por preguiça, outros por achar que não tem muito a dizer, outros por indisposição, outros por falta do sentimento de necessidade, outros, talvez por aparentemente acreditar que não precisam de nada. Bom, podem ser muitos os motivos para não orar, mas uma coisa é certa, todos estes motivos não justificam a independência da oração. Todos somos totalmente dependentes da oração, seja para nós ou para auxiliar outros. A verdade é que, sem oração jamais seremos capazes de obter maturidade, fé e crescimento espiritual. A santificação jamais será uma realidade na vida dos que não oram. A oração é um dos meios que Deus se utiliza pra estar próximo de nós e assim, pode dar-nos a vitória contra o pecado e contra as investidas de Satanás.
            Lembre-se que, Deus precisa de nossa oração para nos auxiliar, pois é através dela que Ele recebe concessão para agir em nossa vida. Não se esqueça que foi-nos concedido o poder da liberdade de escolha. Se Deus vir até nós sem nossa autorização verbal, Satanás poderá acusar Deus de ser intransigente e desrespeitador de regras. Pode acusar a Deus de forçar a barra e agir ilegalmente contra nossa solicitude. Portanto, está ai mais um motivo profundo e coerente que justifica a nossa necessidade de orar sempre. Quanto mais oração, maior a intervenção de Deus em nossa vida e na vida dos que recebem nossa intercessão. Quanto menos oração, menor também será o auxílio. Pensei nisso...

Esboço de sábado para auxiliar o professor:

  • A oração é como a vitamina C. Todos os dias precisamos para fortalecer o sistema imunológico espiritual.
  • A oração é como a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual.
  • Sem oração, fatalmente perdereis a firmeza espiritual em Deus.
  • A maioria dos Cristãos não gostam de orar, porque nossa natureza não deseja falar com Deus.
  • Todos são dependentes da oração, seja para nós mesmo ou para auxiliar outros.
  • Santificação, crescimento e maturidade espiritual são dependentes de oração.
  • A oração é o exercer nossa liberdade de escolha para permitir a intervenção de Deus em nossa vida.
  • Deus não pode agir a nosso favor sem que através da oração peçamos a Ele. Isto seria ilegal e Satanás prontamente acusaria Deus de intervir sem nossa solicitute.


DOMINGO, 4 MARÇO
O poder da oração
(Mt 26:4; Lc 18:1; ITm 2:8; I Ts 5:17; IPe 4:7; Cl 4:2; Rm 12:12)

            Embora alguns tenham preguiça de orar, ou mesmo, não sentem vontade orar, quando, em situação embaraçosa, de imediato se lembram da oração e a colocam em prática. Quando problemas surgem, dificuldades sérias nos afligem ou quando alguém muito próximo se encontra possuído por algum demônio, rapidamente nos lembramos da oração e fazemos uso dela para que tais situações sejam revertidas. Em especial, quando alguém é possuído, a oração tem sido uma das ferramentas mais eficazes para ajudar essas pessoas a se libertarem. E, acreditando ou não, a oração sincera munida de cantos de louvores a Deus, é capaz de mandar embora o mais severo e poderoso demônio. Se a oração é capaz de libertar uma pessoa da possessão, não seria capaz de nos ajudar nas situações mais adversas de nossa vida? Se através da oração, o mundo espiritual pode ser abalado, quem dirá o mundo desnudado a nossos olhos – o nosso.  Precisamos aprender a confiar e entregar mais a nossa confiança na oração. O poder de Deus está a nossa disposição. Se, através da oração, nós buscarmos a Deus e seu poder, com certeza será concedido. No entanto, precisamos entender que, como a um veículo dependente de combustível, através da oração, todos os dias precisamos ser abastecidos para que continuemos trafegando na vida espiritual. Sem oração diária, não seremos reabastecidos espiritualmente. Esta é uma dependência que só pode ser resolvida dia após dia. Nossas solicitudes precisam ser renovadas a todo o momento. Se assim fizermos, Satanás não poderá argumentar que Deus agiu diariamente em nossa vida sem nossa aprovação. Deus precisa que, legalmente falando, tenha liberdade verbal de nossa parte, todos os dias, para poder agir em nosso favor. O poder de Deus está a nossa disposição diariamente, e sem este poder, adquirido através da oração, jamais seremos mais que vencedores em Cristo. Satanás, constantemente tenta criar problemas e obstáculos sérios para nos acidentar, e Deus, através de nossa autorização e pedido, deseja anular estas estratégias satânicas que o inimigo remonta contra nós. Lembre-se, muito pode é resultado de muita oração, pouco poder é resultado de pouca oração, e nenhum poder é resultado de nenhuma oração.

Esboço de domingo para auxiliar o professor:
           
·        Nos lembramos da oração somente quando passamos por problemas.
·        A oração é tão poderosa que é capaz de libertar uma pessoa da possessão.
·        Se a oração pode libertar alguém de uma possessão, o que não poderia fazer por nós?
·        Através da oração o mundo espiritual pode ser abalado. Pois anjos poderosos terão liberdade para se movimentarem a nosso favor.
·        Precisamos aprender a confiar no poder da oração.
·        Sem oração, o poder de Deus não estará a nossa disposição
·        Como um veículo, sem oração diária, não seremos reabastecidos espiritualmente.
·        Nossos desejos, necessidades e busca precisam ser renovados diariamente diante de Deus.
·        A oração de hoje não garante a intervenção e o poder de Deus para amanhã
·        Deus, através de nossa autorização diária, deseja anular as estratégias que Satanás remonta contra nós.
·        Deus precisa que, legalmente falando, tenha liberdade verbal de nossa parte, todos os dias, para poder agir em nosso favor. Senão Satanás o acusaria de intervir sem nossa autorização.
·        Pouco poder é resultado de pouca oração, nenhum poder é resultado de nenhuma oração.
·        O poder para vencer todos os dias, é resultado da busca diária através da oração

SEGUNDA, 5 DE MARÇO
Jesus, o Messias que orava
 (Lc 3:21,22; 9:28, 29; 6:12,13; Hb 5:7; Mt 14:23; Lc 22:31,32; Mt 26:34-44)


            Quando Jesus assumiu a forma humana nascendo das entranhas da humanidade de Adão, ao mesmo tempo, Ele assumiu nosso próprio infortúnio e destino. A sorte da morte e todas as demais consequências legais da transgressão, por carregar a nossa humanidade sobre Ele (Is 53:12), passaram a ser companheiras da vida de Cristo. Satanás pretendeu ser dono legal do próprio Jesus quando esteve aqui assumindo nossos pecados. No sepulcro, além dos guardas romanos, “Vigias invisíveis ali estavam também. Hostes de anjos maus se achavam reunidas em torno daquele lugar. Houvesse sido possível, e o príncipe das trevas, com seu exército de apóstatas, teriam mantido para sempre fechado o túmulo que guardava o Filho de Deus” (DTN, p. 779). Jesus passou pelas mesmas necessidades de fé que todos nós passamos. Suas orações não foram feitas por mero capricho, pois havia um conflito entre o bem e o mal sério o suficiente para demandar de Cristo orações diárias e fervorosas. Ele não foi exemplo de oração apenas para dar exemplo, o seu exemplo é consumado na mais pura essência e necessidade de orar. Isto significa que, se Jesus, sendo o que era, teve todas as necessidades reais de, como ser humano, exercer continuamente um exercício de oração constante, então, quem dirá nós! Quando Cristo veio ao mundo, Ele se esvaziou de todos os Seus atributos, e isto significa que, em momento algum fez uso de seu poder como humano, todos os milagres feitos por Cristo foram exercidos pela fé (PR, p. 73; VJ, p. 34; DTN, p. 336). Como Cristo, todos nós podemos, pela fé, alcançar os favores do poder divino. No entanto, este poder que está a nossa disposição precisa ser solicitado pela fé, mas, especificamente através da comunhão diária exercida mediante oração. Jesus buscava comungar com o Pai através da oração diária. Sua vida foi de fato uma vida de oração persistente, e isto o ajudava a manter-se sempre conectado com o Céu. A exemplo de Cristo, precisamos entender profundamente esta necessidade que todos nós temos. Se quisermos permanecer conectados com o onipotente, a oração é a senha necessária para tal. Pense nisso...

Esboço de segunda para auxiliar o professor:

  • Jesus nasceu das entranhas humanas de Adão. Ele orava porque carregava sobre Ele nossas debilidades.
  • Por Jesus ser o substituto do homem carregando sobre Ele nossos pecados, Satanás pretendeu ser seu dono assim como pretende ser dono de todos nós. Jesus orava, por proteção.
  • No sepulcro, além dos guardas, a exemplo de Moisés, seres invisíveis pretendiam segurar Jesus na sepultura, isto indica que  Satanás acreditava que Jesus como humano lhe pertencia.
  • Se fosse possível, Satanás seguraria Cristo no sepulcro. Mas as orações de Jesus em vida, lhes deram vitória depois na morte.
  • Jesus exerceu fé por necessidade, assim como todos nós precisamos exercer.
  • Jesus não fez uso de seus poderes, Ele fez uso do poder da fé e da oração. Assim, nós também podemos fazer o mesmo uso. (DTN, p. 336)
  • A vida de Cristo foi marcada por muita oração, e eis ai o segredo para alcançar as vitórias que sempre alcançou como ser humano.
  • Para permanecer conectado ao Céu e conseguir mover o braço do onipotente, precisamos seguir o exemplo de Jesus e sermos homens e mulheres de oração.

TERÇA, 6 DE MARÇO
A oração da fé
(Hb 11:6; Dn 9:3,4; Zc 8:21)

            A fé é um dom poderoso que nasce em todos. A mesma fé que exercemos para crer em Deus é a mesma fé que muito usam para não crer. É através da fé  exercemos nossa confiança em Deus e demandamos tempo parar falar com Ele. No entanto, a exemplo de um correio, não recebemos nenhum comprovante do envio de nossas orações, e muito menos recebemos uma confirmação de entrega. Não há registro que sirva para acompanhar o processo de chegada de nossas orações no destino certo. No entanto, a fé existente em nosso coração nos faz acreditar que, de alguma forma, seremos atendidos por Deus. Talvez a resposta não venha da forma como queremos, mas sabemos que Deus se prontificará em nos responder. Aqueles que não confiam em tal resposta de Deus, podem estar passando por uma crise de confiança, mas mesmo assim, alguns ainda são capazes de se ajoelhar e fazer suas petições. Na Bíblia encontramos vários exemplos de homes e mulheres que oraram, e suas orações foram atendidas. Estes exemplos bíblicos se tornam a nossa própria experiência quando a materializamos em nossas vidas. Falando a respeito de Daniel Ellen White escreveu que “Em nossos dias, as orações feitas de maneira semelhante, prevalecerão junto a Deus. "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tia. 5:16. Como nos tempos antigos, quando se fazia oração, descia fogo do Céu e consumia o sacrifício sobre o altar, assim, em resposta a nossas orações, o fogo celestial descerá sobre nós. Serão nossos a luz e poder do Espírito Santo. ... Aquele Deus que ouviu a oração de Daniel, ouvirá a nossa, se dEle nos aproximarmos com contrição. Nossas necessidades são tão urgentes como aquelas, nossas dificuldades são igualmente grandes, e precisamos ter a mesma intensidade de propósito, e com fé transferir nosso fardo para o grande Portador deles. Há em nossos dias necessidade de corações tão profundamente comovidos como nos dias em que Daniel orou”. “Review and Herald, 9 de fevereiro de 1897”. Como é maravilhoso saber que nossas súplicas são tão urgentes como as que Daniel possuía. O problema é que, muitas das vezes não enxergamos as respostas de Deus exatamente por não entendermos os propósitos que Ele tem para nós. De qualquer forma, a oração é o canal pelo qual alcançaremos os celeiros do Pai Eterno. E também é através da oração que despojamo-nos de nós mesmos para confiar plenamente no Ser invisível.

Esboço de terça para auxiliar o professor:

  • A fé existe em todos, no entanto, a mesma fé que usamos para crer, confiar e orar a Deus, é a mesma que os ateus usam para não crer e não confiar.
  • A exemplo de correio, não temos nenhum comprovante de que nossas orações são recebidas, ouvidas ou atendidas, mas, pela fé, sabemos que foram.
  • A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas frágeis como nós que alcançaram a graça e as bênçãos de Deus mediante oração e fé.
  • A oração feita por um justo pode mover o braço do onipotente
  • A oração fará o fogo descer sobre nós cumprindo os propósitos de Deus
  • Deus ouviu a oração de Daniel e ouvirá a nossa tanto quanto.
  • Precisamos ter o coração comovido como foi o coração de Daniel
  • Nossas necessidades são tão urgentes para Deus, como foram as de Daniel
  • O problema as vezes se prende no fato de não entendermos os propósitos de Deus. Por isto achamos que nossas orações não foram respondidas.
  • A oração exerce um poder sobre nós mesmos.

QUARTA, 7 DE MARÇO
Porque não pedem
(Tg 4:2; Lc 11:9,10;Tg 5:16-18; Gn 18:22-23; 2Cr 7:14)

                        Ellen White declara, “A oração é tanto um dever como um privilégio. Precisamos ter a ajuda que só Deus pode dar, e esse auxílio não vem sem que o peçamos. Se formos demasiadamente convencidos da própria justiça para sentir nossa necessidade do auxílio de Deus, não teremos Sua ajuda quando mais dela necessitarmos. Se formos demasiadamente independentes e presunçosos para nos lançar diariamente mediante oração fervorosa sobre os méritos de um Salvador Crucificado e ressurgido, seremos deixados sujeitos às tentações de Satanás. ... A oração fervorosa, sincera... trará força e graça para resistir aos poderes das trevas” (Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 127).
            Deus deseja nos conceder muitas bênçãos, mas muitos de nós, embora queiramos receber, não estamos dispostos a pedir. A disposição não é apenas a petição em si, mas mudança de hábitos e de vida. “Os que quiserem receber as bênçãos do Senhor precisam preparar eles próprios o caminho, pela confissão do pecado, humilhação diante de Deus, com sincero arrependimento e com fé nos méritos do sangue de Cristo” (Ibdem).
            Nossas súplicas são importantes para Deus e Ele não ignora nenhuma delas. A revelação declara que “Nunca é ignorada a oração que parte de um coração quebrantado e contrito, embora se origine da boca do santo mais humilde. É como doce música aos ouvidos do nosso Pai celestial, pois Ele espera para derramar sobre nós a plenitude de Suas bênçãos” (Signs of the Times, 23 de dezembro de 1889).
            Permanecer em Cristo é outra condição necessária para ter as orações atendidas. Nenhum ser humano que pretenda viver em rebelião jamais receberá as bênçãos de Deus ao serem solicitadas. No entanto, muitos corações quebrantados e sofridos por causa do pecado, estes prontamente receberão auxílio do Céu. Mas, em todos os casos, devemos pedir, buscar e lutar com Deus para receber Dele suas mais preciosas graças. Se assim fizermos, Deus, prontamente se colocará a nossa disposição.

Esboço de quarta para auxiliar o professor:

  • A oração é tanto um dever quanto um privilégio, pois ao mesmo tempo que é uma salvaguarda, também é o meio em que alcançamos as bênçãos
  • Seremos deixados a mercê das tentações se não fazer-nos das orações nosso meio de escape
  • Sem pedir, ninguém receberá nada
  • Nossas súplicas são importantes para Deus e Ele não as ignora (White)
  • Nunca é ignorada a oração que parte de um coração quebrantado (White)
  • Nossas orações é como doce música aos ouvidos de Deus (White)
  • Permanecer em Cristo é uma das condições para sermos atendidos por Deus
  • Deus deseja derramar sobre nós a plenitude de Suas bênçãos
  • Os corações quebrantados e sofridos por causa do pecado, encontra em Cristo amparo através da oração.

QUINTA E SEXTA 8 DE MARÇO
Cumprindo as condições
(Hb 10:38; Dt 4:29; Lc 9:23; Jo 14:15; 1Ts 4:3)

            Jesus nos deu o verdadeiro exemplo da maneira como devemos nos comportar após a oração. Ele orava noites inteiras, mas, ao amanhecer, partia para a ação. Aliás, a palavra oração é uma junção de orar + ação. Oração sem ação não é oração. Não adianta pedir a Deus que o livre do câncer quando você ainda nem o cigarro abandonou. Não adianta pedir pra livrar das doenças, quando continuo a desafiar as leis da saúde. Não tem sentido algum pedir que Deus o livre da obesidade quando costumeiramente empurra goela abaixo coisas gordurosas. Deus não atenderá a oração presunçosa cheia de contradições ou de paradoxos. Embora Deus pretenda fazer algo grandioso por nós, e com certeza o fará, nós também temos algo a fazer neste contexto. Não é salvação pelas obras, mas, coerência da fé. Alguém que cruze os braços depois de uma longa lista de solicitações a Deus, jamais alcançará o favor de Deus. Um marido que luta com Deus para que o seu casamento seja salvo, quando ele trata a esposa de maneira infeliz, como espera alcançar tal graça? Se alguém pretende realmente que seu casamento seja salvo, além de colocar nas mãos de Deus, também precisará fazer algo. Se, os pais, tem solicitado a proteção e bênçãos do Senhor para os filhos, então, a bênção poderá vir dependendo da maneira como os pais lidam com eles. Sempre há algo que podemos fazer para que as bênçãos de Deus tenham algum sentido justificável e poderoso. Sem nossa parte cumprida, dificilmente as bênçãos pedidas virão. De fato, a oração do justo pode mover o braço do onipotente, mas, desde que cumpramos as condições necessárias. Embora a narrativa de Jesus sobre  a fé e o grão de mostarda seja real, é bom termos em mente que, a fé do tamanho de uma semente de mostarda pode mover uma montanha, mas, se não for da vontade de Deus, poderemos ter uma fé do tamanho de uma montanha que não conseguiremos mover uma semente de mostarda.

Esboço de quinta para auxiliar o professor:

·         Jesus é nosso exemplo de oração. Ele orava noites inteiras, mas, logo de manhã partia para a ação.
·         Oração é orar + ação. Oração sem ação não é oração
·         Não adianta pedir pra livrar da obesidade quando me enfio nos alimentos impróprios
·         Não adianta pedir pra me livrar do câncer quando desafio as leis da saúde
·         Deus não atenderá a oração presunçosa
·         Ter ação após oração para ser atendida não é salvação pelas obras, mas coerência da fé
·         Um marido que pede por seu casamento, mas dá testemunho contrário, jamais alcançará a graça.
·         Um pai que ora por seus filhos, mas não é um bom pai, jamais verá alcançados seu pedido
·         Temos algo a fazer para que as bênçãos de Deus sejam poderosas em nós e nos outros.
·         A oração do justo pode mover o braço do onipotente
·         Se não for da vontade de Deus, poderemos ter a fé do tamanho de uma montanha que não conseguiremos mover nem uma semente de mostarda.

Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e artigos e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br